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5 MÉTODO DE PESQUISA
Para atingir o objetivo especificado nesta dissertação, ou seja, a criação do
ROAD, um Repositório Semântico de Objetos de Aprendizagem para Dispositivos
Móveis, foram necessárias várias etapas de estudo, pesquisa, desenvolvimento e
validação, as quais estão relatadas abaixo:
O referencial bibliográfico, como já visto, foi necessário para entender o
contexto de criação do ROAD e baseou-se no estudo, não necessariamente nessa
ordem, de Objetos de Aprendizagem, padrões da Web Semântica (UNICODE, URI,
XML, RDF, RDFS, OWL, SPARQL), Ontologias, metadados (DublinCore, IEEE
LOM), Computação Móvel e M-Learning.
Com o aporte teórico definido, fez-se necessário um levantamento de
informações sobre o funcionamento dos repositórios de OA, selecionados como
base de comparação ao ROAD, são eles: MERLOT, WISK, RIVED, BIOE, CESTA e
LUME, os quais foram vistos no Capítulo anterior. Para esse levantamento, foram
definidas as seguintes categorias de Objetos de Aprendizagem: Animação,
Simulação, Figura, Vídeo, Áudio, HTML/texto) (RIVED, 2007) e os formatos de
arquivos mais comuns de cada categoria passíveis de execução em dispositivos
móveis: Animação (Gif animado, Flash Lite, J2ME), Simulação (Flash Lite, J2ME),
Figura (JPG, PNG, BMP, GIF), Vídeo (MPEG, RealMedia, 3GP, FLV, MOV, WMV),
Áudio (MP3, WAV, AAC) e HTML somente em formato texto (WURFL, 2004). Esse
levantamento resultou na disponibilidade de cada repositório em permitir pesquisas
aplicando filtros tanto sob as categorias quanto aos formatos de arquivo e da
disponibilidade do repositório em facilitar o acesso/visualização de usuários de
dispositivos móveis.
Para o desenvolvimento do ROAD, primeiramente foram definidos os
metadados utilizados para a descrição dos OA, esses metadados seguiram os
padrões internacional IEEE LOM (LOM, 2004) e Dublin Core (DCMI, 1995), porém
também foi necessária a inserção de mais alguns atributos criados especificamente
para descrever OA em relação ao contexto educacional e outros em relação às