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Modelo de Allan Kardec Modelo de Chico Xavier
Racionalismo. Oposição ostensiva à Igreja
Católica. Desimportância do médium. Espírito
crítico mais importante do que a piedade.
Ênfase na “mediunidade com Jesus” – uma
proposta sincrética. Suma importância do médium.
Oposição mais branda à Igreja Católica, mas
absorvendo muito de seu ethos e crenças.
Espíritos mentores giram entre pessoas comuns
(identificação diluída ou subindivíduos) e
espíritos históricos, ligados a uma herança cristã
e clássica e alguns da nacionalidade francesa:
Fénelon, Sócrates, Santo Agostinho, São Luís.
Os espíritos signatários da doutrina são
identificados entre clássicos, santos ou então
anônimos, mas ainda assim pertencentes à classe
de superindivíduos portadores de uma “nobreza
espiritual” ou “superiores” na escala espírita.
Intervém os registros da mito-história nacional e
de personagens do cotidiano. Há espíritos ligados
à cristandade heróica dos primeiros tempos, à
nação brasileira, ao mundo da literatura e à
piedade espírita. Emmanuel/Manoel da Nóbrega,
André Luiz/Estácio de Sá/Oswaldo Cruz, Meimei
e os Literatos são exemplos típicos. Os espíritos
são identificados, ou seja, sua identidade histórica
predomina. Há preocupação com as provas da
relação entre o espírito e o personagem histórico
em vida, seja ele um herói nacional seja ele um
cidadão comum. Quando são mentores, o nome
espiritual é preponderante.
As redações da codificação são conjuntas mas há
muitas mensagens assinadas que ocupam um
lugar de destaque.
Os livros não têm autores anônimos, as mensagens
são sempre assinadas pelos autores espirituais.
Sistema da dívida: abolição da graça e ênfase
exclusiva no mérito. Racionalismo moral
abstrato. Justiça cármica assentada na
inflexibilidade da lei de causa/efeito. Ênfase na
reforma íntima. A caridade é mais reflexiva.
Sistema da dádiva convivendo com o sistema da
dívida cármica, múltiplas situações em que um
engloba o outro. Reingresso do circuito da
intercessão e da graça, uma característica da
espiritualidade católica. Ou seja, conjuga-se graça
e carma, dívida e perdão. Ênfase na caridade
material tendo em vista simultaneamente a
evolução espiritual e a graça.
Ênfase superlativa no estudo e na razão.
Igualitarismo, cultura científica e ideologia do
mérito como fator de evolução espiritual.
O estudo está subordinado ao culto e à piedade,
como no culto do Evangelho no lar. Crítica ao
intelectualismo. Piedade prática como tão ou mais
importante do que a racionalidade. Enorme
destaque ao papel condutor e relacional da mãe:
ethos hierárquico e relacional associado ao papel
dos “espíritos missionários”.
A unidade de trabalho é o centro espírita.
A unidade de trabalho está dividida entre o centro
espírita e o lar, onde se pratica o culto do
Evangelho no lar.
Kardec é compilador. Seleciona mensagens de
acordo com preceitos metodológicos inspirados
em princípios racionalistas. Não há subordinação
pessoal imediata a um comando espiritual mas
uma subordinação mediata através da
interpretação humana da doutrina espírita.
A atuação de Chico é completamente comandada
pelo “Plano Espiritual”, sob supervisão de
Emmanuel e sua “falange”. A relação com o plano
espiritual é de dependência imediata e de
subordinação hierárquica. O serviço mediúnico,
designado de “mediunato” tem o serviço militar e
público como modelos.
Kardec funciona como um ethos burguês de
honradez e como um ideal cientificista de
probidade e neutralidade. A confiabilidade de
suas afirmações é garantida, de um lado, pelo
método que diz seguir e, de outro, pelo teor
moral intrínseco das mensagens.
É o carisma de Chico, conferido por sua santidade
e relação privilegiada com o mundo dos espíritos
que funciona como penhor de sua probidade. É
exemplo de sacrifício e renúncia originais no
sistema espírita. A revelação está acima da razão.
Ainda que originado no racionalismo iluminista
francês, há um universalismo na proposta
religiosa.
Ligado à construção da nacionalidade, suas
referências têm forte ênfase na história do Brasil.
Quadro 06: Modelos de espiritismo
Fonte: LEWGOY, 2004a, p.72-73.