![](bg9a.jpg)
151
Tabela 56
Análise do Checklist por meio dos déficits encontrados nas avaliações do Grupo Controle
Respostas “não”*
Questões
Pré Pós Follow-up
1 Fazer perguntas ao filho(a) e perguntar o que está fazendo D¹, I¹ D¹, I¹, K
2 Expressar seus sentimentos negativos ao filho(a) gritando, batendo ou
ameaçando
D¹, I¹, L¹, M¹,
N¹
D¹, I¹, L¹, M¹,
N¹
3 Expressar seus sentimentos positivos ao filho(a) falando e sorrindo D¹, N¹ D¹
4 Estabelecer limites ao filho(a) conversando com firmeza e dando opção I¹,K,L¹,N¹,V¹ I¹, L¹, N¹, V¹
5 Castigar o filho(a) quando não obedece N¹ M¹, N¹ K
6 Fazer e cumprir acordos com o filho(a) para desenvolver
responsabilidade e confiança
D¹, M¹ D¹, M¹
7 Demonstrar carinho ao filho(a) D¹, I¹, N¹ D¹, I¹, N¹
8 Brincar com o filho(a) e se divertirem juntos, dando risadas I¹, N¹ I¹
9 Reconhecer que errou ou “exagerou” pedindo desculpas ao filho(a) e
explicando a falha
N¹, V¹ N¹, V¹
10 Ficar cerca de 4 horas com o filho(a) observando suas atividades e
comportamentos
I¹, N¹ I¹, K, N¹ K
11 Ajudar o filho(a) nas tarefas escolares D¹, N¹, V¹ D¹, V¹
12 Convidar amigos do filho(a) e procurar conhecer a família deles D¹, I¹, K, L¹,
N¹, V¹
D¹, I¹, K, L¹,
N¹, V¹
13 Escutar com atenção, sentando e olhando no rosto N¹ N¹
14 Verificar as tarefas escolares do filho(a)
15 Pedir ajuda ao filho(a) para as tarefas de casa I¹ I¹
16 Relembrar regras e limites, dizendo o que acontecerá se não cumpri-las L¹, N¹, V¹ K,L¹,M¹,N¹,V¹
17 Reagir frente à expressão de sentimentos positivos do filho(a) I¹ I¹
18 Reagir frente à expressão de sentimentos negativos do filho(a) I¹,L¹, N¹ I¹, L¹, N¹
19 Explicar o porquê dos próprios comportamentos para o filho(a) I¹, V¹ I¹, V¹
20 Combinar com o filho(a) as normas e regras da casa I¹,L¹, M¹, V¹ I¹, L¹, M, V
21 Conversar seriamente quando o filho(a) está criando problemas N¹ N¹
22 Ameaçar que retirará coisas que o filho(a) gosta por mal
comportamento ou notas baixas e cumprir a ameaça se ele não obedecer
D¹, L¹ D¹, L¹
23 Criar atividades interessantes para serem feitas com o filho(a) nos
tempos livres
D¹, I¹, K, N¹ D¹, I¹, K, L¹,
M¹, N¹
24 Dar bastante atenção diante do comportamento adequado do filho(a) I¹, L¹, N¹ I¹, L¹, N¹
25 Ignorar o filho(a) por estar se comportando inadequadamente D¹, M¹, V¹ D¹, I¹, M¹, V¹ K
26 Conversar e ouvir o filho(a) quando ele chora ou demonstra algum
problema emocional
D¹, I¹, N¹ D¹, I¹, N¹
27 Aceitar que o filho(a) fale abertamente sobre qualquer assunto D¹, N¹ D¹, N¹
28 Entender a dificuldade o filho(a) e não brigar, apenas conversar e
consolar
I¹, N¹ I¹, L¹, N¹
29 Pedir opinião ao filho(a) para algumas coisas I¹, N¹ I¹, N¹
30 Manter contato freqüente com a escola e a professora do filho(a) D¹, L¹ D¹, L¹
31 Agradecer o filho(a) sempre que ele(a) faz algo para ajudar ou elogiar N¹ N¹
32 Incentivar o filho(a) a ler as instruções e a buscar informações I¹, K, N¹ I¹, K, N¹
33 Ensinar o filho(a) a ouvir e dar opiniões N¹ K, N¹ K
34 Pedir ao filho(a) para usar as “palavras mágicas”
35 Interessar-se pelos sentimentos do filho(a) D¹, I¹, N¹ D¹, I¹, N¹
36 Incentivar a independência do filho(a), dando atividades que lhe exige
responsabilidade
D¹, I¹, N¹, V¹ D¹, I¹, N¹, V¹
37 Ensinar o filho(a) a procurar ajuda e avisar pessoas em caso de acidente D¹, V¹ D¹, K, V¹
38 Perguntar e ouvir atentamente se o filho(a) se divertiu em uma festa,
respeitando se não quiser contar
N¹ N¹
39 Saber onde está o filho(a) quando não está em casa L¹
40 Ser um bom exemplo para o filho(a) D¹, N¹ D¹, I¹, N¹
Nota. * nos itens com sentido negativo foram consideradas as respostas “sim” (item 2, 5, 18, 22 e 25)
¹esses pais não compareceram na avaliação de acompanhamento após seis meses (follow-up)