Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma licença
2.5 Brazil. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative
Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.
11
1.2 Dado, Informação e Conhecimento
Para um melhor entendimento sobre a Gestão do conhecimento é necessário
ter-se, bem definido, o conceito de dado, informação e conhecimento.
Jamil (2001, p.163) apresenta suas definições de dado, informação e
conhecimento:
Dado: Representação convencionada de uma grandeza qualquer expressa
em unidades padronizadas, por ser obtido por observação, medidores ou
processo automático. Refere-se a algo que é preciso conforme o tido de
medição feita e correspondente diretamente ao processo que é coletado.
Informação: A informação pode ser composta a partir de um conjunto de
dados relevantes, em virtude de serem apresentados de forma que
possamos compará-los permitindo que análises sejam feitas. Esta
relevância é obtida primeiramente pela introdução de outros dados de
mesmo tipo, o que já insere uma comparação intrínseca, bem como o
fornecimento de outros detalhes como o ambiente a que se referem os
dados, como foram coletados e de que forma foram convertidos.
Conhecimento: Pode ser entendido como sendo o conjunto obtido pela
informação e o contexto associado, envolvendo a percepção do ambiente,
do sistema em que foi composta e coletada e como este sistema age,
“funciona”. Pode ter sido gerado através de percepções continuas que
geram inúmeras fontes de informações que, comparadas permitem que seja
deduzido todo cenário onde ocorreram e ocorrem os fenômenos, e
desenrolar de um processo uma evolução de uma situação.
Segundo Garber (1998, p. 78), dado é “o elemento básico a partir do qual
percebemos e registramos uma realidade.”, informação define-se como “Todo dado
coletado capaz de diminuir o nível de incerteza na tomada de decisão” e
conhecimento é “o conjunto de informações sobre o mercado, colhidas ao longo de
um período de tempo, que nos ajuda a minimizar os riscos de uma decisão errada.”
A conclusão que se chega, após ler as definições de vários autores, é que
estes conceitos estão fortemente relacionados, mostrando uma evolução de dados