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contos
Luís Pimentel
Humor, drama, suspense, aven-
tura, ação. Personagens humildes,
provincianos, espremidos entre o
torresmo e a moela, como tantos
ha bitantes deste enorme Brasil.
His rias curtas, intensas, intrigan-
tes, histórias de gente comum, que
poderiam acontecer em qualquer
lugar e com qualquer um. Os dezes-
seis contos de Cabelos molhados
são assim, uma divertida viagem
por vários aspectos da natureza
humana.
Neste livro, o baiano Luís Pi-
men tel oferece ao leitor contos
que, ape sar de ficção, parecem re-
ais. É impossível não se identificar
com eles. É impossível ler o livro
e não pensar: “isso poderia acon-
tecer comigo ou com algum fami-
liar ou conhecido. É impossível
não se satisfazer com o agradável
sabor de boas histórias, contadas
com alma, que nos relembram mo-
mentos de nossas vidas e permi-
tem agradáveis viagens pela nossa
imaginação.
O tal do repórter parecia um carro-de-boi no atoleiro:
“O senhor matou? Matou ou não matou? O senhor
matou?”
Nenhuma panela mais nos armários. Roupas arranca-
das do baú. Móveis e a cama de pernas para o ar. Os ho-
mens quebravam tudo, em algum lugar o corpo estaria.
Viram o poço no fundo do quintal, correram até lá. “Vai ver
está ali, afogada”. Ananias enxugava as lágrimas nos pêlos
da mão e futucava os dentes com um palito de fósforos.
Cabelos molhados Luís Pimentel contos
Luís Pimentel é baiano de Feira
de Santana e nasceu em 1953. Jor-
nalista e escritor, mora na cidade
do Rio de Janeiro, onde ganha a
vida em redações de jornais e re-
vistas. Tem duas dezenas de livros
publicados, entre volumes de con-
tos, de poesia, de literatura infanto-
juvenil, de textos de humor e sobre
nomes ou aspectos da música po-
pular brasileira. Seus últimos títu-
los editados são Um cometa cravado
em tua coxa (Record), O calcanhar
da memória (Bertrand Brasil), Com
esses eu vou – de A a Z, crônicas e
perfis da MPB (ZIT) e Declarações
de humor (Fivestar).
Foto: Elizabeth Zelaya
COLEÇÃO LITERATURA PARA TODOS
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Cabelos molhados
I Concurso Literatura para Todos
Consultora Pedagógica
Ira Maciel
Comissão de Pré-seleção das Obras
Cristiane Costa
Heitor Ferraz Mello
Júlio César Valladão Diniz
Maria da Luz Pinheiro de Cristo
Comissão Julgadora
Antônio Torres
Heloisa Jahn
Jane Paiva
Lígia Cademartori
Magda Soares
Marcelino Freire
Milton Hatoum
Moacyr Scliar
Rubens Figueiredo
Ministério
da Educação
Esplanada dos Ministérios
Bloco L – 7º andar – Sala 710
www.mec.gov.br
Cabelos molhados
Luís Pimentel
contos
1
a
Edição
Brasília – 2006
Título original: Cabelos molhados
Autor: Luís Pimentel
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Ano 2006
Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610
de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro poderá ser
reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios
empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gra-
vação ou quaisquer outros sem autorização prévia por
escrito do Ministério da Educação ou do autor.
Pimentel, Luís.
Cabelos molhados / Luís Pimentel. – Brasília : Ministério da
Educação, 2006.
84 p. : il. ; 18 cm. -- (Coleção literatura para todos ; v. 10)
ISBN: 85-296-0052-5
1. Conto brasileiro. 2. Literatura brasileira. I. Título.
CDD B869.3
CDU 821.134.3(81)-34
P644
Índice
Apresentação 8
Prefácio 10
Cabelos molhados 13
O prejuízo 18
Garrincha 21
A viagem 23
Conversa de homem para homem 29
O desejo 32
Quem matou o cachorrinho? 35
O homão e o menininho (uma fábula) 44
Nem minha mãe 46
Para Lennon e McCartney 49
O ídolo 53
Um dia difícil 55
Dia das mães 58
o é uma questão pessoal 61
O faroleiro 63
Oito dias 67
Entrevista com o autor 76
8
Carta ao leitor
Caras leitoras e caros leitores,
É com enorme satisfação que apresento a
Coleção Literatura para Todos, pensada e es-
crita especi camente para vocês, alunos e alu-
nas do Programa Brasil Alfabetizado e alunos
e alunas que estão dando continuidade a seus
estudos nas salas de aula de educação de jo-
vens e adultos.
Esta coleção, composta por dez livros – po-
esia, conto, novela, crônica, tradição oral, bio-
grafi a e peça teatral –, é fruto de um concurso
nacional lançado em 2005 pelo Ministério da
Educação. As obras foram escolhidas entre os
mais de dois mil textos submetidos à comissão
julgadora. Muitas pessoas foram envolvidas
no processo de criação, o que representou um
verdadeiro mutirão, um esforço coletivo. Mas
quais os motivos que levaram o Ministério a
realizar o Concurso Literatura para Todos e
agora lançar a Coleção Literatura para Todos?
A primeira resposta é dada pelo próprio tí-
tulo do concurso e da coleção – Literatura para
Todos. O Ministério acredita que o acesso ao
livro e à leitura é um direito de todos. Nós to-
dos temos o direito de ler e ter acesso a livros
9
da mesma forma que a Constituição Federal
nos garante o direito à educação. Por isso, em
2003, o governo criou o Programa Brasil Al-
fabetizado, para garantir, aos jovens e adultos
que nunca tiveram esse direito, a oportunida-
de de aprender a ler, escrever e fazer as opera-
ções matemáticas básicas.
Acima de tudo, o Ministério foi motivado
por acreditar que o acesso ao livro e a cria-
ção do hábito de leitura são essenciais para
fortalecer a nossa cidadania e também como
alicerce para outras aprendizagens. A leitura
nos permite entender melhor o mundo a nossa
volta e conhecer melhor também quem somos
nós. Por meio da leitura, ganhamos acesso a
outras informações e novos conhecimentos.
A Coleção Literatura para Todos visa, as-
sim, oferecer um conjunto de livros, produzido
com muito carinho e zelo, que proporcionará a
vocês leitores um grande prazer – o prazer de
ler, de viajar, de criar e de fazer parte de uma
nova comunidade: a de leitores. Pelo menos,
é assim que esperamos. Brasil, país de todos
– Brasil, comunidade de leitores!
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
Ministério da Educação
10
Precio
Com quantas palavras se arranca uma
lágrima ou o sorriso de um leitor? Com
poucas, muito poucas. É o que demonstra o
escritor Luís Pimentel em seus contos cur-
tos, enxutos e certeiros como uma fl echa
apontada para o coração.
Nem uma palavra a mais ou a menos.
Experimente acrescentar algum ingre-
diente a essa mistura perfeita e verá que a
coisa desanda, transborda, passa do pon-
to. Como as boas receitas, para ser bom
tem que ser simples, rápido, sem excesso
de gordura.
Mas também precisa ter sabor. Um gos-
to agridoce, que fi ca entre o amargo e o
levemente açucarado. Estas histórias que
você vai ler têm um jeito assim. São como
provar um doce que lembra a infância. Ou
aquele bolinho de chuva, salpicado de ca-
nela, que recorda uma tarde muito espe-
cial. Ou ainda aquele doce de abóbora, tão
gostoso, que só era feito na casa de um pa-
rente, na cidade onde nasceu, e para a qual
11
não se volta há muito tempo, a não ser em
pensamento.
De onde vêm as histórias que este escri-
tor inventa? Será que ele viveu tudo isso?
o sei dizer. Assim como também não sei
explicar por que elas mexem comigo como
se fi zessem parte da minha vida. Provavel-
mente você, leitor, terá a mesma sensação.
Há histórias tristes, como a narrada no
conto A viagem, no qual um pai se despede
do fi lho, que vai tentar a sorte em outro lu-
gar, e 24 horas depois recebe notícias suas.
Engraçadas, como Conversa de homem pa-
ra homem, discussão absurda em torno do
boletim com péssimas notas de um fi lho
preguiçoso, mas esperto. E intrigantes,
como a que dá nome ao livro, em que só
no fi nal se sabe quem é vítima e quem é
bandido.
O bom é que, com estes contos curti-
nhos, vo vai beliscando e, quando viu, já
provou tudo. Fica saciado de boas histórias.
Mas ainda com gostinho de quero mais.
Cristiane Costa
Comissão de pré-seleção
I Concurso Literatura para Todos
12
13
Cabelos molhados
Ananias deu banho nos meninos, aju-
dou a vestirem a roupa, penteou seus cabe-
los e colocou um ao lado do outro na mesa,
diante do feijão, arroz, carne e abóbora que
ele mesmo preparou. Depois de andar um
quilômetro com os lhos e colocá-los na
condução que iria levá-los até a escola, no
vilarejo, se preparava para pegar o cami-
nho da roça, onde ajeitaria uma cerca caí-
da. A freada do jipe com placa do município
mudou os seus planos.
Polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Ci-
vil, o padre, a responvel pela Delegacia
da Mulher e até um repórter do jornal da
capital chegaram em caravana. Falavam
em nome da ordem, da justiça, do povo e
até de Deus, atendendo a denúncias anô-
nimas dando conta de que Almerinda es-
tava morta, vítima de maus tratos. Foram
logo informando que não traziam manda-
14
do de busca nem era preciso. Ananias não
exigiu nada nem parecia saber do que se
tratava.
Gente de Cristo, onde já se viu?!”, per-
guntava o suspeito, olhos em brasa e pâni-
co, tremendo diante dos homens e da dele-
gada, chorando no ombro do padre.
Era um homem temente, sempre fora.
Tinha um São Jorge Guerreiro na sala e o
Sagrado Coração na parede do quarto, na
cabeceira da cama.
As lágrimas e o desespero de Ananias
não impediram os invasores de continuar
a investigação. “É melhor o senhor confes-
sar de uma vez por todas”, dizia o policial.
Vamos derrubar paredes até encontrar o
corpo”, confabulavam bombeiros e agen-
tes da Defesa. A delegada chamou o acusa-
do num canto:
“Onde foi parar a coitada, Seu Ananias?
Sabemos que você batia nela.
“Almerinda desapareceu, doutora.
Ningm desaparece, homem. E está
desaparecida desde quando?
Desde a semana passada. Sumiu numa
noite de lua cheia. Almerinda andava muito
esquisita, Deus me livre.
15
Deixe de crendice à toa e mostre onde
enterrou a infeliz. É melhor para você, cria-
tura.
O tal do repórter parecia um carro-de-
boi no atoleiro:
“O senhor matou? Matou ou não matou?
O senhor matou?
Nenhuma panela mais nos armários.
Roupas arrancadas do baú.veis e a cama
de pernas para o ar. Os homens quebravam
tudo, em algum lugar o corpo estaria. Viram
o poço no fundo do quintal, correram até lá.
Vai ver está ali, afogada. Ananias enxuga-
va as lágrimas nos pêlos da mão e futucava
os dentes com um palito de fósforos.
Na água que bebo? Que uso para dar
de beber às crianças?
O padre tentou negociar:
“Confesse, lho, depois se apegue com
o Salvador. Ele dará o perdão e mostrará o
bom caminho.
Ananias gemeu. Mais ainda quando os
homens arrebentaram o depósito de manti-
mentos, caroço de milho correndo por toda
a despensa. “Em algum lugar ele escondeu
o corpo”, dizia o bombeirinho, o mais fran-
zino de todos.
16
O padre se roía em remorsos:
E se o pobre não tiver culpa de nada?,
perguntou à delegada.
“Como? Judiava dela. Arrastava a mu-
lher pelos cabelos, ela tinha cabelos lindos
e longos, submetia a instintos animais, di-
zem até que um dia marcou a bunda da in-
feliz com o instrumento de ferrar o gado.
O pároco pigarreou, envergonhado.
Bombeiro e policial voltaram do tanque,
trazendo uma cabaça em forma de cuia.
“Só achamos isto.
Pois é com isto que encho a lata d´água,
o cocho dos porcos, o vasilhame das gali-
nhas. Antes quem fazia tudo era ela, e caiu
mais uma vez em pranto.
As ordens se atropelavam, quase sem-
pre aos gritos:
“Verifi quem o chiqueiro! Cavem a ter-
ra no curral! Sacudam os galhos das árvo-
res!
Gente da lei sabe que não existe limite
para as astúcias assassinas. Ananias ape-
nas repetia não saber de nada, enquanto
implorava baixinho: “volta, Almerinda, me
tira desse pesadelo”.
17
Já estava cando noitinha quando as vi-
sitas indesejáveis ligaram o jipe, prometen-
do voltar no dia seguinte bem cedo, para
retomar as buscas e as investigações. Ana-
nias cou sentado no banquinho ao lado da
porta, coçando os olhos ardidos de tanto
choro, criando coragem para por ordem na
mente e começar a trabalheira de botar no
lugar tudo o que aquela gente sem modos
esparramou.
Mas antes iria até o quintal, levantar a
pedra do fundo do poço e fazer submergir
mais uma vez o corpo de Almerinda, o ves-
tido de chita se desfazendo de tanto limo
grudado. Oferecer a sopa que a morta re-
cusaria, pentear seus lindos e longos cabe-
los molhados e desta vez pedir, por tudo o
que é mais sagrado, que ela não conte o que
sabe para aquele povo do município.
Antes disso não ia conseguir dormir.
18
O prejuízo
Meu pai perguntou: “por que você fez
isto?” E não disse mais nada. Não respondi
coisa alguma nem sabia o que responder.
Fiquei olhando ora para a parede, ora para
o telhado, morrendo de vergonha.
Meu pai entrou no banheiro, sem me
olhar, urinou, fez a barba, depois saiu de
lá novamente sem olhar para mim. Sentou
para tomar café da manhã sem me chamar,
como sempre fazia. Eu não agüentava mais
o peso do seu silêncio quando ele resolveu
abrir a boca ainda cheia de café com leite
e cuscuz para desabafar, entre enraivecido
e queixoso:
Vou ter que trabalhar o fi nal de sema-
na inteiro, fazer hora extra para poder pa-
gar a vidraça do seu Nestor que você des-
truiu, moleque.
Aí criei coragem e disse: “não precisa,
quem vai pagar a vidraça sou eu.
Meu pai me olhou indiferente e incrédu-
lo, como se olhasse para uma parede que
19
fala, e tomei a dianteira antes que ele dis-
sesse qualquer coisa:
Deixe, pai. Vendo meu time de botão,
vendo laranja descascada na porta de casa
e pago essa droga.
Meu pai arregalou os olhos e depois de-
samarrou a cara. Abriu um sorriso que até
hoje lembro como o mais bonito que já vi
no rosto dele. Só não sei se foi porque eu
disse que pagava o prejuízo ou se foi por
causa do “essa droga.
20
21
Garrincha
Quando o juiz apitou, encerrando a
partida no campinho de surbio, aconte-
ceu o grande espetáculo.
Um pequeno passarinho muito conheci-
do naquele lugar, chamado garrincha, pou-
sou sobre a bola de couro esquecida no cam-
po de batalha. Meio pardo e de asas e cauda
listradas de preto, também conhecido como
garriça ou cambaxirra, o pássaro, que tem
nome de craque, deu alguns pulinhos desa-
jeitados sobre a pelota e bateu asas.
Nesse instante, como se tivesse sido chu-
tada violentamente por um jogador invisí-
vel, a bola tamm bateu asas e subiu. Um
lançamento perfeito na direção dou. Os
vinte e dois jogadores titulares, mais os re-
servas, técnicos, dirigentes e todos os tor ce-
dores fi caram parados no estádio. Os olhos
voltados para o vôo maluco da bola, que
voou até sumir.
22
E como o dia já estava mesmo come-
çando a virar noitinha, a lua apareceu de
repente e engoliu a redonda – como a cha-
mam os locutores esportivos. A bola virou
lua, lua cheia, bem cheia e muito brilhante.
O campo fi cou tão iluminado que os atletas
sentiram vontade de começar outro jogo, e
só não o fi zeram porque o cansaço da pele-
ja disputadíssima não permitiu.
O menino quis saber se a bola seria re-
cuperada e o pai disse que não.
Está bem lá em cima, limpa, linda e
cheia. Iluminando os grandes estádios, nas
grandes cidades, ou os campinhos mais es-
condidos nos fi ns de mundo.
23
A viagem
O rapaz entrou em casa como quem en-
tra no bar. Sentou em uma cadeira e estirou
as pernas sobre o tamborete. Pegou a garra-
fa de cachaça no móvel ao lado da mesa e um
copo na bandeja cheia de copos que fi cava
ao lado da garrafa. Serviu-se e tomou duas
doses, uma seguida da outra, depois acen-
deu um cigarro. A sala estava na penumbra,
iluminada apenas pela luz azulada da tele-
visão que o pai assistia. O clarão do palito
de fósforo iluminou o rosto do rapaz e o pai
observou que ele tinha a barba por fazer.
O pai viu que os sapatos do rapaz estavam
sujos, largando tufos de terra sobre o tam-
borete, mas não reclamou. Apenas pergun-
tou: “você vai mesmo?” E ele disse: “vou.
O pai quis saber se ele estava aborrecido
com alguma coisa e ele disse que não. O pai
então perguntou por que resolvera partir
assim, tão de repente, e ele respondeu que
era para não perder a oportunidade, o ca-
minhão alugado pela empresa sairia de ma-
nhã bem cedo, levando todos os candidatos
24
ao emprego. Queria aproveitar para não ser
obrigado a ir depois, sozinho, ainda tendo
que pagar a passagem.
