CADERNOS TEMÁTICOS Nº 9 FEV. 2006-
11
Ela relembra que tudo começou durante as aulas de
Geografia Urbana em agosto de 2004. Os estudantes do
terceiro ano do ensino médio estavam discutindo globali-
zação e lhe pediram indicações de páginas na Internet para
compreender melhor o tema. Eles decidiram fazer uma
pesquisa para coletar páginas e links na rede e acabaram
descobrindo uma nova maneira de aprender.
A maioria dos alunos do curso utiliza a Internet em casa
ou no próprio Cefet, que mantém um quiosque multimí-
dia, no pátio da escola. Lá, eles podem checar mensagens de
correio eletrônico, navegar na rede, imprimir documentos e
utilizar outros recursos de informática.
“A utilização de páginas e portais na Internet, como o
Orkut, os blogs e os flogs, aplicada à melhoria do ensino da
Geografia, ajudou os estudantes no aprendizado da matéria
e no exercício da sociabilidade”, diz a professora Regina.
A primeira página da rede utilizada pelos estudantes foi
o flog de seus alunos, o CBolados, utilizado para a postagem
de fotos. Logo as situações vividas pelos alunos no Cefet
Rio foram parar na rede. Foi o que aconteceu quando vi-
sitaram o Centro de Pesquisa da Eletrobrás (Cepel). As
fotos feitas por um dos estudantes imediatamente foram
colocadas no ar. Depois, alguém teceu um comentário sobre
a imagem, outro respondeu e, assim, desapressadamente, as
experiências do dia-a-dia passaram a ser perpetuadas.
O segundo passo foi a criação de um blog pela professora
Regina Viegas. No espaço, ela passou a postar endereços de pá-
ginas, textos e a comentar assuntos discutidos em sala de aula
durante a semana. Os alunos podem checar o conteúdo no blog,
perguntar e até fazer comentários. “Normalmente, vou disse-
minando o assunto aos poucos, para instigá-los e para que eles
possam ir descobrindo e fazendo suas próprias pesquisas. O
blog acabou se tornando uma extensão da sala de aula e depois
foi transformado em um grupo de discussão do Yahoo”, diz.
Felipe Pedrosa Romão e Pablo Alves Dutra, estudan-
tes do curso de Informática do Cefet Rio, são alguns dos
“donos” do Cbolados. Têm 17 anos e ainda vivem com
os pais. Fascinados pela Internet, postam mensagens e fo-
tos todos os dias no flog. Logicamente, também têm uma
conta no Orkut e outra no MSN. Felipe diz ter mais de
200 amigos no Orkut, enquanto Pablo admite estar ligado
a 50. No portal de relacionamentos, participam de várias
comunidades. Felipe diz ser membro dos grupos do Cefet
Rio, do Vascão RJ e da Limp Bizkit, uma banda de música.
Criou uma comunidade, certa vez, de uma garota da turma
– “a Marcela, muito maneira”. As comunidades do Pablo
são relacionadas à informática e aos jogos Age of Empires
e Doom. Ele também está na comunidade do Senhor dos
Anéis. Precavido, tem dois perfis no site, “um oficial e ou-
Os documentos na Internet têm referên-
cias internas para outros documentos,
geralmente destacados graficamente,
chamados de hiperlinks ou links.
Essas referências indicam os atalhos no
hipertexto. Dessa forma, os arquivos com
as informações ou ilustrações podem ser
lidos de forma não seqüencial. Acionados
por um clique do mouse, os links abrem
novos documentos de texto ou imagem.
Fotoblog é uma variação do we-
blog. Enquanto este é um diário de
anotações, o outro tem apenas fotos
e legendas. Como nos webblogs, nos
fotologs, as pessoas também podem
interagir, fazendo comentários sobre as
imagens enviadas.
Existem diversos endereços que
oferecem serviços de flogs na internet.
Há desde os gratuitos até os pagos, em
todas as línguas. Conheça alguns:
http://fotopages.com/
http://my-expressions.com/
http://www.fotologbr.com.br/
http://www.splinder.com/
Blog é a abreviação de weblog. São,
geralmente, diários pessoais, mas
podem, contudo, tratar de qualquer
tema. Uma de suas vantagens é per-
mitir que os usuários publiquem seus
textos livremente, sem a necessidade
de saber como utilizar a linguagem
de construção de páginas na internet.
A enciclopédia virtual Wikipedia
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog)
diz, inclusive, que os blogs educativos
são grande atrativo como ferramenta
educacional usada para o registro de
idéias de professores e alunos.
Saiba o endereço de alguns:
http://blog.nominimo.com.br/
http://blogsearch.google.com/
http://www.belaembsb.blogspot.com
http://www.blogcatalog.com/
http://www.flogao.com.br/cbolados