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Desse modo, os bibliotecários devem ter habilidades especiais em relação
ao ensino/aprendizagem da localização de recursos, a formulação adequada
das buscas, a decodificação da informação, a localização, a seleção e
consulta de registros e de documentos em diferentes suportes e formatos.
Aliados a isso, encontram-se também os valores éticos e legais relativos ao
acesso e uso da informação. As destrezas no uso das tecnologias de
informação e comunicação devem ser aprendidas com o apoio de
programas institucionais, bem como os processos de determinação das
necessidades de informação, sua análise e sua reelaboração e
disseminação à comunidade com a finalidade de produção de novo
conhecimento – eis o grande desafio para a capacitação em serviço dos
bibliotecários enquanto mediadores desse aprendizado nas bibliotecas
brasileiras (DIAS et al., 2004, p. 2).
Analisar como adequar seus serviços de intermediação entre o aluno /
professor e a produção científica em meia às rupturas epistemológicas é um desafio
que os bibliotecários devem participar junto com a comunidade acadêmica. Segundo
Santos (1989, p.39) “[...] o meio acadêmico está em pleno debate científico ao
buscar o resgate do senso comum pela ciência”.
Nesta postura institucionalizada da educação universitária, nem o
bibliotecário, nem o professor e nem o aluno serão sujeitos na construção do
conhecimento, pois esta postura idealiza um projeto de sociedade igualitária utópica,
e transpor este padrão aceito por todos requer uma movimentação conjunta entre os
grupos sociais para que a ciência e o senso comum comunguem na construção de
um conhecimento emancipatório.
Em 18 de fevereiro de 1994 a Pontifícia Universidade Católica do Paraná
inaugurou a Biblioteca Central. Esta conta com uma área de 10.545,47 m², sendo
3,511,11 m² para leitura e o restante para o acervo e outras atividades. No acervo
reúne diversos materiais, dentre eles: livros, periódicos, teses, mapas, filmes,
folhetos, discos, diapositivos e publicações diversas. Atende a Comunidade
Universitária da PUCPR composta de: alunos, professores, funcionários,
pesquisadores acadêmicos e da comunidade (PUCPR, 1990).
O prédio da Biblioteca Central dispõe, no andar térreo, de: serviços de
referência; equipamento de CD-ROM, área para consultas, exposições e
lançamentos de livros, apresentações musicais, mostruários com novas aquisições
de livros, fitas de vídeo, DVD, além de dois auditórios (276 e 116 lugares) e um
Laboratório de Acessibilidade destinado ao atendimento de alunos com
necessidades educativas especiais (PUCPR, 1990).