Que tipo de trabalho é esse, meu -
lho?, quis saber o pai.
O rapaz não respondeu e amarrou a
cara. E se serviu de mais uma dose.
O pai insistiu: “me diga ao menos onde
é”. Respondeu, a contragosto, que era na
capital. O pai perguntou ao fi lho se já tinha
separado todos os documentos, sem es-
quecer identidade e carteira profi ssional, e
ouviu um
muxoxo como resposta: “o sou
abestalhado, meu pai”. O pai disse: “eu sei,
lho, é só uma preocupação”.
Está levando algum dinheiro?
Estou. O pouco que tenho.
Precisa de uma ajuda?
De jeito nenhum. Guarde suas econo-
mias para as necessidades.
O pai perguntou se o fi lho sabia quanto
ia ganhar e ele respondeu que não. Sabia
ao menos se o ganho seria su ciente para
as despesas? Ele respondeu que sim. Der-
ramou mais uma dose de cachaça no copo
e o pai disse: “pare de beber, vá se alimen-
tar. Vá fazer essa barba e tomar um banho.
Estalo que se
dá com a lingua
e os lábios, à
semelhança de
um beijo, para
mostrar pouco
caso em relação a
pessoa ou coisa.
25
Depois descansar, de manhã cedo precisa
estar preparado para encarar a estrada”.
Não sou eu quem vai dirigindo, reagiu
o rapaz.
Mesmo assim”, disse o pai.
O rapaz perguntou pela mãe e o pai res-
pondeu que estava no quarto, onde mais
estaria?Melhora nenhuma?, perguntou.
Melhora nenhuma”, foi a resposta. O pai
disse: “vá se despedir dela, já que você vai
sair bem cedo”, e o rapaz disse que preferia
não se despedir. Disse: “não quero olhar para
a mãe daquele jeito que ela está”. O pai dis-
se: “você é quem sabe” e reparou que o fi lho
tinha os olhos molhados. O pai se levantou
para desligar a televisão e o fi lho observou
que ele também tinha os olhos molhados.
O pai disse: “vou dormir” e já estava a
mesmo de pijama. O rapaz desejou um bom
sono.Pode aguardar que mandarei notí-
cias. E não se preocupe com nada”. O pai
disse: “me despeço de você amanhã”. O ra-
paz respondeu que ia madrugar.
o tinha imporncia. O pai estaria
acordado.
Bem cedo estava em pé diante do fogão,
preparando café e esquentando na chapa
26
umas bolachas que tirava do saco de pa-
pel. O rapaz acabava de colocar as rou-
pas na sacola e penteava o cabelo diante
do espelho do banheiro. O pai apontou o
corte abaixo do queixo e o fi lho disse que
fora gilete cega. O pai ofereceu uma loção
pós-barba.Gosto mais de passar álcool
mesmo”, disse o rapaz, mas dessa vez sem
qualquer impaciência.
Quer ovos quentes, para forrar bem o
estômago?, o pai quis saber. O rapaz disse
que não era preciso. Aí o pai lembrou que
talvez ele não conseguisse comer nada tão
cedo e o rapaz disse: “deixe, pai, que eu me
ajeito”. O “deixe, pai” soou de maneira cari-
nhosa. E foi com mais carinho ainda que o
pai acabou de esquentar as bolachas.
O pai fi cou olhando para o fi lho, enquan-
to ele tomava café, acendia o cigarro, entra-
va e saía do banheiro, conferia as peças de
roupas na sacola, olhava para o quarto da
mãe, parecia entrar no quarto, se afastava,
bebia água do fi ltro que estava no canto, ao
lado do foo, olhava para o quintal e de-
pois para as paredes, assoviava para o pas-
sarinho, coçava a cabeça do cachorro.
27
O pai fi cou olhando para o fi lho enquan-
to ele fechava o zíper da sacola, dizia: “até
breve, pai, fi que com Deus” e se afastava.
E assim o homem desconhecido que ba-
teu na porta dois dias depois encontrou o
pai. Era um fi m de tarde e ele tomava uma
cachaça no copo que o fi lho gostava de
usar, olhando ora para a porta por onde o
lho saiu e ora para o quarto onde o fi lho
não entrou para se despedir da mãe.
O moço perguntou: “o senhor é o pai
dele?” Falou calmamente do acidente com
o caminhão, como foi e como não foi, quem
teve culpa e quem não teve, que o moto-
rista da carreta é que descia a ladeira di-
rigindo desembestado, e foi falando tanta
coisa que o pai não conseguia mais ouvir
nem entender.
Por m o moço disse como o pai deveria
proceder para retirar o corpo, as roupas e
os documentos do lho do instituto médi-
co legal de não sei onde. Que outro cami-
nhão da empresa estava à disposição para
trazer todos os corpos de volta, mas que o
pai tinha que ir até lá tal dia e tal hora, para
aproveitar o carreto.
28
E do jeito que entrou, o moço saiu. Fa-
lando sem parar, agora já dizendo coisas
como meus sentimentos, isso acontece, é
da vida, descansou, Deus chamou, era um
rapaz tão jovem, tão forte, tão bom e outras
falas que o pai já não conseguia ouvir, pois
só queria que ele fosse logo embora, para
entrar no quarto escuro e abafado da doen-
te e dar de uma vez por todas a notícia que
estava para dar há quarenta e oito horas: “o
nosso lho viajou.
29
Conversa de homem para homem
O pai chegou em casa com ar sisudo e
começou aquele papo manjado:
“Filho, precisamos ter uma conversa de
homem para homem.
Neste caso, pai”, disse o menino, “não
acha melhor esperar eu crescer um pou-
quinho?
Não. Tem que ser hoje, agora, já.
Tá bem. Mas posso saber o que é que
está pegando?
Como assim, pegando?
“Onde foi que deu zebra?
No seu boletim.
“Demorou.
Como?
Algo errado com o boletim?
Tudo. Não viu as notas?
“O boletim veio endereçado a você, pai.
É feio violar correspondência alheia.
Mas as notas são suas. Baixíssimas!
“Olhando por que critérios?
30
31
Do razoável, meu fi lho. Do bom sen-
so, da coerência acadêmica, das exigências
mercadológicas.
“Não tem nenhuma dessas cadeiras lá
no meu colégio.
“Não seja debochado.
Não esquenta, pai.
Não esquenta, o quê?
A cuca, a mufa, os neurônios.
Vou tirar você do colégio.
“Sábias palavras.
Vou arrumar um emprego para você.
Oito horas por dia, de segunda a sábado.
“Sujou.
“Onde você quer trabalhar?
“Câmara dos Deputados, Senado Fe-
deral, um ministério qualquer. Um lugar
onde eu possa estar sempre metido em fal-
catruas.
Nem pense nisto, pelo menos enquanto
eu for vivo!
Tá vendo que existem coisas piores?
Relaxa, velho. Assina o boletim.
32
O desejo
Algumas coisas deveriam fi car, para o
resto da vida, do jeito que um dia foram, do
melhor jeito que um dia as vimos.
A minha mãe deveria ter hoje e sempre
aqueles cabelos castanhos e lisos, brilhan-
tes como seus olhos, como no melhor mo-
mento em que a vi.
Aí minha irmã teria sempre dezesseis
anos, usando anáguas brancas e saias plis-
sadas. E eu estaria ainda voltando para
casa, depois da aula que deveria ser eterna
com a professora Alba Valéria, e limpando
o pé no batente da porta, o olho comprido
no corredor que corria até a cozinha.
E não agora, como estou agora, parado
diante do local onde havia um batente e uma
porta que dava para um corredor. Ao invés
de levar até a cozinha, o corredor leva os
meus olhos até os olhos do homem que, atrás
do balcão da venda instalada onde era a sala
de visitas de minha casa, com os pés no piso
de cimento onde esparramei meus times de
botão, pergunta se desejo alguma coisa.
33
Respondo apenas que desejo minha
vida por inteiro, com meu pai e minha mãe
dentro dela. Esse é o meu desejo, se não for
pedir demais.
34
35
Quem matou o cachorrinho?
Eu não matei o cachorro do meu ir-
mão. Foi apenas um acidente. Era um cão-
zinho, do tamanho de um gato pequeno, e
tinha mania de se en ar debaixo dos tra-
vesseiros. Deitei sobre o travesseiro e es-
maguei o pobre coitado, que não teve tem-
po de esboçar um grunhido sequer. Acon-
tece que pouco antes eu tinha brigado com
o meu irmão, ele me en ara a mão na cara,
fui correndo para a barra da saia da minha
mãe, que meteu a mão na cara dele. Só isso.
o lho da puta começou a dizer que por
vingança eu matara o cachorrinho, que era
muito bonitinho e tinha o nome de Tupi. Eu
até gostava dele.
