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Índice:
LISTA DE TABELAS ......................................................................................................................................... 11
LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS .................................................................................................. 13
1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................................................... 14
1.2 NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS .......................................................................................................... 16
1.3 JUSTIFICATIVA DO TEMA ............................................................................................................................. 17
1.4 OBJETIVOS E VISÃO GERAL DA TESE ............................................................................................................ 18
1.5 HISTÓRICO E CONTRIBUIÇÕES DA TESE ........................................................................................................ 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................................................... 21
2. ENSINO A DISTÂNCIA ........................................................................................................................... 23
2.1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................................................... 23
2.2 RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO .................................................................................................... 24
2.2.1 Visão Geral ......................................................................................................................................... 24
2.2.1.1 Vantagens do uso de computadores ............................................................................................................... 24
2.2.1.2 Aspectos importantes em softwares educativos ............................................................................................. 25
2.2.2 Informática na Educação .................................................................................................................... 26
2.2.2.1 Breve Histórico ............................................................................................................................................. 26
2.2.2.2 Aspectos a serem considerados ..................................................................................................................... 26
2.2.2.3 Abordagem Tradicional do Ensino ................................................................................................................ 30
2.2.2.4 Abordagem Interativa .................................................................................................................................... 32
Quadro comparativo entre as duas Abordagens ........................................................................................................ 33
2.2.2.6 Limitações e problemas da abordagem interativa .......................................................................................... 34
2.3 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA ENSINO A DISTÂNCIA ................................................................................ 35
2.3.1 Introdução ........................................................................................................................................... 35
2.3.2 Regulamentação da EAD no Brasil .................................................................................................... 35
2.4 O ENSINO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA...................................................................................................... 37
2.4.1 Introdução ........................................................................................................................................... 37
2.4.2 Recursos computacionais no ensino ................................................................................................... 38
2.4.2.1 Ensino à distância de Engenharia Biomédica no mundo ............................................................................... 39
2.4.2.2 Síntese geral da Tabela 2.4 ............................................................................................................................ 46
2.4.2.2 Ensino a distância na área de saúde no Brasil ................................................................................................ 47
2.4.2.3 Síntese geral da Tabela 2.5 ............................................................................................................................ 53
2.4.3 Dificuldades enfrentadas no ensino .................................................................................................... 53
2.5 O ENSINO EM NEUROCIÊNCIAS .................................................................................................................... 54
2.5.1 Introdução ........................................................................................................................................... 54
2.5.2 Estudo de Caso: Neuroanatomia ........................................................................................................ 55
2.5.2.1 Introdução ..................................................................................................................................................... 55
2.5.2.2 O Ensino de Anatomia através do computador .............................................................................................. 57
2.5.2.3 Síntese geral da Tabela 2.6 ............................................................................................................................ 63
2.5.2.4 Problemas no Ensino de Neuroanatomia ....................................................................................................... 63
2.5.3 Estudo de Caso: Neurofisiologia ........................................................................................................ 64
2.5.3.1 Introdução ..................................................................................................................................................... 64
2.5.3.2 O Ensino Neurofisiológico ............................................................................................................................ 65
2.5.3.3 Problemas no Ensino de Neurofisiologia ....................................................................................................... 66
2.6 CONCLUSÃO GERAL .................................................................................................................................... 66
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................................................... 71
3. SISTEMA: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E INFORMÁTICOS ......................................................... 79
3.1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................................................... 79
3.2 METODOLOGIAS DE ENSINO ........................................................................................................................ 79
3.2.1 Quadro de Metodologias .................................................................................................................... 79
3.2.2 Metodologias Principais ..................................................................................................................... 80
3.2.2.1 Skinner .......................................................................................................................................................... 80
3.2.2.2 Piaget ............................................................................................................................................................. 81
3.2.2.3 Ausubel ......................................................................................................................................................... 82