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Exemplo: Utilizar o "jogo de troca figuras" sugerido no Módulo I
da área de Matemática e Lógica, na parte "Orientações para a
Prática Pedagógica". Fazer exercícios de memorização.
d) Os recursos didáticos podem ser livros, revistas, a própria
natureza (rios, campos, plantação, mata), caixinhas, palitos, figuras
geométricas, a comunidade (a igreja, a prefeitura, fábricas, ruas,
praças) ou pessoas que colaborem com sua experiência.
Exemplo: figuras geométricas (triângulo, círculo, retângulo,
etc); (conforme orientações no Guia de Estudo, mód.l, área
temática de Matemática e Lógica, pág.56).
e) O tempo de realização é o necessário para se atingir o objetivo
das atividades. É registrado em horas ou dias. O Professor
Cursista deve planejar o tempo de acordo com as especificidades
de sua turma. Por exemplo, se for uma turma multisseriada, o
tempo previsto deve se adequar à forma como o Professor
trabalha com as diferentes séries.
f) Os exercícios de avaliação permitem verificar se o objetivo
específico foi atingido. Podem ser provas, trabalhos, exercícios,
ou outra maneira com que se possa medir o resultado.
Oriente o Cursista, para que ele defina como será feita a
avaliação. Ela poderá ser realizada em etapas e de diferentes
formas. Uma das maneiras de avaliar a aprendizagem da adição
pode ser um jogo de memorização no qual o Professor Cursista
divide a turma em dois grupos e pede para que façam algum
exercício. Marca um tempo e, logo em seguida, os alunos dão o
resultado oralmente. O Professor registra os pontos para os
acertos, e a nota é dada para o grupo.
Em outra forma de avaliar o mesmo objetivo, o Cursista pode
simular uma dramatização na qual alguns alunos vendem
produtos e outros compram. Eles deverão dar um valor a cada
produto. Ao realizar a compra, o aluno que está vendendo e o
que está comprando fazem as operações e entregam o resultado
referente ao valor dos produtos. O Professor Cursista dá os pontos
de acordo com o número de acertos.