Quando eu estava na escola, a professo-
ra tinha mania de implicar comigo. Ela me
castigava por qualquer bobagem, dava tare-
fas mais difíceis e era mais rigorosa do que
com os outros na hora de corrigir o dever
de casa. Acho que ela também pensava que
eu fosse matador de cachorrinho, pela ma-
neira rude com que me tratava. Era sempre
36
anota aí”, “copia direito”, “presta atenção
no ditado”, “fi ca atento à resposta correta,
de um jeito superior e debochado, como se
estivesse mesmo lidando com um assassino.
Eu via nos olhos dela que me olhava como a
um assassino de cão indefeso.
Um dia a professora pediu um exercí-
cio muito complicado, que para dar conta
eu tinha que fazer pesquisas em um livro
muito complicado, e para complicar mais
ainda eu não tinha o livro. Ela disse: “é
só ir até a biblioteca pública e procurar,
como faz todo mundo que quer estudar e
não tem livro”. Eu fui, juro que fui, revirei
rias estantes empoeiradas e não achei o
diabo do livro. A funcionária da biblioteca,
que ao invés de me ajudar fi cava lixando a
unha, esparramada numa cadeira, olhou
para a anotação no meu caderno e disse:
não existe este livro aqui não, menino.
o existe este livro em lugar nenhum,
você deve ter anotado errado”.
Eu disse: “errada deve estar a sua mãe”,
porque percebi logo que ela estava me tra-
tando como se trata um desmiolado qual-
quer, devia achar também que eu fi z a mer-
da que todo mundo pensa que fi z em minha
37
casa, mas que não fi z nem agüentava mais
dizer que não fi z. Aprontei uma zona federal
lá, chutei mesas e derrubei cadeiras, cuspi
no bebedouro, quebrei xícaras de café, eles
viram com quem estavam lidando.
Fui posto para fora do cemitério de papel
escrito a pontapés e no dia seguinte estava
de volta à escola, sem trabalho nenhum rea-
lizado. Eu olhava para a cara da professora
com vergonha, ela me olhava com cara de
quem olha para um canalha que mata o ca-
chorro de estimação do irmão mais velho.
Disse à professora, de quem eu até gostava,
umas coisas de que até hoje me arrependo,
coisas que não se deve dizer nem aos maio-
res inimigos, e nunca mais voltei à escola.
Eu me arrependo disso também. A nal, eu
que quei sem escola, sem estudo, sem sa-
ber coisa nenhuma. Aprendi apenas a es-
crever o próprio nome, com uma letra que
mais parece um amontoado de garranchos
que só eu mesmo consigo decifrar.
Esse crime não cometido me perseguiu
a vida inteira, como um castigo, onde quer
que eu colocasse os pés. Meus amigos de
infância caram sabendo da história, da
dolorosa cania, volta e meia tinha um
38
que me jogava o cachorro morto na cara
por qualquer bola de gude perdida, time de
botão quebrado ou arranca-rabo de meni-
no. Daí que volta e meia eu também tinha
que quebrar a cara de um. Acabei fi cando
com fama de maluco violento, o que só ser-
viu para justifi car mais ainda a idéia fi xa do
meu irmão, de que matei porque matei o
Tupi, por maldade e vingança, só porque no
dia o covarde que espancava irmão menor
me enchera de tabefes.
O remorso que não senti pela morte do
cachorro que não matei, o crime que não
cometi, senti mais tarde por ter arrebenta-
do com uma pedra a cabeça do Boroga, um
dos meus melhores amigos. Quase matei o
Boroga. O Boroga, sim, esse eu quase matei.
Tudo porque numa disputa de bola, em que
achou que eu tinha entrado com maldade,
ele caiu na besteira de dizer que eu era can-
gaceiro ou carniceiro, que ninguém queria
mais saber de brincar comigo, pois estava
todo mundo achando que a qualquer mo-
mento eu poderia cometer com um amigo a
traição que cometi com o cachorro inocen-
te. Que porcaria, o Boroga era tão meu ami-
go, para que foi se meter nessa história?
39
Depois desse acidente, do qual também
me arrependo muito, eu quei cabreiro,
envergonhado, triste e sem amigos. Todos
se afastaram, eu não tinha mais com quem
brincar, nem mesmo com quem conversar.
A pedrada na cabeça do Boroga afastou de
vez a dúvida, para quem ainda tinha dúvi-
da, sobre a morte do pobre Tupi, o cachor-
rinho idiota que não sabia escolher escon-
derijo e fugia das pulgas fi cando embaixo
do travesseiro. Passou a ser voz corrente e
fé pública, a mentira virou verdade, para
todos na rua e no bairro eu matara mesmo
o bicho de estimação do meu irmão.
o agüentei mais aquilo e um dia fui
embora. E o que me dói mais até hoje é lem-
brar dos olhos da minha mãe na despedida,
sem uma lágrima, sem pedir para que eu
casse, parecendo que até ela me conside-
rava um monstro sanguinário.
Fui crescendo com essa fama de sujeito
desumano. Vendo isso nos olhos de uns e
de outros. Os que sabiam do falso aconte-
cido vez em quando me atiravam a notícia
falsa na cara. Os que não sabiam ou fi n-
giam não saber abaixavam o rosto quan-
do cruzavam comigo. Ninguém me olhava
40
nos olhos. E quando olhava era com fl echas
certeiras que traziam, na ponta, a inscrição
inconfunvel: assassino de bicho que não
pode se defender.
Eu tinha uma tremenda difi culdade de
arrumar namorada, as moças fugiam de
mim ou pareciam fugir, mas já rapazinho
conheci uma princesa que mexeu com a
minha cabeça. Foi numa festa, dessas que
somos levados por um colega qualquer de
um trabalho qualquer. A princesa me ofe-
receu guaraná com cachaça e fumava jo-
gando fumaça na minha cara. Se era pro-
vocação, era provocação das boas, pois a
moça não me conhecia, ningm naquela
festa me conhecia, não havia a menor chan-
ce de estar querendo me ofender por conta
do não acontecido.
Fui arrastado para detrás de uns caixo-
tes que tinha no fundo do local da festa. A
princesa que eu pensava que era pura veio
cheia de intimidades, me beijando todo, se
esfregando em mim. Fiquei nervoso com
aquela situação e fui arrancando a saia e
a calcinha dela, mas acho que não deveria
ter agido assim. A princesa virou uma fera,
cuspiu em minha cara, empurrou minha
41
cabeça, parecia uma maluca perguntando
está pensando o que? Que eu sou alguma
cachorra?
Fiquei maluco nessa hora e falei: “como
assim, cachorra? Que história de cachorra
é essa? O que você sabe sobre o cachorro?
Quem te contou? Como foi que te conta-
ram?” Ela só sabia repetir que eu era malu-
co mesmo, que devia ser internado e preso,
sei lá o que, porque não tinha a menor idéia
da força do meu braço, do impacto do meu
soco, e deve estar até hoje procurando os
dentes que dançaram na festa.
quei com raiva de mulher de carne
e osso, bicho muito complicado, e comecei
a colecionar mulher de revista. Forrava as
paredes do quartinho que aluguei no su-
rbio com retrato de mulher pelada. Mu-
lher de todo jeito. Preta, branca, gorda, ma-
gra, deitada, em pé, de bunda pra cima, de
pernas arreganhadas. Mas mulher de papel
também não presta, sempre leva o homem
à ruína, elas que atraíram o Tarugo para o
meu quarto.
Conheci o Tarugo, que na verdade se cha-
mava Jorge não sei de que, no supermerca-
do onde eu trabalhava como empacotador.
42
Tarugo-Jorge era da faxina, serviços gerais,
sempre carregando rodo, vassouras e bal-
des de água e produtos de limpeza. Serviço
pesado, mas o bicho era forte feito um je-
gue. Freqüenvamos o botequim que tinha
ao lado do supermercado, após a jornada de
trabalho, e viramos parceiros de cachaça e
partidas de dominó.
Eu deixava o Tarugo freqüentar o meu
harém, deixava até o canalha se divertir
com as minhas mulheres de papel, até o dia
em que ele chegou lá dizendo que conhe-
cera não sei quem que me conhecia desde
pequeno, e que sabia uma história bem ca-
beluda a meu respeito. E antes mesmo que
terminasse a fraseseu iro tinha um ca-
chorro que chamava Tupi” eu peguei a cha-
ve de fenda, que usava para apertar os pa-
rafusos da cama. Tarugo podia até ter sido
um bom amigo, mas deu o azar de tomar
conhecimento dessa história e de não saber
com quem estava lidando.
Tamm dei azar porque o Tarugo ur-
rava feito porco ensangüentado, tentando
arrancar a chave de fenda cravada no pei-
to. Logo chegaram vizinhos, que chama-
ram outras pessoas da rua, aí veio polícia e
43
o diabo a quatro. Não deu tempo de fugir
e ainda tentei me esconder ats do armá-
rio ou debaixo da cama, mas... Se eu fos-
se pequenininho, que nem o cachorro do
meu irmão, teria me escondido debaixo do
travesseiro.
