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UNESCO Brasilia Office
Representação da UNESCO no Brasil
Capacitação por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação
Koichiro Matsuura
Diretor-Geral da UNESCO
Brasília
2005
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Artigo escrito pelo Setor de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil ao
Observatório da Sociedade da Informação, publicado em 01 de julho de 2005.
© UNESCO, 2005
BR/2005/PI/H/31
O autor é responsável pela escolha e pela apresentação dos fatos contidos nesta publicação
e pelas opiniões aqui expressas, que não são necessariamente as da UNESCO e não
comprometem a Organização. As designações empregadas e a apresentação do material não
implicam a expressão de qualquer opinião que seja, por parte da UNESCO, no que diz respeito ao
status legal de qualquer país, território, cidade ou área, ou de suas autoridades, ou no que diz
respeito à delimitação de suas fronteiras ou de seus limites.
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Capacitação por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação
Pronunciamento de abertura da
Reunião Temática da Cúpula Mundial a Sociedade da Informação:
“TIC para Capacitação: Fatores Críticos de Sucesso” – 11 a 13 de maio de 2005
Koïchiro Matsuura, Diretor-Geral da UNESCO
Esta conferência é uma das formas em que a
UNESCO se integra no processo da Cúpula
Mundial da Sociedade da Informação (CMSI). Estou
muito contente com o fato de a UNESCO possa
reunir parceiros e especialistas de todas as partes
do mundo, por meio da tecnologia de
videoconferência, num esforço combinado para pôr
em prática a visão concebida na Cúpula Mundial.
Compartilhamos uma firme decisão, ilustrada pela
Declaração aprovada na primeira fase da CMSI em
Genebra, em dezembro de 2003, que afirma, em
seu Princípio 14: “Estamos determinados a
capacitar os pobres – particularmente aqueles que vivem em áreas rurais, remotas
e áreas urbanas marginalizadas – a acessar informações e usar as tecnologias de
informação e comunicação (TICs) como ferramentas de apoio aos seus próprios
esforços para sair da pobreza.”
Este é um evento muito especial e que reflete o espírito da Cúpula Mundial de
uma verdadeira cooperação entre vários parceiros. Ao organizar esta conferência,
a UNESCO estabeleceu uma parceria com o Clube de Roma a quem eu gostaria
de agradecer e reconhecer publicamente. Um grande número de especialistas da
sociedade civil em todo o mundo estará envolvido nesta Conferência,
evidenciando que já estão em curso novas formas de solidariedade, de parceria e
de cooperação pela inclusão digital, uma necessidade reconhecida pelas Nações
Unidas e pela Cúpula. Entre eles estão colegas de organizações não-
governamentais (ONGs), do meio acadêmico, da indústria e de outras agências
internacionais, todos trabalhando em políticas, parcerias e soluções tecnológicas
para promover capacitação e acelerar o desenvolvimento por meio do uso de
TICs.
Durante os três dias da conferência, compartilharemos idéias e experiências
concretas com um público global e diversificado, por meio de um recurso muito
particular: a plataforma de discussão ao vivo e em tempo real. Quatro sessões
regionais interativas estão marcadas para coletar testemunhos de 12 localidades
na América Latina, Países Árabes, África e Ásia. A UNESCO agradece
enormemente o apoio do Banco Mundial ao fornecer a esta Conferência as
instalações via-satélite da Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento
(GDLN).
Nosso objetivo com este diálogo global é tratar o desafio central de como
desenvolver as capacidades humanas necessárias para se construir sociedades
do conhecimento inclusivas. Durante a última década, as TICs deflagraram uma
revolução que afetou a educação, a cultura, a sociedade e várias outras esferas
de nossas vidas, e esta revolução está apenas começando. O acesso à
informação e ao conhecimento, facilitado pelas TICs, têm determinado cada vez
mais os padrões de aprendizagem, a expressão cultural e a participação social.
Criam também oportunidades para o desenvolvimento, redução mais efetiva da
pobreza e preservação da paz. Sem dúvida alguma, o conhecimento tem e
sempre terá um papel central na transformação social.
As sociedades do conhecimento dependem da capacidade dos indivíduos usarem
e aplicarem TICs para facilitar a aquisição, transferência e assimilação de
conhecimento. Sociedades do conhecimento são sociedades em que emergem
novos paradigmas de aprendizagem e em que se faz necessário um investimento
extraordinário, tanto intelectual quanto financeiro, em novos aprendizados.
Sociedades do conhecimento são necessariamente sociedades com fortes
imperativos de aprendizagem e educação de qualidade para todos é um dos
blocos na construção dessas sociedades.
Pondo de forma simples, nós lutamos por um mundo de inclusão social sem o
flagelo diário da pobreza. Nós sabemos que o conhecimento, por meio da
educação e do aprendizado, é fundamental para promover prosperidade e
segurança humana. Essa foi uma das mensagens principais da UNESCO levada à
Cúpula Mundial da Sociedade da Informação em Genebra, em 2003. Nos últimos
anos tem ocorrido um enorme investimento global no uso de TICs como meio de
atingir necessidades críticas para o desenvolvimento. Isso reflete o
reconhecimento mundial, por meio da Cúpula, de que o uso apropriado da
tecnologia pode acelerar sensivelmente o desenvolvimento econômico e social.
