![](bg43.jpg)
66
Aí aqui eu botei mais contas que são as frações, divisão, soma, subtração e multiplicação
também são dentro da matemática só que eu coloquei isso mais para trás porque é a parte
mais fácil, [fórmulas, contas, cálculos, números, problemas é mais difícil do que fração,
divisão, soma?] é tudo a mesma coisa só que...ali já vai ficando mais e mais complexo por
causa das fórmulas, essas coisas, aqui já não, a gente pegava os números e fazia, era mais
fácil. (S. 04).
...tipo [...], fração, divisão, soma não é tanto assim,[...], fração, ah! É cinco dividido por
quatro pega a calculadora e faz...tem dificuldade...divisão de fração é xarope, divisão também,
soma não é tanto assim que é só assim tipo cinco mais cinco. [Porque será que a divisão é tão
difícil?Já parou para pensar?] É por causa que...tipo assim...tenho cinco pessoas eu só tenho
um real daí vai envolver números com vírgula, entendeu? Daí, ah, meu Deus, quanto me que
vai dar...zero vírgula zero, zero, zero...entendeu? . (S. 06).
Eu coloquei eles todos juntos porque assim...é coisa que... bem lógica assim para a gente
associar com a matemática, é conta, números e principalmente vários tipos de contas que a
gente aprende a fazer desde as mais simples...soma, subtração assim...como a gente vai
crescendo assim...primeira série vai aprendendo algo novo até a gente conseguir chegar até
cálculos mais complexos com fórmulas e aumentar as fórmulas, função...acho que assim
tipo...a evolução que a gente consegue... vai aprendendo através dos anos e como
assim...tipo...principalmente mais agora para o final do ensino médio, como que foi juntando
tudo, com todas as outras séries e aprende meio que separado...tá, nunca mais vou ver isso e
tipo agora vai chegando mais para o final, oitava até o segundo ano assim... daí a gente vê que
realmente aquela coisa que você aprendeu bem... no começo daí você junta e começa a
entender melhor prá...cada vez mais se tornar uma coisa mais complexa.(S. 09).
Tá...aqui eu procurei associar as palavras umas com as outras, por exemplo: cálculos,
fórmulas, soma e subtração, matemática é que ganha conhecimento. (S. 10).
[O que a matemática representa para mim no dia-a-dia]Bom, aqui mais ou menos o que ele
envolve e o que ela representa pra mim, que envolve os números ela é interessante, exige
números, exige habilidade, atenção e está em todo dinheiro, envolve tudo basicamente. [esse
dinheiro que você agrupou representou pensando em quantidade ou que esse conhecimento
matemático pode gerar?] Pode...pode gerar dinheiro, pode gerar um diferencial. (S. 14).
Aqui eu botei as coisas que têm na matemática que são os cálculos, os números, a soma,
divisão, subtração, multiplicação, funções, raiz quadrada e fração. (S. 18).
Aqui é assim, eu separei os números...O que a gente pode fazer com os números: soma,
divisão, subtração. As operações.(S. 19).
Daí no segundo grupo no caso seria as coisas que a gente encontra na matemática, que é
cálculo, número, função, fração...Tipo...Apenas as contas, vamos dizer assim. (S. 20).
NA
Faceta Minha Relação com a Matemática,
aparecem as
evocações
“cansativo”, “desafio”, “multiplicação”, “complexa”, “complicada” e “chato”, os sujeitos
acham a matemática cansativa e complexa, mais precisamente as tarefas solicitadas. Para eles
as tarefas são cansativas, principalmente quando não estão entendendo o conteúdo e
consequentemente não conseguem realizá-las, neste caso a tarefa torna-se cansativa e para
eles a matemática torna-se “complexa” e o conteúdo chato.