142
MEDEIROS, I. L. P. de; LUCE, M. B. Gestão Democrática na e da Educação: concepções e
vivências. In: __________. Gestão Escolar Democrática: concepções e vivências. Porto
Alegre: Ed. da UFRGS, 2006. p. 15-25.
MEHAN, H. The structure of classroom discourse. In: DIJK, T. A. van (Ed.). Handbook of
Discourse Analysis, v. 3. Londres: Academic Press, 1985. p. 119-131.
MEHAN, H. The Study of Social Interaction in Educational Settings: Accomplishments and
Unresolved Issues. Human Development, New York, v.41, p.245-269, 1998.
MELO, P. S. de. A Co-construção Justificada do Controle Social na Sala de Aula. In: SALÃO
DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS, 17., 2005, Porto Alegre. Anais do XVII Salão de
Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2005. CD-ROM.
MELO, P. S. de. A Tomada de Turnos e o Controle Social na Fala-em-Interação de Sala de
Aula: práticas diferenciadas organizam diferentes instituições escolares. Monografia de
Conclusão do curso de Licenciatura em Letras. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
MOLL, J. Histórias de Vida, Histórias de Escola: elementos para uma pedagogia da cidade.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 205p.
MOLL, J. (Org.). Ciclos na Escola, Tempos na Vida: criando possibilidades. Porto Alegre:
Artmed, 2004. 247 p.
MOLL, J.; FISCHER, N. B. Pedagogias nos Tempos de Orçamento Participativo em Porto
Alegre: possíveis implicações educativas na ampliação da esfera pública. In: FISCHER, N.
B.; MOLL, J. (Org.). Por uma Nova Esfera Pública: a experiência do orçamento participativo.
Petrópolis: Vozes, 2000. p. 143-168.
MONTEIRO, M. R. C. e PACHECO, S. M. Todos os alunos podem aprender: do princípio
filosófico à construção da escola inclusiva. In: PERSCH, M. I., PACHECO, S. M. e
MONTEIRO, M. R. (Orgs.). Uma Escola para Todos, uma Escola para Cada Um. Série
Escola Faz, v. 2. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de
Educação, 2006. p. 29-36.
MOOJEN, S. S., PAZ, A. G., SPIELMANN, A. P., ET AL. Uma escola vivida e pesquisada:
relatório de pesquisa. Porto Alegre: Escola Municipal de Primeiro Grau Prof. G. J. da Silva
Centro de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Manuscrito inédito, 1997.
MUÑOZ, C. Pedagogia da Vida Cotidiana e Participação Cidadã. São Paulo: Cortez, 2004.
110 p.
O’CONNOR, M.; MICHAELS, S. Shifting Participant Frameworks: orchestrating thinking
practices in group discussion. In: HICKS, D. (Org.). Discourse, learning and schooling
Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1996. p. 63-103.
PERSCH, M. I., PACHECO, S. M. e MONTEIRO, M. R. (Orgs.). Uma Escola para Todos,
uma Escola para Cada Um. Série Escola Faz, v. 2. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de
Porto Alegre, Secretaria Municipal de Educação, 2006. 156 p.