103
Nas aulas de Matemática, percebe-se um acompanhamento diferenciado por
parte dos familiares dos alunos, principalmente na execução das tarefas marcadas
para casa. Parece-me que o envolvimento e a atenção da família é maior nesta
disciplina em relação as outras. Talvez seja pela maior dedicação e interesse
participativo dos pais nos conteúdos de Matemática devido à sua simplicidade. Da
minha parte, também considero esta disciplina mais fácil e atraente.
O curso de Pedagogia ajudou-me a gostar das minhas atividades docentes.
Após a conclusão desse curso, resolvi ingressar, como diplomada, no curso de
Letras. Sempre tive interesse e procurei aperfeiçoamento nesta área. Apesar disso,
tenho uma inclinação bastante acentuada pela Matemática e devo cuidar-me,
durante as aulas, para propiciar a mesma atenção as outras disciplinas.
A Matemática parece-me mais fácil e atrativa na formulação e resolução de
problemas, mais concreta e mais prática. Não sei se os conteúdos, nas outras
séries, fluem da mesma forma, pois não tenho a visão global da sua continuidade
nas séries seguintes, mas posso dizer que tanto eu como muitos dos meus alunos
gostamos de trabalhar em Matemática. As horas de atividades, nessa disciplina, são
muito agradáveis e passam “voando”. Para aprender Matemática com os alunos
procuro incentivar a criatividade deles por meio de dados concretos e,
posteriormente, transcrevo isso para o meu plano de trabalho diário.
Algumas vezes convido os alunos para continuar a aula no laboratório de
informática. Nestes momentos, perante o computador, aparecem as dificuldades no
acompanhamento da aprendizagem dos alunos, pois o trabalho, nesta situação, é
individualizado. Alguns alunos fogem do meu “controle” e aproveitam para realizar
jogos e outras tarefas que estão fora do programa pretendido. Nesses trabalhos de
laboratório, estou sempre acompanhada de outro professor, que participa das
atividades dos meus alunos.
Percebo, também, que a relação que tenho com os meus colegas
professores das séries paralelas é muito próxima. Com eles troco idéias sobre o
trabalho de sala de aula. Nas reuniões da escola e nos intervalos de aula,
estreitamos esses laços de amizade existentes entre nós. Mensalmente nos
encontramos em festas e jantares programados durante os intervalos de aula.
Nestes momentos aproveitamos para trocar idéias sobre o trabalho e a profissão.