247
geral. Que, por exemplo assim, que eu lembre... é, dos conhecimentos, de
capacidades didáticas, a gente não tinha muito isso em metodologia, a
gente ia mais, assim, naquela receita básica, a gente não conseguia ter
uma metodologia nossa, a gente ia pela tradicional, que é a mais fácil, na
hora de um PEES, ou na hora de ter que dar uma aula. Então, por mais que
tu te propusesse a não fazer uma metodologia..., no PEES 2 eu consegui,
aliás, nos dois PEES’s eu não fui tradicional, não fiz..., fui bem
construtivista, não me preocupei com nota, comnada, mas mesmo assim,
durante todo o curso, a primeira reação que tu tem é ser tradicional.
Então, tu não tem muito assim, capacidade didática, capacidade de
organizar uma aula, tu tem muito superficial. Tu tem algumas aulas que tu
organiza, não é um acompanhamento e um ano com uma criança, tu sabe
que tu vai ta largando ela daqui três meses, nem é tu que dá todas as
aulas de Educação Física durante a semana. Então tu não é responsável
por ela, assim, plenamente né. Então essas competências ficaram a desejar,
conhecimento acerca das crianças, sobre adolescentes, eu não conhecia
nada..., não sabia, foi difícil trabalhar com adolescentes, ainda mais de classe
bem elevada, que foi o caso que eu trabalhei. Conhecer a realidade deles, que
que eles fazem. Não que a gente não tenha sido, mas agora mudou um monte
de coisa, no meu caso não faz muito tempo. Mas eu quero dizer assim, são
outras pessoas. Meu Deus, eles vão achar..., o maior medo que eu tinha, eles
vão achar ridícula essa aula? Então tu não tinha um conhecimento a cerca dos
alunos. Isso não foi, sequer, falado. Tu sabe que de dois a três anos tu tem que
desenvolver isso, de quatro a cinco isso... então algumas competências ficaram
bem... Assim, não consigo agora te dizer, te enumerar, te dizer quais, quais
ficaram falhas, assim. Te digo as principais, não consigo te dizer todas.
P: Tu tinha se referido antes a não validade, vamos dizer assim, da aula para os
colegas. Tu até citou o exemplo de ensinar a adaptação ao meio líquido para
um colega. Na tua opinião, então, essas atividades não deveriam fazer parte do
processo de construção das competências do professor?
E: Depende para que tu está voltando as atividades. Por que no caso assim. A
gente tava, no basquete, no vôlei, até na própria natação, a gente voltava mais
a nossa atenção para ensinar para a criança. Então, destoava, tu dar aula para
um colega teu. Nas outras disciplinas, assim... quando eu fiz handebol, eu não
tive essa experiência com crianças, só com colegas, então destoava, por que tu
não ia lá dar aula para a criança depois. Tu acha que é aquele mundinho, que é
aquela aula. Mas depois, quando, por exemplo, na natação, que eu tive as
duas experiências, eu vi: meu Deus, quanto eu ia perder se eu só tivesse
dado aula para o colega. Eu não digo que não teria que existir. Eu acho
que até pode existir. Por exemplo, que nem na natação. A gente fez um
Metodologia de
ensino e capacidade
didática
Descontextualização
das PP e
desconhecimento da
realidade
Importância da
participação das PP
c/ colegas e a
necessidade de sua
contextualização