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relaçãoàstemáticasabordadas,sejapelomododenarrar.Paratanto,seucorpusabrangeum
conjuntodecontosquedatamdadécadade70doséculoXXporqueessefoio"períodoem
queocorreuumaverdadeiraexplosãodaproduçãoliteráriagaúchadecontos,reproduzindo,
aliás,umfenômenoqueaconteciatambémemnívelnacional"(p.12).
Oscontosselecionadospelateóricaapresentamalgunstraçoscomuns,principalmente
emrelaçãoaosaspectosculturaisesociais,aoperíodohistóricoemqueestãoinseridoseà
"ficcionalidadee[à]brevidadedashistórias"(p.13).Hátambémacentuadaheterogeneidade
temporal eespacial,gerandodiversidade nasconfiguraçõesinternas das narrativas.Noque
concerneàvariedadedocorpus,acríticaescolheonzeautores
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,nascidosnoRioGrandedo
Sul, cujas obras têm uma importância significativa na década de 1970, sendo que alguns
dessestrabalhosforamproduzidosnosanos60.
A teórica realiza um estudo do conto inserido na história da literatura sul-rio-
grandense,salientandotraçosideológicos,culturais,sociaisehistóricospresentesnostextos
ficcionais,poisessesaspectossãooquedefinem,segundoela,aliteraturanoRioGrandedo
Sul. Os/as autores/as citados vão desde os considerados "tradicionais" (que escreveram na
décadade1920)atéos"renovadores"(queproduziramentreosanos50e60doséculoXX).
Alémdisso,hánarrativasqueseinserememuma"fasedetransição"(p.38),vistoque,apesar
deapresentaremumregionalismomelancólico,trazem"umaincipientenarrativaurbanaque
já vislumbra a problemática social, decorrente da desintegração da sociedade rural e do
crescimentodascidades"(p.38).
Paracategorizaroscontossulinosprocedentesdogrupodos"renovadores",aautora
apresentaquatro"vertentestemáticas"percebidasnasnarrativascurtasquedatamdofinaldo
séculoXXe que,portanto,possuem uma estrutura econteúdoinovador,condizentecomo
panoramahíbridosocioculturaldopovogaúcho.Esseestudofornece"umaidéiadosrumos
tomadospelocontobrasileiroedesuasdiferenteslinhastemáticas"(p.66),poisosdemais
trabalhos teóricos produzidos até então, são dotados de classificações muito "variadas e
heterogêneasemfacedanaturezadessemelhantedoscritériosadotados"(p.67).
BittencourtcomentaosestudosdeHermanLima,TemístoclesLinharesedeAntônio
Hohlfeldt.Sobreesteúltimo,elasalientaqueocríticoutilizaseiscategoriasparaclassificaros
contos(rural,alegórico,psicológico,deatmosfera,decostumesesociodocumental),masque,
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Os/asautores/asselecionados/assão:MoacyrScliar,JosuéGuimarães,RubemMauroMachado,TâniaFaillace,
Sergio Faraco, Carlos Carvalho, Ieda Inda, Laury Maciel, Flávio Moreira da Costa, Flávio Aguiar e João
GilbertoNoll(p.12-13).Nosubcapítulointitulado"Asituaçãodocontobrasileirocontemporâneo"(p.59),a
autora cita oito contistas brasileiros/as e fornece elementos caracterizadores das narrativas curtas dos/as
mesmos/as. São eles/as: Lygia Fagundes Telles, Dalton Trevisan, José J. Veiga, Rubem Fonseca, Autran
Dourado,LuizVilela,SamuelRaweteJoãoAntônio.