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E desse ponto‐de‐vista, do
não‐exato, do não‐racional,
do realismo mágico, obser‐
vei semelhança entre o Sítio
cósmico e obras de Márcia
Xavier: “Neurônio Venoso”,
2004 (fig. 50) e “Baía de
Guanabara, 2005, obras que,
segundo Kátia Canton, “são
instrumentos emblemáticos
de um mundo instável, irônicos trompe d’oeils, estranhos sistemas visuais que
prometem a penetração em uma realidade feita de fábula, refeita pelos excessos da
midia.”
89
Contudosualinguagem criadaapartir defotografias alteradasporefeitos
deluzeespelhamentosdiferemuitodaminha.Aindaquesuasimagenspassempor
processosoutrosmidiáticos,eeutambémosuseemfasedeprojeto,minhasimagens
estão no paradigma pré‐fotográfico, na “vontade contra a matéria”, e as suas, no
fotográfico,segundoLúciaSantaella
90
emseusestudossemióticos.
fig.50.MárciaXavier“NeurônioVenoso”,alumínioeimagem
embacklight,30x45cmØ,2004,detalhe.
(LIMA,2005 ,p.269)
Com todas essas questões pontuadas digo que a estrela‐obra Sítio cósmico que
pertence a Monções, constelação referente a ventos imaginários que sopram na
direção da expansão para fora e para cima, abraça a Terra no trabalho com a terra.
Estaexpansãoparaforaatingeemoposiçãoomundointerior,criandoumalinhade
ligação,comoos cabosdosascensores deValparaíso, e,sendo assim,crescenasduas
89 CANTON, Kátia. Márcia Xavier. In: LIMA, Nair Barbosa (Org.). Brazilianart VI. São Paulo : JC,
2005,p.266.
90 Lúcia Santaella explica, em seu estudo semiótico, os três paradigmas da imagem ao longo da
história humana: pré‐fotográfico,onde, artesanalmente o homem plasma o visível, a imaginação
visual e mesmo o invisível em formas bi ou tri‐dimensionais; fotográfico, onde as imagens são
produzidas por conexão dinâmica, com uma máquina de registro; e pós‐fotográfico, em que as
imagens são inteiramente calculadas por computação, as imagens infográficas. SANTAELLA,
Lucia;NÖTH,Winfried.Imagem:cognição,semiótica,mídia.SãoPaulo:Iluminuras,2006,p.157.