SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS TABELAS E EXEMPLOS ........................................................... viii
1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 1
1.1. Antecedentes e Justificativas ..................................................................................... 1
1.2. Objetivos .................................................................................................................. 4
1.3. Referencial teórico ..................................................................................................... 5
1.4. Metodologia .............................................................................................................. 6
1.5. Estrutura da dissertação ............................................................................................. 7
2. NORMAS E PADRÕES DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO APLICADOS A ACERVOS
MUSICAIS .........................................................................................................8
2.1. Normas de descrição .................................................................................................. 8
2.1.1. Musicologia: Normas do RISM ........................................................................... 9
2.1.2. Arquivologia: ISAD(G) ..................................................................................... 13
2.1.3. Biblioteconomia ................................................................................................. 17
2.1.3.1. AACR2 ......................................................................................................... 18
2.1.3.2. Regras da IAML ........................................................................................... 20
2.1.3.3. Dublin Core .................................................................................................. 24
2.2. Padrões de intercâmbio ............................................................................................ 28
2.2.1. MARC 21 ........................................................................................................... 29
2.2.2. Protocolo de comunicação Z39.50 ..................................................................... 31
2.2.3. OAI-PMH ........................................................................................................... 33
2.3. Quadro síntese dos padrões e normas estudados ..................................................... 36
2.4. Panorama das iniciativas correlatas ......................................................................... 37
2.4.1. Biblioteca Nacional ........................................................................................... 37
2.4.2. Canções Brasileiras ........................................................................................... 38
2.4.3. Catálogo Temático de Viçosa ........................................................................... 41
3. IMPLANTAÇÃO DA BIBIOTECA DIGITAL ............................................................ 45
3.1. Bibliotecas Digitais ................................................................................................. 45
3.2. Escolha da plataforma para a biblioteca digital: DSpace ........................................ 46
3.3. Implantação de uma de um ambiente DSpace ........................................................ 48
3.4. Uso do ambiente DSpace ........................................................................................ 50
3.4.1. Administração do sistema ................................................................................. 50
3.4.2. Criação de comunidades .................................................................................... 51
3.4.3. Criação de coleções ........................................................................................... 51
3.4.4. Escolha dos metadados descritivos dos itens de uma coleção........................... 52
3.4.5. Submissão de itens ............................................................................................ 55
3.4.6. Consultas ........................................................................................................... 57
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................... 61
4.1. Principais contribuições .......................................................................................... 61
4.2. Limitações observadas ............................................................................................ 63
4.3. Trabalhos Futuros ................................................................................................... 63
REFERÊNCIAS ................................................................................................................. 65
ANEXO I – Correspondência entre Dublin Core e MARC 21 .......................................... 69
ANEXO II – Fichas Catalográficas das partituras de Lundus ........................................... 72
vii