Daqui a pouco eles voltam, os covardes,
com porretes e cassetetes, para me cobrir
de pancada porque acham divertido bater
no maluco, que eles pensam que é malu-
co, enquanto perguntam: “quem matou o
cachorrinho, quem matou o cachorrinho,
quem matou o cachorrinho?” Eu só consi-
go responder:foi um acidente, seus lhos
de uma égua”, mas ninguém me escuta.
44
O homão e o menininho (uma fábula)
Era uma vez um menininho muito
magrinho e pequenino. Desses que não en-
gordaram porque comeram pouco quando
eram menores ainda. Desses que têm me-
nos idade do que aparentam e são bem me-
nores do que poderiam ser, considerando a
idade que têm.
O menininho sa de casa bem cedo,
carregando uma mochila cheia de livros,
cadernos e umas bolas de tênis bem velhas,
encontradas num lixo qualquer. Os livros
e cadernos eram para uso na escola, mas
antes da aula ele parava no sinal de tnsito
e sacava os instrumentos de trabalho. Toda
vez que o sinal fi cava vermelho, o menino
pulava na frente dos carros, jogando as bo-
las para cima e para baixo, de um lado para
outro, levantando com uma mão e aparan-
do com a outra. O menino pensava que es-
tava oferecendo um espetáculo circense e
que por isto merecia uns trocados. Alguns
motoristas achavam bonitinho e engraça-
do, e davam umas moedas para ele. Outros
45
não davam a menor atenção, nem mesmo
um sorriso.
O menininho fazia isso porque era muito
pobrezinho. Pobrezinho mesmo, que nem
esse monte de menininhos que anda bestan-
do aí pelas ruas nas grandes cidades. E era
muito feinho. Magrinho, pobrezinho, feinho
e desdentadinho. Tinha apenas uns dois ou
três dentinhos, todos bastantes esburacados
e em péssimo estado de conservação. Anda-
va esculhambadinho que só vendo. Aquelas
roupinhas esfarrapadas, com uns remendos
na bundinha e nas costas, uma lástima.
Um dia, o menininho vinha distraído por
uma calçada, contando as moedas e plane-
jando as futuras investidas no sinal, quan-
do deu de cara com um homão grandalhão.
Um homão grandalhão e gordão, bem bar-
rigudão, com os dentões todos na boca.
Passou a mão enorme na cabeça sujinha do
menininho e perguntou:
“Garoto, quem é teu pai?
O moleque abriu um sorrisinho bem sa-
fado e respondeu:
“O senhor!
46
Nem minha mãe
Heleninha disse: “nunca mais me ache,
nunca mais me olhe, nunca mais me siga,
nunca mais peça qualquer notícia minha”.
Tudo isso com uma raiva indescritível, saindo
fumaça dos olhos e
perdigotos pela boca.
E também nunca mais apareça em mi-
nha frente, Serginho, nunca mais me escre-
va, nunca mais dê qualquer informação de
sua existência imunda, pois dela eu quero é
distância.
Disse também: “nunca mais cruze o meu
caminho, Serginho, nunca mais deixe de
atravessar a rua quando me vir passar”.
E disse até: “nunca mais pronuncie o meu
nome com sua boca suja e depravada.
Disse mais: “nunca mais lembre que
existo, risque meu nome do seu caderno,
nunca mais apara, me esqua, me es-
queça, me esqueça.
Cheguei em casa triste, arrasado,
ma-
cambúzio
e esquisio. Fiquei quieto no
meu canto, não disse nada, não pedi nada,
nem falei com ninguém. Mas minha mãe,
Salpicos de saliva
lançados da boca
durante a fala.
Triste; em
silêncio.
47
que sempre percebe tudo, percebeu o meu
estado de choque, de tristeza e de pânico e
quis saber o que houve. Contei tudo, repeti
tudo o que a Heleninha me disse.
Inclusive com as ênfases, as repetições,
a fumaça e os perdigotos.
Vocês não vão acreditar, mas minha
mãe, minha santa mãezinha, olhou para
mim com o olhar mais cheio de piedade do
mundo, passou a mão em minha cabeça e
disse:é assim mesmo, Serginho. As mu-
lheres são assim, meu fi lho.
Quer dizer que nem minha mãe escapa?
48
49
Para Lennon e McCartney
“A maneira de escrever não era assim
que nem a do meu nome, não. Está aportu-
guesado, escrito conforme o nosso lingua-
jar. O João, por exemplo, é John. O Leno
se escreve, na verdade, de outro jeito. Dois
enes, um agá e coisa e tal. Macarte quer di-
zer McCartney, de Paul McCartney.
“Sei.”
“Sabe coisa nenhuma. Estou perdendo o
meu tempo te explicando essas coisas. Tu
não tem a menor idéia sobre os caras de
que estou falando.
E preciso ter? Nem sei para que tanta
informação. Eu só perguntei como era o teu
nome completo.
É João Leno Macarte da Silva.
É muito esquisito.
É uma homenagem, mané. A dois caras
muito importantes. Lennon e McCartney,
astros principais dos Beatles. Os músicos
mais badalados, os melhores cantores e
compositores. Sacou? Saca os Beatles?
50
Não é do meu tempo. Mas já ouvi falar.
Jesus Cristo tamm não é do teu tem-
po. Já ouviu falar, não é? Tem essa não,
cara. Os Beatles. O conjunto de rock mais
importante da história do universo.
Mais que os rolinstones?
Pô! Deixa no chinelo.
“Só lembro da música. Era um garoto,
que como eu, amava os bitos e rolinstones.
Isso aí. Meu nome vem daí. Meu pai
juntou os nomes dos dois caras.
E o da Silva?
Da Silva é do meu pai mesmo.
“E por que os teus pais fi zeram essa sa-
canagem contigo? Leva a mal não, mas o
teu nome cou muito esquisito.
Eles eram loucos pelos Beatles, além de
loucos mesmo, no geral. Meu pai tomava
porre, botava o disco dos caras na vitrola
e se deitava no chão, abraçado com a caixa
de som, babando na barba e acompanhan-
do o som dos caras. Sabia todas as letras,
principalmente as do John Lennon.
E a tua mãe?
Minha mãe curtia o Paul.
“Quem?
51
Paul McCartney, o outro. Ela achava o
cara lindão. E era mesmo. Outro dia vi o
malandro na televisão. Tá velhaço, mas um
velho bem apanhado. Minha mãe até fugiu
com um sujeito que trabalhava no restau-
rante da esquina, só porque ele se parecia
com o Paul.
E o teu pai?
Ficou com o John. Deitado no chão,
abraçado à caixa de som, babando na
barba.
“E ele?
“Ele quem?
“O John. Tá velhaço também?
“Morreu.
“De que?
Meteram umas balas nos cornos dele.
No morro? Era envolvido com tóxico?
“Claro que não, meu irmão. Foi um malu-
co que apagou ele. Um fã. O cara tá preso.
“E tu?
“Que tem eu?
Tu tá preso aqui por q?
Me pegaram com uma arma e não te-
nho porte. Tomaram a arma e ainda me en-
aram aqui.
52
E pra que tu queria a arma? Ia assal-
tar?
Deus me livre. Sou do bem. Eu ia matar
um cara.
Aqui mesmo?
Não. Nos Estados Unidos.
“Quem?
“O outro. O que sobrou. O tal do Paul.
53
O ídolo
O menino queria saber como era o seu
ídolo antes de se conhecerem. O que fi ze-
ra da vida nos dias em que ainda não tinha
aquela barba, aquele cheiro, a voz de mando
e comando, nem era apenas o papai que sai
cedinho e volta para casa no fi m de noite.
O pai achou que era uma boa oportuni-
dade para uma conversa daquelas que todo
lho adora, recheada de histórias que me-
xem com a curiosidade e excitam a imagi-
nação. Então disse que antes de conhecer
a mãe do menino, antes, portanto, de en-
comendar e receber o menino, zera coisas
inacreditáveis. Mas o fi lho prometeu acre-
ditar em tudo e ele foi em frente.
Contou que, por ter sido menino de roça,
se acostumara, desde pequenino, a enfren-
tar onças gigantes, serpentes traiçoeiras,
abutres de garras afi adas e punhais no
bico, carnívoros e carniceiros de toda es-
pécie. Ganhando sempre as lutas na briga
pela vida. Que ainda jovenzinho foi parar
na guerra, enfrentando e vencendo inimi-
54
gos de várias raças e nacionalidades, to-
dos ferozes e malvados. Que fora obrigado
– guerra é guerra – a mandar muitos desta
para a melhor ou pior, mas sempre em legí-
tima defesa.
O menino ouvia atentamente, balaan-
do a cabeça sem se mexer na cadeira, olhos
e ouvidos grudados nos relatos do pai. Que
se empolgou mais ainda e disse que antes
de ser o auxiliar de escritório que o fi lho
conhecia foi também médico salvador de
milhares de vidas, engenheiro constru-
tor da ponte Rio - Niterói e do Corcovado,
arquiteto da obra que levantou o Pão-de-
úcar e advogado com fama internacional.
Para concluir, com a pergunta inocente:
“E você, fi lho, quer ser o que quando
crescer?
