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RESUMO
Dissertação de Mestrado
Programa de Pós
-
Grad
uação em Educação
Universidade Federal de Santa Maria
SABERES DOCENTES, AVALIAÇÃO E INCLUSÃO: ESTUDO DE
UMA REALIDADE
AUTORA: MÁRCIA TERRA MARQUES CARAMÃO
ORIENTADORA: DRª
.
MARIA INÊS NAUJORKS
Local e Data da Defesa: Santa Maria,
19
de novembro
de 200
9.
Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial, do Programa de Pós-
Graduação
em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Propõe refletir sobre os Saberes Docentes e a Avaliação
de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Incluídos na Rede Pública de Ensino, buscando participar
de uma maneira ativa na produção dos saberes dos professores através de encontros de estudo sobre a
Avaliação, propondo caminhos que apontem as possíveis respostas para as dificuldades e angústias que o
processo avaliativo causa. Os objetivos que alicerçaram esta pesquisa foram investigar como a avaliação da
aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais se processa e que saberes docentes
estão
envolvido nestas práticas pedagógicas. Para a produção desta pesquisa utilizou-
se
as seguintes temáticas
:
saberes docentes, avaliação, inclusão e a avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Esta
pesquisa é do tipo pesquisa-ação crítico colaborativa com abordagem qualitativ
a.
A coleta de dados aconteceu
com a participação de oito professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública
de ensino de um município da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, as quais participaram de um
grupo focal
.
Durante o trabalho do
grupo de professores
, foram
incentivadas
reflexões, leituras, debates, opiniões
e sugestões sobre a avaliação da aprendizagem escolar nos anos iniciais do ensino fundamental com alunos
com necessidades educacionais especiais
.
Ainda
complementando
a coleta de dados u
tilizou
-
se
um diário de
bordo, no qual se registrou as peculiaridades de cada encontro e, ao final, um questionário com sete questões
abertas
, as quais indagavam das professoras conceitos e aspectos importantes sobre avaliação, saberes
docentes e inclusão. As respostas foram tratadas por análise de conteúdo e revelaram a prática de cada
profes
s
ora
no que tange à avaliação realizada com os alunos com necessidades educacionais especiais, bem
como os saberes
que
cada professor
a
utiliza
em sua prática avaliativa, seja planejada ou não. Esta pesquisa
possibilitou
um contato entre as professoras do grupo com maior freqüência, uma troca de experiências que
propõe reflexões sobre os alunos com necessidades educacionais especiais e a avaliação como processo
significativo para o progresso escolar.
A avaliação foi conceituada como um desafio presente no dia
-a-
dia escolar
e no planejamento das professoras como parte principal para o desenvolvimento de um trabalho significativo,
relataram verbalmente como um processo que gera nervosismo e ansiedade, perceb
eu
-
se
que
elas
sentem
dificuldades
em
produzir a avaliação para todos os alunos e principalmente para aqueles que apresentam
necessidades educacionais especiais. As professoras ainda revelaram um conhecimento restrito
de
avaliaç
ão
escolar e seus principais teóricos. Os procedimentos avaliativos descritos pelas professoras como
os
mais
utilizados são: a pesquisa nos livros didáticos, os trabalhos em grupos,
os
jogos
didáticos e trabalhos orais e
escritos. Pode-se perceber que também se utilizam de um planejamento diário para exercer suas atividades com
os alunos. Ficou evidente durante a pesquisa a dificuldade que as professoras sentem ao avaliar os alunos com
necessidades educacionais especiais bem como todos os alunos. Os estudos em Avaliação e Inclusão Escolar
precisam ser sempre temas de estudos entre os professores.
Palavras-
chaves: Saberes
D
ocentes,
A
valiação,
I
nclusão,
A
lunos com
N
ecessidades
E
ducacionais
E
speciais
.