exclusivamente com plectro, e depois palheta, enquanto outros se valeram da
alternativa do uso exclusivo dos dedos.
“Bicos de pena, de fato, podem ter sido os primeiros plectros padronizados.
Estes foram os acessórios preferidos entre os trovadores europeus da
Idade Média, que tangiam em instrumentos musicais similares ao bandolim.
Por volta do século XVI os franceses tornaram-se hábeis no manuseio da
mandola italiana, que eles tocavam com um único dedo, ao qual uma
pluma havia sido enlaçada. O próprio bandolim napolitano foi sempre
tocado com plectro” (Hoover, 1995, p. 12)
5
.
A história do violão na Europa não apresenta evidências palpáveis
relativas ao uso da palheta nos muitos tratados e métodos publicados. Não se sabe
quem tocou o instrumento, utilizando-se do acessório, desde o período da guitarra
renascentista, passando pelo violão barroco, clássico, romântico e moderno.
Somente na virada dos séculos XIX e XX é que se tem o primeiro relato
documentado sobre o uso do recurso na América do Norte.
O violão tocado com cordas de aço na América do Norte no final do século
XIX e início do século XX foi primeiramente utilizado pelos músicos do blues, como
sendo a guitarra blues do negro americano. Segundo o historiador Alan Lomax em
“The Folk Songs of North America”, Hoover (1995), os negros introduziram o violão e
o blues nas colinas da América logo depois da virada do século e ficaram
conhecidos como nigger pickin
6
. O banjo foi o instrumento favorito dos niggers nos
Estados Unidos, mas o violão, sendo mais fácil de construir e manejar, gradualmente
sobrepujou o banjo entre as populações do sul.
Segundo Grunfeld (1969), na década de 30 o guitarrista de Bebop, Charlie
Chistian, começou a tocar palhetando um violão acústico, e em seguida, passou a
tocar guitarra elétrica com palhetadas descendentes que obtinham um som mais
forte e competitivo com os instrumentos de sopro.
Outros ícones da música popular improvisada a serem mencionados como
utilizadores da técnica de palheta foram Freddie Green e Django Reinhardt. O
5
N. T. – Feather quills, in fact, may have been the first standardized plectrums. They were preferred
pluckers among European troubadours of the Middle Ages, who strummed on musical devices similar
to the mandolin. By the 1600s the French had become adroit at handling the Italian mandolla, which
they plucked with a single finger to which a plum had been laced. The Neapolitan mandolin itself has
always required a plectrum (Hoover, 1995, p. 12).
6
Palhetada negra (tradução livre do autor).
7