Não esperava por aquela resposta, mas
nem sempre pai recebe o que espera:
“Quero ser mentiroso, que nem o papai.
55
Um dia difícil
A menina estendeu a mão para o ôni-
bus em Brás de Pina e entrou pela porta tra-
seira. Grati cou a cobradora e o motorista
com uma
mariola para cada um, desfalcan-
do o estoque. Saltou na Central do Brasil
e embarcou no metrô, direção Botafogo,
mergulhando por baixo da roleta e fazendo
um agrado para o moço da segurança.
Desceu na estação que fi ca ao lado do
cinema e reabriu a caixa de mariola no si-
nal. Vendia a vinte centavos cada; três por
cinqüenta, sete por um real. A primeira fre-
guesa comprou três unidades, disse:meus
lhos adoram” e perguntou: “que idade você
tem, menina bonita?. Ela respondeu: “tenho
doze”, mas a mulher nem ouviu porque já se-
guia em frente. Ainda bem, porque ela esta-
va mentindo: tinha apenas dez. Logo depois,
um homem comprou também o seu produto
e repetiu a pergunta da mulher, “que idade
vo tem?, que olhando fi xamente para
os pequeninos seios dela e comentando:
“você é bem gostosinha, sabia?.
Doce de goiaba
ou banana, em
forma de tablete,
envolvido em
papel celofane
ou folha de
bananeira seca.
56
57
A menina colocou a caixa de mariolas
embaixo do braço e se afastou. Aprendera
que nessa hora é sempre melhor se afas-
tar. A partir daí as coisas começaram a dar
errado, porque o guarda que cuidava do
ponto exigiu cinco mariolas para deixá-la
vender no sinal, uma mulher mal encarada
disse que o preço cobrado “era um roubo”
e o moleque que vendia amendoim no mes-
mo ponto começou a implicar com ela, pro-
curando intimidade e dando petelecos em
sua cabeça.
Quando a tardinha começou a averme-
lhar a enseada de Botafogo, a menina en-
tendeu que estava na hora de voltar para
casa, pegando novamente o metrô e o ôni-
bus na Central, tomando o devido cuidado
de guardar um restinho de estoque para
grati car segurança, trocador e motoris-
ta. Chegou em casa antes do pai, que era
biscateiro, e da mãe, empregada doméstica.
Pegou no colo a boneca de pano, já um tan-
to esgarçada e encardida, deitou no colcho-
nete com ela entre os braços e disse:
“Lilica, minha lhinha, hoje foi um dia
difícil. Nem queira saber.
58
Dia das mães
No ano retrasado ele veio, ano pas-
sado não. Este ano, só Deus sabe se vem.
Pensam que fi co esperando? Espero que
nem aquela porta espera, aquela mesa es-
pera, aquela planta ali. Não faz nenhuma
diferença ele vir ou não vir, com as tolas
recomendações de sempre, as mesmas e
falsas preocupações.
Teve um ano que trouxe o fi lho. E o fi lho
veio com a namorada. Dois jovens abobalha-
dos, olhando para as paredes descascadas
com curiosidade mórbida, me encarando
com nojo e repulsa. Não aceitaram a água
nem o guaraná que ofereci, com certeza
por acharem que os copos não são lavados.
Meu lho ainda aceitou a cerveja, talvez por
saber que o álcool desinfeta tudo.
A mulher não vem nunca com ele. Ne-
nhuma falta me faz. Fico dispensada dos
salamaleques, de fi ngir naturalidade, fa-
lando de doenças ou de novelas. Tão bem
criado, tão mal casado. A última vez que
ela apareceu aqui, veio direto do salão de
Cumprimento
exagerado;
polidez afetada.
59
beleza. Manteve os dedos esticados, duran-
te os minutos que durou a visita de médico,
para não encostar a unha em nada. Meu fi -
lho mostrou o quarto onde vivia quando ra-
paz solteiro. Ela riu, cínica e sonsa. “Como
é que alguém pode viver num buraco des-
ses?, devia estar pensando.
Barulho no portão, só pode ser ele. Lá
vêm ores murchas, presente ordinário,
casaco de lã ou meias de nylon, garrafa de
vinho de padaria, adocicado e enjoativo,
pacotinho de torradas que eu não comia
nem no tempo em que tinha dentes. Vai se
sentar no sofá que está forrado desde cedo
e estirar as pernas no banquinho que
sai do quarto quando ele vem aqui. Claro
que não vai demorar, pois tem compromis-
so com o fi lho ou com a mulher. Pouco se
me dá que venha ou não venha, fi que ou
não fi que.
Não era ele no portão. Apenas um ven-
dedor de frutas. Pela hora, duvido que ain-
da apareça aqui. Melhor dobrar e guardar
o lençol novo que coloquei no sofá, não que-
ro que pegue poeira. Melhor devolver para
o quarto o banquinho de estirar as pernas.
Ano que vem pode precisar.
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61
o é uma questão pessoal
O menino olhava para o fi lhote de
preá, maravilhado. O bicho olhava para o
menino, com medo. Dois olhinhos pretos e
miúdos, que nem duas jabuticabas. Pegava
sol sobre a pedra e provavelmente monta-
va guarda, protegendo pai e mãe que dor-
miam em algum toco de madeira próximo.
Talvez por estar muito preocupado com o
menino, o preazinho não percebeu a apro-
ximação da cascavel, não sentiu o cheiro
nem ouviu o barulho da serpente arrastan-
do a barriga no lajedo. De repente o bote, o
susto, o animal atravessado na boca da co-
bra e as gotas de sangue do bichinho pin-
tando a pedra.
Não!, gritou o menino, mas era tarde.
A cascavel já ia longe com sua presa
quando o menino abriu os olhos. A mãe en-
xugava gotas de suor em sua testa.
Teve um pesadelo, meu fi lho?
Uma cobra enorme, mãe. Um preazi-
nho bem pequeno.
A mãe sorriu, compreensiva:
62
A febre. Provoca sonhos confusos, de-
lírios.
Era um bicho pequenino. Tinha olhos
bem pretos.
Cascavelo pensa nessas coisas, meu
lho.
Por que foi pegar logo ele?
A mãe passou novamente o lenço na tes-
ta do menino, suave e didática:
Por causa da fome, meu fi lho. Nada
pessoal.
63
O faroleiro
Na noite mais negra de todas as noi-
tes, o menino acordou no meio da noite
ouvindo barulhos. Gavetas reviradas, col-
chões rasgados, socos na mesa e livros
atirados ao chão.
No meio da noite mais negra, entre o
despertar e o pesadelo, o menino entendeu
apenas, do pouco que pôde entender, que a
casa fora invadida por homens desconheci-
dos que reviravam gavetas, rasgavam col-
chões, davam socos na mesa, atiravam li-
vros no chão e tratavam aos gritos a todos
os moradores.
E ainda era noite quando o menino viu
que aqueles homens vieram buscar o seu
pai. Sram carregando seu pai pela sala
em direção à porta, cruzando a porta em
direção à escada, empurrando-o degrau
por degrau até a porta da rua, onde o atira-
ram dentro de um carro negro mais negro
que o negrume daquela noite.
E daí para frente foram noites e noites e
dias escuros. O pai que saiu sem se despedir,
64
que cruzou a porta, desceu as escadas e em-
barcou no carro mais negro que a noite sem
olhar para trás, nunca mais deu notícias. O
menino sabe que a mãe, a tia e a avó procu-
raram por muitos dias, rezaram por muitas
tardes, choraram por muitas noites. A mãe
dizia: “ele volta”, a tia mais fria repetia “ma-
taram ele”, a avó gemia e chorava num vale
de lágrimas.
Tantas noites se passaram que foram
até se tornando menos negras. O menino
foi se acostumando com a saudade, que foi
virando lembrança, se tornando desespe-
rança, mas jamais esquecimento. O meni-
no atravessou muitas noites, varou muitos
rios, mergulhou em muitos livros. Apren-
deu e cresceu, viveu e entendeu. Cavalgou o
alazão da esperança e descobriu que sabia
lutar com palavras.
Um dia despertou no seio da noite e re-
solveu por em prática o sonho que acabara
de ter. Ajudaria, a partir da manhã seguin-
te, a construir um mundo em que ninguém
jamais fosse levado para onde quer que
fosse no meio da noite. Começou a cons-
truir faróis que foram colocados nos telha-
dos das casas e nos postes das esquinas.
65
Já iluminou o seu bairro inteiro, caminha
para iluminar a cidade, e já se apresenta or-
gulhosamente como o faroleiro.
66
67
Oito dias
Dia 1
Saí do hospício ainda há pouco. Quem
me olhar vai reconhecer o brilho translú-
cido e confuso nos meus olhos. Quem me
cheirar sentirá todos os cheiros azedos que
trago lá de dentro. Entrei na primeira pa-
pelaria que encontrei no caminho, comprei
este caderno e comecei imediatamente a
escrever este diário.
o saí fugido. Deram-me alta. Não me
disseram o motivo repentino da alta, como
também não me disseram, em momento al-
gum, por que me internaram. Também não
sei quanto tempo passei lá dentro, mas sei
exatamente há quanto tempo estou aqui fora:
o tempo exato de escrever estas linhas.
