87
Quarenta e cinco por cento (45%) de nossos entrevistados apontaram a necessidade de
mudar a metodologia de ensino de uma rede de ensino para outra em virtude do nível do
aluno.
Você muda assim, se você observa dificuldades na sala de aula, você observa que o
nível de dificuldade de uma sala é bem maior que a outra, ai sim, você começa a
diferenciar essa metodologia, porque você vai trabalhar mais em cima daquela sala,
daqueles alunos. Mas, com relação a rede pública e rede privada é necessário que
você trabalhe igualmente, independente que seja pública ou privada . [...] Agora, na
escola pública, você tem que ter mais disponibilidade para trabalhar a série anterior
porque eles já vêm com dificuldades, os alunos às vezes está com vários anos sem
estudar, e você tem assim que mudar sua metodologia, trabalhar assim de uma
forma mais leve. (P1).
Olha a metodologia eu acho que não muda, eu sou professora nas duas redes de
ensino pública e privada, do mesmo jeito que eu ensino pra um eu ensino pro outro.
Agora, a gente tem que ver o nível que eles estão acompanhando. A metodologia
muda no sentido de atender o aluno. [...] O nível do aluno da rede particular é
melhor [...] Os alunos da rede pública não têm muita maturidade como se o
professor não puxasse por eles, eles chegam a quinta e oitava série com uma
defasagem muito grande (P3).
Eu creio que depende da turma. O professor muda a metodologia dependendo da
turma. Não só entre rede pública e privada, mas dentro de um colégio particular
“X”, se a turma em si é diferente do colégio particular “Y”, a gente tem que mudar
a metodologia, usar a metodologia do ator. Incorporar a personagem daquela
turma.[...] Os alunos da rede particular, privada a gente percebe que eles têm uma
estrutura melhor do que aqueles da rede pública (P6).
Sim, claro a metodologia utilizada é diferente. Na rede privada, apesar de não ser
todos interessados, a gente consegue puxar mais, eles conseguem compreender,
assimilar, pelo fato da base. Já na escola pública, a gente tem uma dificuldade
muito grande para que o aluno consiga aprender; a gente tem que voltar a série
anterior (P11).
A metodologia muda em virtude do perfil do aluno e grau de dificuldade. [..] Na
escola privada, o aluno tem um nível melhor de entendimento. (P13).
Sim. Isso é evidente. A metodologia a gente muda. A maneira que eu trabalho na
escola particular eu não posso trabalhar igualmente na escola pública, porque nós
temos alunos que são diferentes, de perfil diferente, de história diferente, de vida
diferente e isso tem que ser levado em conta (P12).
Acredito que sim. Alguns alunos precisam de uma maneira diferente de abordar o
conteúdo. Alguns aprendem mais rápidos, outros demoram um pouco assimilar o
conteúdo. A metodologia muda de conformidade com o aluno [..] Na escola pública
o aluno tem um conteúdo básico fraco, tem que revisar. (P19).
Com certeza, cada sala é um mundo diferente. A clientela é diferente. Na escola
privada, nós temos turma de 30 a 40 alunos e a clientela é mais homogênea. A
metodologia que se usa na escola privada tem que trazer resultado porque a
cobrança é maior. Na rede pública, a clientela é heterogênea, a metodologia tem
que se adequar, uns sabem, outros sabem mais ou menos e outros não sabem nada.
Assim a metodologia tem que se adequar (20).
Para trinta por cento (30%) dos entrevistados, existe pouca cobrança da escola pública
inclusive no sentido de exigir dos professores uma boa metodologia para que a aprendizagem