Observamos opiniões semelhantes em outros gestores. No discurso do
sujeito 13. H. F. 52. 4. 26 ele tem que estar atento a tudo que acontece no âmbito
regional e nacional.
[...] o gestor ele tem que estar lendo todos os jornais para saber se teve
tiroteio que pode ter que fechar a sua escola hoje à tarde e não funcionar;
que a poupança que você guardava os seus caraminguás, pode não dar
mais para guardar; que os pais vão ter um índice menor de reajuste que
você vai dar para os seus professores, então você tem que ler jornais, ler
livros técnicos, ler livros pedagógicos, formar os seus professores e seus
auxiliares porque são eles que estão com as criança, quer dizer, os pais tem
mais contatos com eles do que com a gente, então, eu acho que é um
desafio muito grande, eu acho um desafio maior em empresas menores [...]
(13. H. F. 52. 4. 26).
Ao observar as fotos ele fica na dúvida entre o que é adequado para trabalhar
o desenvolvimento infantil e o que é possível sem acarretar riscos para a criança.
[...] uma criança querendo jogar um brinquedo na outra, ela está dizendo
que não, uma situação normal de conflito nessa faixa etária comum [...],
mas tem uma foto que eu achei inadequada para trabalhar o
desenvolvimento da criança, eu acho que a gente pode trabalhar o
desenvolvimento da criança: ela tirando a roupa, ela fazendo xixi sozinha,
ela comendo sozinha sendo acompanhada, mas não precisa trabalhar o
desenvolvimento da criança subindo a escada sozinha. Eu acho que corre
risco, não é? (13. H. F. 52. 4. 26).
Mas, ao escolher a foto que representa ser criança, sua escolha recai na foto
nº 9, complementada pela foto nº 4, expressando-se da seguinte forma:
[...] na foto 9 eu colocaria a liberdade, a alegria, e a foto 4 é a curiosidade,
que é o aprendizado que são essas coisas novas, ricas, que eles são assim
sedentos em novidades, em aprendizado, essas duas aqui se completariam
de uma certa forma. (13. H. F. 52. 4. 26).
Também no discurso do sujeito 17. I. M. 46. 7. 10 encontramos:
Por mais que elas estejam desenvolvidas, elas não podem ficar sozinhas no
alto de uma escada. Por enquanto, eu acho que elas não podem ficar
sozinhas, também com esses objetos aqui da mesa, da foto nº 6, que
podem engolir, essas bolinhas são muito pequenas, o resto eu acho normal.
Não vejo nada demais de elas estarem sozinhas, porque não tem nenhum
risco, tem que ir ao banheiro sozinha, [...] da tesoura mais ou menos, pelo
que eu vi é uma tesoura sem ponta, com ponta arredondada, mas mesmo
assim, não é legal, estar sozinha, tem que ter sempre alguém observando.