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por sua vez, depende de onde a pessoa adquiriu este valor e do resultado de seu uso, ou seja,
se, por exemplo, a honestidade for um valor adquirido na família e houver sintonia com ele na
empresa, dificilmente será mudado. Da mesma forma, também haverá mais dificuldade em se
mudar um valor que, ao ser posto em prática, traz vantagens. O autor diferencia valor de
crenças, explicando que, estas segundas, se relacionam com o que as pessoas acreditam ou
não ser verdadeiro, sendo, portanto, uma visão cognitiva sobre as coisas. Neves (2000)
também acha interessante diferenciar o conceito de atitude, como sendo uma predisposição
aprendida para responder de forma consistente em termos de ser favorável ou desfavorável a
uma idéia.
Para Barret (2000), em uma organização, os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”.
Os valores são uma declaração aberta do comportamento esperado de todos na organização,
incluindo os líderes. Muitas empresas familiares brasileiras atribuem seu sucesso à prática de
princípios fundamentais como, trabalhar com recursos próprios, cuidar da sucessão de forma
profissional, seriedade ao fazer negócios, persistência, etc. Outras têm ido mais além,
identificando os valores “familiares” que sustentaram sua longevidade, como se fossem
“marcas” transmitidas ao longo de gerações, balizando o seu comportamento e transmitindo
os segredos do sucesso, tais como, audácia, austeridade, honestidade, disposição ao risco,
disciplina, etc. Estes valores se consolidam na medida em que sua prática alcança sucesso, em
uma seqüência de gerações. A negligência na identificação destes valores pode representar a
falta de um importante elo de ligação entre as gerações, gerando falta de compromisso quanto
aos valores que nortearam a base do sucesso da empresa, o que expõe os mais novos, mais
facilmente, às seduções do poder e status econômico. Nestes casos, é importante que as novas
gerações liderem as investigações sobre os valores do fundador através de sua história
pessoal, desafios, grandes conquistas e até sobre o papel de sua esposa que, nos bastidores,
tem grande influência sobre os valores adotados, na maioria das empresas (GARCIA, 2001).
Segundo Schein (1999), um dos valores que normalmente possuem os fundadores e suas
famílias fundadoras, é um alto nível de determinação, pois possuem fortes pressupostos sobre
a natureza do mundo e o papel que a organização desenvolve nesse contexto.
Para Boog et al (2002), os valores são julgamentos a respeito dos comportamentos desejáveis
e indesejáveis num determinado ambiente -a partir da forma de agir das pessoas que
compõem o grupo -e norteiam a maioria das respostas às decisões, formando a base dos
códigos de ética no ambiente. A partir de então, os laços que os indivíduos desenvolvem com
as empresas são cheios de afetos e, portanto, também de natureza psicológica. Dentro deste