daquela maneira. Fale sobre os seus procedimentos. Por que você trabalha desta
maneira as formas geométricas?
Observamos que nas entrevistas o discurso coincide com as práticas
observadas, assim como com a análise do encaminhamento das atividades dos livros
didáticos. Julgamos importante salientar que na triangulação dos dados: análise dos
encaminhamentos das atividades do livro didático e as práticas observadas em sala
de aula e nas entrevistas foram evidenciados quatro elementos que influenciam as
praxeologias das professoras, que a seguir destacamos. Agrupamos os dois primeiros
por serem diretamente relacionados.
4.3.3.1 Aprender pela experiência e o uso de materiais manipuláveis
Então sempre tem que começar com uma coisa concreta, o material
concreto para eles manusearem, para eles verem. Quando ele compara
com aquilo que ele conhece, que manuseia, tipo os brinquedos, as coisas
que tem em casa, as coisas que eles têm dentro da sala de aula, então eles
aprenderam além do registro. Quando você compara objeto com objeto
tem que dar para eles além da visão, o tato, o manuseio e assim coisa
concreta do dia a dia. (Professora Mariluce)
Porque são crianças pequenas e o entendimento deles é muito restrito e
eles entendem melhor visualizando, vendo, pegando. (Professora Milce)
Geralmente eu trabalho com sucata aquilo que eles já trazem de casa, que
é mais fácil para eles estarem memorizando é a caixinha do leite, a caixa
de sapato, a caixinha de suco que eles trazem para o lanche, o caderno, o
material que eles já têm, a circunferência do lápis, tudo isso para envolver
bem o dia a dia deles. (Professora Ana Lucia)
Porque a gente fala quadrado é muito abstrato, se eles tiverem aquele jogo
vazado, por exemplo, eles podem tocar os lados, ver que os lados são
iguais. [...] Eu gosto de trabalhar com o concreto, até porque eu tenho
crianças que nunca frequentaram a escola. Eles vieram direto da creche
para a sala de aula. Com o concreto eles pegam mais rápido as diferenças,
as semelhanças. [...] ele toca, ele compara, ele mede, ele pega as duas
figuras que são diferentes, ele tenta ver na mão qual que é a diferença.
(Professora Liana)
4.3.3.2 Contextualização do cotidiano
Quando você ta fazendo principalmente a semelhança dos objetos, eles
têm que ter essa visão e fazer ao mesmo tempo um paralelo com o que
eles têm em casa, com o que eles têm na sala. [...] Porque eu vejo assim,
que a contextualização é muito importante, o registro também é
importante, mas só que antes do registro eu tenho que partir para
contextualizar, então quando eu faço um paralelo dos sólidos geométricos