(ODMs) e atendam às responsabilidades definidas no Plano de Ação da Cúpula
Mundial?
Nos três dias de sua duração, esta Conferência debaterá experiências e métodos
do mundo inteiro no uso de TICs para desenvolver capacidades humanas. Para
complementar os outros esforços da UNESCO na área de educação para o
desenvolvimento sustentável, decidimos repetir a ênfase dada pela sociedade civil
na Cúpula Mundial e dar atenção especial aos marginalizados e vulneráveis, e
àqueles que não são atendidos com facilidade pelos métodos educacionais
tradicionais.
A aprendizagem nunca foi tão crucial no processo de mudança progressiva da
ignorância ao conhecimento, da incapacidade à competência, da indiferença ao
entendimento. Atender à necessidade da aprendizagem ao longo da vida e de
uma educação acessível, de custo razoável e com qualidade é um grande desafio.
À medida que o processo de aprendizagem torna-se complexo e não-linear,
ultrapassando a simples aquisição de habilidades básicas de leitura, os antigos
métodos de aprendizagem tornam-se insuficientes, e os métodos convencionais
de ensino, que limitam o processo de aprendizagem às quatro paredes de uma
sala de aula e a experiências pontuais de estudo, tornam-se menos relevantes e
eficientes.
Podemos agora projetar novas formas de ensino e aprendizagem nas quais as
TICs possibilitem a criação de comunidades de aprendizagem que ultrapassem
fronteiras de idade, classe e posição social, idioma, habilidades, gênero e espaço
geográfico. As TICs podem modificar métodos de ensino ao permitir soluções
abertas e flexíveis, com excelente relação custo-benefício e eficientes em termos
de alcance e impacto. Deixo claro que isso não significa dispensar as escolas,
mas que precisamos combinar métodos antigos com novos.
Ao tratar da educação informal e o uso de TICs, precisamos entender os fatores
críticos para o sucesso de projetos e políticas destinadas à capacitação. Nosso
desafio é identificar as medidas que apresentam resultado e aquelas que não o
fazem. Dadas a complexidade dos ambientes de aprendizagem e da aplicação
de TICs em projetos, políticas e programas para o desenvolvimento, esta não é
uma tarefa simples. Entretanto, se estamos decididos a nos direcionarmos à ação
e a atingir as várias metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
e na Cúpula Mundial, devemos nos concentrar nas difíceis questões de
efetividade e sustentabilidade.
Para entender quais são os elementos essenciais de uma implementação bem
sucedida e as principais lições a serem aprendidas, devemos fazer algumas
perguntas fundamentais. O que faz um projeto sustentável e efetivo em relação
aos seus custos? Como definir, monitorar e avaliar seus impactos, especialmente
nos campos educacional e social? Como garantir a disponibilidade de recursos
humanos, “campeões” locais e conteúdo relevante nas línguas locais? Que
modelos de parceria são mais adequados? Como atender as necessidades de