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EaD multimídia, pois possui como elementos básicos o rádio e a televisão. Difere
por não possuir material impresso e os estudantes reúnem-se, obrigatoriamente, em
um local para assistirem a palestras transmitidas pelos meios de comunicação
citados. Segundo Peters (2004), ao analisar este modelo mais criticamente pode-se
concluir que não se trata realmente de um modelo de EaD, embora seja verdade
dizer que grupos de alunos são ensinados à distância. As técnicas utilizadas no
modelo convencional de educação são mantidas. As aulas lembram as palestras
transmitidas nos campi, com o uso do rádio e da televisão, os quais transmitem as
aulas que estão ocorrendo em um espaço diferente.
O modelo do aluno autônomo caracteriza-se pelo desenvolvimento da
aprendizagem independente. O objetivo é substituir a exposição de conteúdos
realizada pelo professor, encorajando o aluno a adquiri-lo por si mesmo. Segundo
Peters (2004, p. 79) o modelo é definido da seguinte maneira:
[...] Este modelo dá espaço para o desenvolvimento da
aprendizagem autônoma. Seu objetivo é a educação do aluno autônomo [...]
os alunos não apenas organizam a aprendizagem por si mesmos como [...]
também assumem tarefas curriculares, são responsáveis pela determinação
dos propósitos e objetivos, pela seleção dos conteúdos, pela decisão de
quais estratégias e mídias querem empregar e até pela mensuração do
êxito de seu aprendizado.
A crítica a este modelo, segundo Peters (2004), seria que este modelo não é
realmente um modelo de EaD, pois não tem a vantagem de ensinar a um número
grande de alunos. Um professor consegue orientar e apoior de vinte a trinta alunos.
O modelo de educação a distância baseado na rede faz uso de um ambiente
informatizado de aprendizagem, é o mais complexo e exigente.
[...] os alunos têm acesso até aos programas didáticos e aos bancos
de dados mais remotos que contêm informações relevantes. Podem
trabalhar off-line ou on-line. Podem usar CD-ROMs [...] sob a forma de
hipertexto [...] podem participar de seminários, workshops, reuniões com
tutores e com orientadores, grupos de estudo ou grupos para realização de
projetos, todos virtuais, e bater papo com seus colegas. A maior vantagem
pedagógica, no entanto, é que os alunos são desafiados a desenvolverem
novas formas de aprendizagem, buscando, encontrando, adquirindo,
avaliando, julgando, modificando, armazenando, manuseando e
recuperando informação quando necessário. Têm a chance de aprender
fazendo suas próprias descobertas e serem introduzidos à aprendizagem
fazendo pesquisa. (PETERS, 2004, p. 80)
O modelo de ensino em sala de aula, estendido tecnologicamente, é
caracterizado por utilizar como recurso a videoconferência. O professor conduz a
aula em sala e esta é transmitida para outros locais, por meio de cabo ou satélite.