A Declaração de Princípios da Cúpula dá grande ênfase à capacitação, ligando
desenvolvimento sustentável ao potencial existente no uso de TICs em todos os
estágios da educação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.
Agora, por meio do Plano de Ação da Cúpula, todas as partes são chamadas a
focalizar e intensificar seus esforços na construção das capacidades necessárias
para reduzir o hiato digital e garantir que todos usufruam plenamente da
Sociedade da Informação.
Isso nos traz a questão central desta Conferência. Até onde vai a eficiência e a
sustentabilidade da estratégia do uso de TICs para capacitação? O que deve ser
feito para garantir que os crescentes investimentos em TICs para a educação
façam sua parte no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
(ODMs) e atendam às responsabilidades definidas no Plano de Ação da Cúpula
Mundial?
Nos três dias de sua duração, esta Conferência debaterá experiências e métodos
do mundo inteiro no uso de TICs para desenvolver capacidades humanas. Para
complementar os outros esforços da UNESCO na área de educação para o
desenvolvimento sustentável, decidimos repetir a ênfase dada pela sociedade civil
na Cúpula Mundial e dar atenção especial aos marginalizados e vulneráveis, e
àqueles que não são atendidos com facilidade pelos métodos educacionais
tradicionais.
A aprendizagem nunca foi tão crucial no processo de mudança progressiva da
ignorância ao conhecimento, da incapacidade à competência, da indiferença ao
entendimento. Atender à necessidade da aprendizagem ao longo da vida e de
uma educação acessível, de custo razoável e com qualidade é um grande desafio.
À medida que o processo de aprendizagem torna-se complexo e não-linear,
ultrapassando a simples aquisição de habilidades básicas de leitura, os antigos
métodos de aprendizagem tornam-se insuficientes, e os métodos convencionais
de ensino, que limitam o processo de aprendizagem às quatro paredes de uma
sala de aula e a experiências pontuais de estudo, tornam-se menos relevantes e
eficientes.
Podemos agora projetar novas formas de ensino e aprendizagem nas quais as
TICs possibilitem a criação de comunidades de aprendizagem que ultrapassem
fronteiras de idade, classe e posição social, idioma, habilidades, gênero e espaço
geográfico. As TICs podem modificar métodos de ensino ao permitir soluções
abertas e flexíveis, com excelente relação custo-benefício e eficientes em termos
de alcance e impacto. Deixo claro que isso não significa dispensar as escolas,
mas que precisamos combinar métodos antigos com novos.
Ao tratar da educação informal e o uso de TICs, precisamos entender os fatores
críticos para o sucesso de projetos e políticas destinadas à capacitação. Nosso
desafio é identificar as medidas que apresentam resultado e aquelas que não o
fazem. Dadas a complexidade dos ambientes de aprendizagem e da aplicação
de TICs em projetos, políticas e programas para o desenvolvimento, esta não é
uma tarefa simples. Entretanto, se estamos decididos a nos direcionarmos à ação
e a atingir as várias metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
e na Cúpula Mundial, devemos nos concentrar nas difíceis questões de
efetividade e sustentabilidade.
Para entender quais são os elementos essenciais de uma implementação bem
sucedida e as principais lições a serem aprendidas, devemos fazer algumas
perguntas fundamentais. O que faz um projeto sustentável e efetivo em relação
aos seus custos? Como definir, monitorar e avaliar seus impactos, especialmente
nos campos educacional e social? Como garantir a disponibilidade de recursos
humanos, “campeões” locais e conteúdo relevante nas línguas locais? Que
modelos de parceria são mais adequados? Como atender as necessidades de
infra-estrutura? Como garantir que as soluções tecnológicas sejam apropriadas às
condições locais? E como assegurar uma abordagem integrada que considere o
peso diferencial e a interdependência de todos esses fatores? Esta conferência é
uma oportunidade única de explorar estes pontos com base em informação de
primeira mão proveniente de várias partes do mundo.
O apoio do Clube de Roma e de outros parceiros – ReDSOFT; SES Global; Intel
Corporation; NEWTEC; European Space Agency; Hewlett-Packard; Alcatel Space;
MCI e Microsoft - é uma demonstração vívida do forte engajamento da sociedade
civil nessa área e de nossa vontade comum em aceitar o desafio da Cúpula
Mundial. As idéias e deliberações dos participantes desta Conferência serão
levadas adiante e transformadas em fonte de debate na segunda fase da Cúpula
em Túnis, em novembro próximo. E o mais importante: suas deliberações nos
informarão e servirão de guia sobre como sermos mais efetivos, em conjunto, em
nossas atividades voltadas para a capacitação por meio de TICs.
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