27
outro exemplo, alguns dos estudos da Escola de Frankfurt
28
sobre as problemáticas do
cinema datam da década de 1930
29
.
O artigo escrito por Marc Ferro não só chamou a atenção para o fato
cinematográfico. O autor fez uma série de questões “... o que é um filme, senão um
acontecimento, uma anedota, uma ficção, informações censuradas, um noticiário que coloca
no mesmo nível a moda do inverno e os mortos do último verão? (...) Que pseudo-imagem
da realidade oferece, no Ocidente, essa indústria gigantesca, e no Leste, esse Estado que
controla tudo? Na verdade, de que realidade o cinema seria a imagem?”
30
Ferro faz uma
crítica aos historiadores, que, segundo ele, em 1970 ainda não estudavam o cinema. As
perguntas que relacionam o fato do assunto ser um testemunho do presente não justificam o
fato do cinema ser estudado pelo historiador?
31
Os artigos de Marc Ferro indicaram uma
série de elementos que se tornaram um arcabouço teórico para o historiador de cinema
32
.
Os conceitos formulados dizem respeito ao enquadramento do filme enquanto documento
historiográfico e como discurso sobre a história. “O filme passou a ser encarado como
testemunho da sociedade que o produziu – um reflexo das ideologias
33
, dos costumes e
28
O termo “Escola de Frankfurt” veio a ser usado amplamente, mas de forma muito vaga, para designar ao
mesmo tempo um grupo de intelectuais e uma teoria social específica. Esses intelectuais estavam associados
ao Institut für Sozialforschung (Instituto de Pesquisa Social), estabelecido em Frankfurt-sobre-o-meno em
1923. No entanto, somente com a nomeação de Max Horkheimer para direção do insitituto, em 1930, é que se
estruturou a base do que mais tarde ficou conhecido como a “Escola de Frankfurt”. Foi entre 1930 e 1940,
enquanto seus colaboradores estavam no exílio, que a Escola tomou forma e produziu sua obra mais original
sobre o problema de uma “teoria crítica da sociedade” A perspectiva de análise da Escola de Frankfurt girava
entre a tendência psicanalista e a marxista. In.: SLATER, P. Origem e significado da escola de Frankfurt :
uma perspectiva marxista. Rio de Janeiro : Zahar. 1978. p. 11-12.
29
Walter Benjamin publicou “A obra de arte na era da reprodução técnica” pela primeira vez na França, em
1936. O artigo completo encontra se em.: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. :Ensaios sobre
literatura e história da cultura. São Paulo : Brasiliense. 1985. p. 165-221.
30
FERRO, p. 85.
31
Id, p. 79-86.
32
Embora muitos historiadores de cinema – conforme já citado – considerem o artigo “O filme, uma contra
análise da sociedade” em que Ferro indica as premissas para a investigação cinematográfica, isto na verdade
ocorre em um outro artigo, intitulado “Coordenadas para uma pesquisa”, onde estão indicadas as propostas
para uma leitura histórica do cinema. Este artigo foi publicado em 1976. FERRO, p. 13-22.
33
Conjunto de idéias e valores próprios de um grupo social.