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Sistemas de Telecomunicações. A não utilização do nome do curso com o mesmo nome da
área se deu pela interpretação local de que o seu uso obrigaria o desenvolvimento de todas
as competências apresentadas pelos RCNs. para a área de telecomunicações, que eram em
número bem maior do que as DCNs.
As competências profissionais do técnico em sistemas de telecomunicações
anunciadas pelo curso como integrantes do perfil profissional são todas as competências
profissionais gerais do técnico da área, determinadas pela Resolução CNE/CEB 04/99 (que
instituía as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs.) que são:
- Elaborar e executar, sob supervisão, projetos de pesquisa e de aplicação em
telecomunicações e em telemática.
- Coordenar e assistir tecnicamente profissionais que atuam na fabricação,
montagem, instalação e manutenção de equipamentos.
- Controlar a qualidade na fabricação e na montagem de equipamentos.
- Orientar o cliente na identificação das características e na escolha de
equipamentos, sistemas e serviços adequados às suas necessidades.
- Especificar, para os setores de compra e de venda, os materiais, componentes,
equipamentos e sistemas de telecomunicações adequados.
- Avaliar, especificar e suprir necessidades de treinamento e de suporte técnico.
- Operar e monitorar equipamentos e sistemas de telecomunicações.
- Planejar, em equipes multiprofissionais, a implantação de equipamentos,
sistemas e serviços de telecomunicações.
- Detectar defeitos e reparar unidades elétricas, eletrônicas e mecânicas dos
equipamentos de energia e de telecomunicações.
- Interpretar diagramas esquemáticos, leiautes de circuitos e desenhos técnicos,
utilizando técnicas e equipamentos apropriados.
- Realizar testes, medições e ensaios em sistemas e subsistemas de
telecomunicações.
- Elaborar relatórios técnicos referentes a testes, ensaios, experiências, inspeções
e programações.
- Acessar sistemas informatizados. (BRASIL, 2001, Resolução CNE/CEB 04/99,
p.184-5).
Além de todas as competências obrigatórias para a área, o curso em seu plano de
curso acrescentou mais uma, a competência profissional para participar da execução de
projetos de telecomunicações e telemática.
Observa-se que as competências determinadas pelos RCNs, e constantes no plano
curricular do curso em estudo, representam ações designadas por verbos no infinitivo,
sendo a competência significada como uma forma de saber-fazer da vertente teórica
cognitivo-construtivista. Porém, pelo fato de tratar-se também de desempenhos
demonstráveis aproxima-se também da tradição americana, que expressa a competência