112
Cabe ressaltar que o Grupo Focal foi realizado em outubro de 2008, quando a
mudança curricular
3
ainda não tinha entrado em vigor.
Os outros entrevistados discordam da opinião do entrevistado número 4 e
afirmam que esse conhecimento é necessário, pois através dele é que será possível
entender as disciplinas do meio e do final do curso. Além disso, demonstram que
também tiveram os mesmos questionamentos em relação à importância das
cadeiras iniciais, e que só mais para frente puderam entender e valorizar.
Estou tendo a oportunidade de fazer uma cadeira do oitavo semestre agora
de Pesquisa em Marketing, que o professor X nos convidou para fazer (...).
É impressionante a diferença, a cadeira do oitavo semestre é muito mais
legal, muito mais dinâmica, tu te sente muito mais aprendendo
administração propriamente dita, sabe? Tu vai pra aula e vê Marketing,
teorias de Marketing, tu aplica questionário, tu faz questionário, é a
administração propriamente dita. Só que 90% das coisas que o professor
fala, se a gente não tivesse a base do primeiro, segundo, terceiro semestre,
essas coisas de sociologia, enfim, do todo, das coisas iniciais, a gente não
entenderia o que ele tava falando, a gente não concordaria com as coisas
que ele fala. Eu estou tendo a oportunidade de fazer esse paralelo e é muito
interessante. Eu também era um que falava “bah, acho que não é
importante” e não gostava das disciplinas do primeiro semestre, mas agora
eu estou aprendendo a valorizar. (E3)
Com relação ao currículo da administração, eu concordava que tinha que
ser revisto, atualizado na verdade, nunca achei o currículo ruim. O que eu
fui percebendo, e isso a gente só percebe depois de um tempo é que o
curso de administração é um curso de amadurecimento, e os primeiros
semestres são justamente isso. Pra que eu preciso ver sociologia? Pra que
eu preciso ver psicologia? (...) E tu só vai ver, e tu só percebe isso quando
tu chega lá e vê Marketing, quando tu começar a ver Finanças, quando tu
começar a ver as outras coisas. É tudo uma construção, um
amadurecimento do pensamento. (E5)
Mas o objetivo da cadeira, das cadeiras iniciais, TGA também, é justamente
te inserir e primeiro tu pensar globalmente, porque é um contexto, isso é o
que vai te deixar como um bom administrador. (E6)
Apesar da assinalada discordância entre a opinião do entrevistado número 4 e os
demais integrantes do Grupo Focal, é interessante levarmos em consideração o que
está sendo dito por esse aluno, uma vez que ele fala em estímulo para as aulas.
Logo, ele não questiona somente o conteúdo em si, mas a forma como o conteúdo é
trabalhado, ou seja, a didática empregada no desenvolvimento das aulas.
3
O Curso de Administração da EA/UFRGS possui um novo currículo a partir de 2009-1. De acordo
com a Comissão de Graduação (COMGRAD), a alteração curricular visa propiciar uma melhoria
significativa do Curso, objetivando, com isso, assegurar uma formação mais completa, atual e
consistente aos futuros profissionais do Curso de Administração em referência.