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2.4 ANÁLISE DAS MATÉRIAS POR CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE
No item anterior, as matérias foram analisadas conforme sua estrutura e seus recursos
jornalísticos. O objetivo agora é analisar os valores da notícia e as causas de sua publicação,
os motivos dos destaques, do volume, e do maior ou menor trabalho jornalístico
(considerando qualidade, recursos, fontes, jornalistas envolvidos, entre outros). O motivo pelo
qual a notícia foi construída ou elencada, ou dada em destaque como capa, ou informe da
capa, também entram na discussão do que são chamados de critérios de noticiabilidade, que
serão guiados neste estudo basicamente por duas autoras: Gislene Silva e Cristina Ponte.
A proposta feita por Silva (2005:95) é de dividir o sistema dos critérios de
noticiabilidade em três instancias; a origem do fato, ou a seleção primária dos fatos; o
tratamento dos fatos, ou a hierarquização dentro do periódico dos fatos (se é destaque, capa,
especial e sua produção); e, por fim, a visão dos fatos, ou os fundamentos ético-
epistemológicos (interesse do público).
Estudiosos do jornalismo denominaram como valores-notícia, ou os critérios de
noticiabilidade, as ferramentas que nos ajudam a entender qual a visão construída por
determinados veículos midiáticos em conjunto com seus leitores, ou telespectadores, ouvintes
ou receptores de forma geral. Esses valores-notícia são os que aparecem nas três instancias
citadas por Silva. Eles são guiados por diversos valores jornalísticos que, ao longo da história,
receberam diferentes definições, por diferentes pensadores, conforme a tabela apresentada
pela autora.
Stieler:novidade,proximidadegeográfica,proeminênciaenegativismo.
Lippman:clareza,surpresa,proximidadegeográfica,impactoeconflitopessoal.
Bond: referente à pessoa de destaque ou personagem público (proeminência); incomum
(raridade); referente ao governo (interesse nacional); que afeta o bolso (interesse
pessoal/econômico); injustiça que provoca indignação (injustiça); grandes perdas de vidaou
bens (catástrofe); conseqüências universais (interesse universal); que provoca emoção
(drama);deinteresse de grande número de pessoas (número
depessoasafetadas);grandes
somas(grandequantiadedinheiro);descobertadequalquersetor(descobertas/invenções)e
assassinato(crime/violência).
Galtung e Ruge: freqüência, amplitude, clareza ou falta de ambigüidade, relevância,
conformidade,imprevisão,continuidade,referênciaapessoasenaçõesdeelite,composição,
personificaçãoenegativismo.
Golding‐Elliot: drama, visual atrativo, entretenimento, importância, proximidade, brevidade,
negativismo,atualidade,elites,famosos.
Gans:importância,interesse,novidade,qualidade,equilíbrio.
Warren: atualidade, proximidade, proeminência, curiosidade, conflito, suspense, emoção e
conseqüências.