Minha casa está do mesmo jeito que
deixei. Só um pouquinho mais empoeirada.
Acho estranho encontrar esse prato sujo
sobre a pia, mas não me incomodo. Talvez
tenham me levado para o hospício no mo-
mento exato em que eu fazia uma refeição.
Talvez eu tenha me apresentado esponta-
68
neamente. Por enquanto, não lembro de
nada. Mas tenho certeza de que lembrarei
enquanto estiver fazendo este drio. Pala-
vra puxa palavra, que puxa lembraa, que
pode ser boa ou ruim.
Querido drio. Seja minha luz. Ou meu
calvário.
Dia 2
Começo por tirar a poeira dos móveis.
Em seguida, dou uma geral em meus dis-
cos e livros. Concluo que está tudo no lu-
gar. Um disco no aparelho de som, com a
capa jogada em cima da mesa. Um livro
com a página marcada sobre o sofá da sala.
Talvez eu estivesse lendo ou ouvindo músi-
ca ou as duas coisas quando me seqüestra-
ram. Talvez eu tenha sido seqüestrado. Ou
não.
Na caixa de correio há contas para pa-
gar, folhetos de propaganda de lojas e res-
taurantes e uma carta de minha irmã. Não
lerei já. Pretendo esperar melhor momento.
Preciso ir até a mercearia, ou à padaria, ou
ao supermercado. Mas não tenho forças.
Prefi ro me jogar na cama, assim mesmo,
suado e de estômago vazio.
69
Amanhã acordarei cedo, tomarei café
reforçado e banho morno, se o gás não tiver
sido ainda cortado. Não sei quanto tempo
eles demoram a interromper o fornecimen-
to de gás. Também não sei quanto tempo
quei ausente e deixei de pagar as contas.
Depois do banho, ponho roupas limpas,
devo ter ainda alguma, e vou procurar em-
prego. Mas antes faço a barba e esfrego na
cara escanhoada a loção de alfazema, com
cheio de infância, que eu gosto tanto.
Dia 3
Três horas na la, com a documentação
dentro do envelope pardo.pia em xérox
da Identidade, CPF, Título de Eleitor, Car-
teira Pro ssional, Atestado de Residência,
PIS, Pasep, o cu da mãe, tipo de sangue,
suor e lágrimas. E só durante a entrevista
co sabendo que deverei ganhar, se conse-
guir passar a perna nos milhares de infe-
lizes concorrentes, uma merreca que mal
dará para o aluguel.
Respiro fundo e respondo a todas as
perguntas que me são feitas, uma por uma,
sem perder a paz nem a calma. Dou respos-
tas elegantes e corretas até quando o fi lho
70
da mãe me pergunta se tenho Aids e se te-
nho parceiras e/ou parceiros regulares.
Sim, não, claro, é assim, é assado, e qua-
renta minutos depois tomo o ônibus de vol-
ta para casa. Atiro-me na cama, sem sequer
afrouxar o cadarço do sapato, e ouço a voz
de minha mãe dizendo: “Reza, meu fi lho,
para Deus te ajudar. Reza mesmo deitado.
Só Deus. Só mesmo Deus.
Dia 4
Tomo o café na padaria da esquina, fo-
lheando o jornal de crimes. É o mais bara-
to que se encontra na banca de jornais e
revistas. Marido traído en ou duas balas
nos cornos do Ricardão e enforcou a in el.
Pastor atacava meninas menores de idade e
foi em cana acusado de pedofi lia. Aposen-
tado encontra bala perdida durante assal-
to a uma farmácia. Tiroteio entre polícia
e bandido ou entre bandido e polícia pára
o tnsito por algumas horas na principal
avenida da cidade.
Ligo do orelhão da esquina e fi co sa-
bendo que fui aprovado no trabalho. Pos-
so me apresentar amanhã, com todos os
documentos, que a merreca mensal esta
71
garantida. Faço as contas: dá para o ôni-
bus, o ca, o cigarro e a compra de super-
mercado para encher a marmita. Só que
terei que arrumar tempo para cozinhar o
que botar na marmita.
Deus me perdoe, mas no hospício eu ti-
nha menos trabalho.
Dia 5
Aqui não tem mesa de canto”, diz o
chefete.
E todas as mesas fi cam no centro da
sala, todos de frente para ele e de lado para
todo mundo. Recebo a primeira tarefa: re-
visar um texto escrito pelo chefete do che-
fete, que recebe ordens diretas do chefe e
este do chefão. É um memorando que in-
forma a não sei quais prezados senhores
que não sei que comunicação deve ser feita
sempre antes de não sei que horas, para
evitar atropelos. Tudo isto, em um texto
atropelado e confuso.
Pego um lápis e começo a corrigir os ab-
surdos. O chefete se aproxima e pergunta o
que estou fazendo. Digo que estou tentando
melhorar a redação, para que a comunica-
ção se dê de maneira mais direta.
72
No computador”, diz.
Pergunto “como assim” e ele esclarece
que as correções devem ser feitas no com-
putador, “pois aqui”, naquela porra, “neste
escritório”, naquela merda, “nada é feito à
mão”. Percebe o meu embaraço e me dá 24
horas para aprender a trabalhar no com-
putador, “se não quiser ceder a vaga para o
segundo colocado”.
Agradeço comovido. Bom homem, o
chefete.
Dia 6
Como não tem mistério, aprendo em pou-
cas horas a mexer com o computador. Qual-
quer macaco com um parafuso a menos na
cabeça mexe com essa porcaria que os es-
pecialistas acham a coisa mais complicada
do mundo. Corrijo o texto, emendo, remen-
do, reviso, salvo, imprimo e entrego para o
chefete com cara de bunda, que encaminha
para o chefe com cara de merda e que de-
verá fazer chegar urgentemente ao colo do
chefão, que deverá ter cara de cagão.
Passo o dia inteiro sentado, escrevendo
e corrigindo besteiras, e no fi nal da tarde
pego o ônibus para casa. Ônibus cheio de
73
doer. Nunca vi tanta gente fedorenta neste
mundo. Nem no hospício.
O sujeito suarento em minha frente tem
uma mancha enorme de sujeira no meio das
costas e um mau cheio insuportável no cor-
po, que se espalha pelo interior do ônibus
toda vez que ele levanta o braço.
Chego em casa muito cansado, mas sinto
vontade de escrever um poema, que começo
assim: “Estou cansado, cagado e infeliz.
Amanhã continuo ou não.
Dia 7
Os sonhos são tenebrosos. No primeiro,
estou dentro de um enorme buraco escuro,
não sei como fui parar ali. Ouço gritos lá
fora, sirenes ligadas, latidos de cães dana-
dos, vozes de caçadores autoritários. Pro-
curam-me, me perseguem e já descobriram
que estou escondido no buraco escuro.
Um diz: “joga uma bomba que ele sai cor-
rendo. Outro ordena que espere, porque
“mais cedo ou mais tarde o fi lho da puta vai
sentir fome e botar a cara para fora. Uma
terceira voz berra: “mata logo esse bosta e
vamos embora daqui”. Sinto uma vontade
louca de urinar. Saio às pressas do sonho e
74
quando me dou conta já estou no banheiro,
me aliviando, graças a Deus acordado.
O segundo sonho é com minha mãe, di-
zendo “reza, meu lho, reza mesmo dentro
do buraco, reza pra Deus te ajudar. Procura
sempre estar no lugar onde te sentes feliz”.
Ouço a voz de Deus, a rouca e pesada voz
de Deus, dizendo: “este aí nem reza salva.
Acordo com dor no estômago e lembro que
fui dormir com fome.
o quero voltar a dormir. Deus me
livre.
Dia 8
Lembro das palavras de minha mãe,
em meu sonho, dizendo que devo procurar
sempre estar no lugar onde me sinta feliz. E
com este pensando e as palavras de minha
mãe em meus ouvidos eu faço café, esquen-
to pão e tomo café, depois lavo a xícara e
tranco a porta de casa. Coloco as chaves de
casa no bolso da bunda e atravesso a rua de
cabeça erguida, entro no ônibus de cabeça
erguida, desço de caba erguida no ponto
mais perto do escritório e de cabeça ergui-
da vou até a mesa do chefete. Paro diante
dele e digo “bom dia”.
75
Bom dia”, ele responde, sem sequer
olhar para mim.
Acho que você é um grandíssimo fi lho
de uma vaca, eu digo, serenamente.
O chefete me olha com os olhos esbuga-
lhados, está amarelo de dar pena. Ameaça
gaguejar alguma coisa, mas não diz nada.
