obra de sua cidade
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. Há de se obedecer, entretanto, à ordem local. A forma do agir teatral
faz parte da dinâmica e do colocar-se sob a hierarquia nas imediações da prática. Assumir a
fantasia abre à possibilidade de essa sociedade afastar-se da outra instituída,
contemporânea.
Pela tradição, muitas associações não costumam mudar seus ritos conforme a
passagem de tempo. A permanência mantém regras e práticas antigas, como ocorre na
Maçonaria: há a presença do rei Xerxes, e de outras personalidades extemporâneas a ele,
como Tiradentes, Goethe e, inclusive, uma possível filiação do presidente Lincoln. Fica
claro aos participantes que estar lá representa o exercício de deixar os conhecimentos
adquiridos previamente de fora, para se obter outro, local. O culto ao antepassado faz parte
dessa vivência, como na personalidade do cavaleiro medieval, um dos representantes do
topo da hierarquia
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. As pessoas se comunicam de maneira cifrada, assim, a entrada exige
apelido e senha, uma distinção entre os não iniciados ou convidados. Tomar como nome
um cargo profissional é bastante comum
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. A hierarquia de apelidos nos clubes de prática
sadomasoquista também está relacionada ao desempenho de uma função, como a da
Rainha, princesa e, em última instância, o escravo (a).
Outra tradição relacionada à ritualística do século XVIII é o uso da máscara, um
acessório habitual na corte francesa, à época do Antigo Regime. Nela, Luís XIV a utiliza,
assimilada a outros hábitos novos, como a dança e o teatro.
À volta do rei, na França, a vida se teatraliza. Mas essa teatralização não aparece como uma
falsificação da vida - porque é na corte que se vive a vaidade, a importância das aparências, que na verdade
marca a própria condição humana. É por isso que nasce na corte a psicologia, ou, pelo menos, uma psicologia:
a do homem vão, ser passional, isto é, cuja conduta não se rege pela razão , ou pela moral, ou ainda pela fé-
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Um exemplo no cinema de organização de um grupo fora da conduta socialmente aceita é a “brincadeira”
de três amigos em Filme de amor (Julio Bressane, 2003), subvertendo a ordem, primeiro, do título, pois se
trata de uma organizada orgia, segundo, da importância que aquelas pessoas têm dentro da atividade e, ao
contrário, como se transformam invisíveis socialmente, dado que suas profissões não os tornam importantes
claramente-, uma ascensorista e uma manicure, para citermos dois exemplos-, nunca tiveram tanto destaque
quanto naquele circulo de acontecimentos ilícitos.
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A figura do cavaleiro é uma das mais recorrentes nas lojas maçônicas. Há cerca de uma dúzia deles, como
o da espada, outro da serpenpente de bronze e o prussiano (FIGUEIREDO 33o, Joaquim Gervásio, Dicionário
de Maçonaria, ed. Pensamento, São Paulo)
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Assim, tem-se o aprendiz, o mestre-arquiteto, o severo inspetor, o decano, a classe dos alquimistas, o juiz,
o venerável mestre e, na América Latina, como desígnio máximo, está o Arquiteto do Universo, relacionado
ao nome de Deus ou ao do deus Brahma.
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