4.2.1.4.a. Síntese das categorias do tema: “Meus Planos Profissionais”.......................................................96
4.2.2. O Aluno.............................................................................................................................................96
4.2.2.1. O Bom Aluno....................................................................................................................................97
4.2.2.1.1.
O bom aluno é: limpinho, arrumadinho, esforçado, inteligente, estudioso, atencioso,
responsável, organizado, disciplinado, participativo, questionador, observador,
criterioso, com boa memória, interessado, interessante, quietinho, prestativo, dedicado,
otimista, acredita em si mesmo, tem opinião própria.......................................................................97
4.2.2.1.2.
O bom aluno tem suporte familiar................................................................................................. 100
4.2.2.1.3. O bom aluno é tudo o que o professor e o grupo desejam .............................................................102
4.2.2.1.4.
O bom aluno tem bons colegas e um bom relacionamento com todas as pessoas .........................102
4.2.2.1.5.
O bom aluno nem sempre corresponde ao rótulo...........................................................................103
4.2.2.1.a. Síntese das categorias do tema: “O bom aluno”...........................................................................104
4.2.2.2. O aluno com dificuldade de aprendizagem.....................................................................................106
4.2.2.2.1.
O aluno com dificuldade de aprendizagem é: indisciplinado, insuportável,
desatento, disperso, preguiçoso, briguento, rebelde, desinteressado, inquieto,
lento, limitado, imaturo, tem baixa auto-estima, pouco raciocínio e dificuldades
de entrosamento com os colegas....................................................................................................107
4.2.2.2.2.
O aluno com dificuldade de aprendizagem tem problemas psicológicos e/ou
neurológicos e necessita de acompanhamento especializado.........................................................109
4.2.2.2.3.
Ao aluno com dificuldade de aprendizagem falta suporte familiar................................................111
4.2.2.2.4.
Ao aluno com dificuldade de aprendizagem faltam bases anteriores; traz consigo
traumas e decepções escolares .......................................................................................................113
4.2.2.2.5.
A ineficiência das estratégias das políticas vigentes para lidar com o aluno
com dificuldades de aprendizagem ................................................................................................114
4.2.2.2.6.
O despreparo confesso das professoras para lidar com o aluno com dificuldade
de aprendizagem.............................................................................................................................116
4.2.2.2.7.
As estratégias das professoras como tentativas para lidar com o aluno
com dificuldade de aprendizagem..................................................................................................118
4.2.2.2.8.
As alternativas sugeridas pelas professoras para lidar com o aluno com
dificuldade de aprendizagem..........................................................................................................122
4.2.2.2.a. Síntese das categorias do tema: “O Aluno com dificuldade de Aprendizagem”...........................125
4.2.2.3. Os alunos de minha turma...............................................................................................................127
4.2.2.3.1.
Os alunos de minha turma são bons...............................................................................................127
4.2.2.3.2.
A minha turma é constituída de bons alunos, em sua maioria ........................................................129
4.2.2.3.3.
A minha turma é constituída de alunos difíceis, em sua maioria...................................................130
4.2.2.3.4.
A minha turma é heterogênea: tem bons alunos e alunos que apresentam dificuldades................131
4.2.2.3.a. Síntese das categorias do tema: "Os alunos de minha turma”......................................................132
4.2.2.4. O aluno de hoje ...............................................................................................................................133
4.2.2.4.1.
O aluno de hoje é: “afetivo”, “interessado”, “esperto”, “bom aluno”, “investigativo”,
“curioso”, “bem informado”, “questionador”, “independente”, “esperançoso”,
“responsável” e “amoroso” ............................................................................................................134
4.2.2.4.2.
O aluno de hoje é: “fruto das mudanças sociais”, “violento”, “indisciplinado”,
“inquieto”, “falante”, “desinteressado”, “briguento”, “perdido”, “desvinculado”,
“sem compromisso”, “imaturo”, “sem concentração”, “sem limites” ...........................................136
4.2.2.4.3.
O aluno de hoje e a suas carências familiares .............................................................................140
4.2.2.4.4.
O aluno de hoje e o aluno de ontem..............................................................................................141
4.2.2.4.a. Síntese das categorias do tema: "O aluno de hoje”..............................................................143
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.................................................................................................145
6. CONCLUSÃO E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS................................................................155