Saio do escritório pensando nas pala-
vras de minha mãe em meu sonho, cada
vez mais convencido de que o homem deve
procurar sempre o lugar onde se sinta fe-
liz, e entro em outro ônibus. Pouco depois
já estou na porta do hospício, de onde saí
faz só uma semana e parece que já tem
tanto tempo.
O homem da guarita abre a porta de aço
e pergunta se está tudo bem comigo. Digo
que está tudo bem comigo, pergunto se es
tudo bem com ele e estiro os braços para os
dois enfermeiros que se aproximam. Eles
en am em mim a camisa-de-força e um
terceiro vem chegando, com a seringa na
mão. Olham-me com profi ssional desinte-
resse, mas percebo o pequenino sorriso de
vingança. Ofereço o corpo e a veia, não crio
qualquer difi culdade.
Aprendi a conviver com essa gente.
76
Entrevista com o autor
Quando você começou a gostar de ler?
L
S – Em minha casa ninguém lia, não havia
livros em minha infância. A família era hu-
milde e não tinha dinheiro para gastar com
"essas coisas". Descobri os livros na bibliote-
ca pública de Feira de Santana, onde passei a
infância. Minhas primeiras leituras foram de
livros de aventuras, como O Conde de Monte
Cristo, de Alexandre Dumas, e Moby Dick, de
Herman Melville. Depois vieram os brasilei-
ros: Graciliano Ramos e Carlos Drummond
de Andrade.
Como você começou a escrever?
L
S – Comecei para imitar amigos que es-
creviam. Participei de um grupo de literatu-
ra que até hoje existe, o Grupo Hera. Iniciei
com poemas, passei para os contos e depois
para textos de humor e literatura infanto-
juvenil.
Como nascem suas histórias e
persona gens?
L
S – Não há nenhum ritual nem disciplina.
Minhas histórias surgem quando menos es-
77
pero. Meus personagens me procuram e me
acham, onde quer que eu esteja.
Quais são seus autores preferidos?
L
S – Graciliano Ramos, Luiz Vilela, Miguel
Sanches Neto, Antonio Brasileiro, Roberval
Pereyr, Juan Rulfo, John Steinbeck e J.D. Sa-
linger, entre outros.
Além de escrever, o que você também
gosta de fazer?
L
S – Gosto mais de ler do que de escrever.
Também gosto de ir ao cinema e de ouvir mú-
sica (brasileira, principalmente).
Você já tem novos projetos de escrita para
o futuro?
L
S Tenho sempre projetos de escrita. No
momento, trabalho em um romance, fi nalizo
um livro de poemas e também uma biogra-
a romanceada do compositor Luiz Gonzaga
para o público infanto-juvenil.
Que tipos de iniciativas podem ser feitas
para incentivar a prática da leitura entre
jovens e adultos?
L
S – A iniciativa do MEC com o prêmio Li-
teratura para Todos é um excelente exemplo,
pois rne o que há de melhor para se alcan-
çar esse objetivo: livros de graça, de vários
gêneros e de autores diferentes.
78
Leitura e cidadania
A leitura torna mais vasto o mundo de
quem lê. Também desperta a sua imaginação
e você ganha condições de aprender e desen-
volver seu senso crítico e cultural. Quanto
mais livros você ler, mais aumenta o prazer de
ler, mais alegrias você terá com a leitura. Com
isso, todos ganham, você, a sua família, a sua
comunidade e a sociedade em que você vive.
Pelo Brasil afora, muita gente tem traba-
lhado para estimular a prática e o acesso ao
livro e à leitura. Projetos, programas e ações
que envolvem todos: governos, universidades,
escolas, empresas, ONGs e os cidadãos. Todas
as propostas fazem parte do Plano Nacional
do Livro e Leitura – PNLL, do Ministério da
Cultura. Um dos objetivos desse empreendi-
mento é fazer funcionar bibliotecas públicas
em todos os municípios brasileiros.
É na biblioteca que você vai encontrar
apoio para seu desenvolvimento pessoal e
educação formal. Além disso, nesse espaço
você vai poder conhecer sobre a herança cul-
tural do seu povo, vai ter a oportunidade de
79
tomar apreço pelas artes e pelas realizações
da humanidade.
Visite uma biblioteca, pergunte ao biblio-
terio como é que ela funciona e como você
pode ter livros emprestados. A biblioteca pú-
blica é de todos e para todos.
80
Mais informações sobre esta obra
As ilustrações de Cabelos molhados con-
tribuem com a aborda gem dos diversos as-
pectos da natureza humana proposta pelo
autor. O artista André Cerino adaptou a téc-
nica aclico sobre tela para a aquarela sobre
papel, especialmente para ilustrar as páginas
deste livro.
A aquarela é um processo de pintura so-
bre papel que utiliza tintas diluídas em água
e se distingüe pelo uso de cores transparen-
tes sobre um fundo branco ou de outra cor
clara.
Foram escolhidos os textos que propi-
ciaram a construção de formas a partir de
cenas, personagens, dlogos, elementos ou
idéias.
O resultado você confere nas oito ilus-
trações distribuídas ao longo do texto. Os
elementos g cos criados pelo artista tra-
duzem uma visão
surrealista dos fatos. Esse
conceito artístico conduz o olhar do leitor so-
bre vários pontos de vista, seja an gular, tem-
poral ou atemporal.
Movimento
literário e
artístico lançado
em 1924 pelo
escritor francês
André Breton.
Caracteriza-se
pela expressão
espontânea e
automática do
pensamento.
81
Outros livros desta coleção
Poesias Tradição oral
Contos
Poesias Teatro
Biografia Novela Crônicas
Poesias
82
Produção gráfi ca e editorial
SUPERNOVA PROJETOS EDITORIAIS
Coordenação de produção
Cristina Guimarães
cristina@supernovadesign.com.br
Projeto gráfico e capa
Ribamar Fonseca
ribamar@supernovadesign.com.br
Projeto editorial, edição e revisão do texto
Alessandro Mendes e Iara Vidal
alessandro@azimutecomunicacao.com.br
iara@azimutecomunicacao.com.br
Ilustrações
André Cerino
cerino@cerino.com.br
Editoração eletrônica
Fernando Alves
fernando@supernovadesign.com.br
Auxiliar de produção
Adriana Mattos
adriana@supernovadesign.com.br
O papel da capa é o Duo Design 240g/m
2
e o papel do miolo
é o Pólen bold 90 g/m
2
. A fonte de texto é a Versailles, corpo
11,5 pt, projetada por Adrian Frutiger em 1984, serifada,
baseada nos tipos franceses desenhados no século 19. As notas
explicativas laterais foram retiradas dos dicionários da língua
portuguesa Houaiss e Aurélio e informações dos autores.
Impresso pela Gráfica e Editora Brasil para o Ministério da Edu-
cação em novembro de 2006.
contos
Luís Pimentel
Humor, drama, suspense, aven-
tura, ação. Personagens humildes,
provincianos, espremidos entre o
torresmo e a moela, como tantos
ha bitantes deste enorme Brasil.
His rias curtas, intensas, intrigan-
tes, histórias de gente comum, que
poderiam acontecer em qualquer
lugar e com qualquer um. Os dezes-
seis contos de Cabelos molhados
são assim, uma divertida viagem
por vários aspectos da natureza
humana.
Neste livro, o baiano Luís Pi-
men tel oferece ao leitor contos
que, ape sar de ficção, parecem re-
ais. É impossível não se identificar
com eles. É impossível ler o livro
e não pensar: “isso poderia acon-
tecer comigo ou com algum fami-
liar ou conhecido. É impossível
não se satisfazer com o agradável
sabor de boas histórias, contadas
com alma, que nos relembram mo-
mentos de nossas vidas e permi-
tem agradáveis viagens pela nossa
imaginação.
O tal do repórter parecia um carro-de-boi no atoleiro:
“O senhor matou? Matou ou não matou? O senhor
matou?”
Nenhuma panela mais nos armários. Roupas arranca-
das do baú. Móveis e a cama de pernas para o ar. Os ho-
mens quebravam tudo, em algum lugar o corpo estaria.
Viram o poço no fundo do quintal, correram até lá. “Vai ver
está ali, afogada”. Ananias enxugava as lágrimas nos pêlos
da mão e futucava os dentes com um palito de fósforos.
Cabelos molhados Luís Pimentel contos
Luís Pimentel é baiano de Feira
de Santana e nasceu em 1953. Jor-
nalista e escritor, mora na cidade
do Rio de Janeiro, onde ganha a
vida em redações de jornais e re-
vistas. Tem duas dezenas de livros
publicados, entre volumes de con-
tos, de poesia, de literatura infanto-
juvenil, de textos de humor e sobre
nomes ou aspectos da música po-
pular brasileira. Seus últimos títu-
los editados são Um cometa cravado
em tua coxa (Record), O calcanhar
da memória (Bertrand Brasil), Com
esses eu vou – de A a Z, crônicas e
perfis da MPB (ZIT) e Declarações
de humor (Fivestar).
Foto: Elizabeth Zelaya
COLEÇÃO LITERATURA PARA TODOS
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