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Esses professores, quando pesquisados apresentaram tal intencionalidade,
quando disseram que:
Prof 1: Eu acho que o significado é o de desenvolver o pensamento crítico do
aluno. Um sujeito crítico e reflexivo. E eu acho que quando a gente trabalha o
desenvolvimento do pensamento crítico do aluno e aí, quando a gente trabalha,
por exemplo, o conteúdo, acho que a gente está trabalhando nessa perspectiva,
dessa construção desse tipo de aluno, então, eu vejo a relação nesse sentido,
no sentido de trazer um debate, de trazer experiências da vida deles, refletir
com eles em aula, eu vejo dessa forma.
Prof 1: Eu acho que na faculdade, a gente tem muito forte a questão da
consciência crítica e na aula, isso é o que mais eu tento desenvolver com eles.
Perguntar “Por quê?”, justificar as questões que eles colocam, porque que foi
assim. Acho que a isso eu atribuo o sucesso porque mobiliza eles a pensarem.
Penso que os alunos ainda não têm a percepção da preocupação com sua
própria formação, muitos estão no ensino médio porque precisam estar, mas
eles não têm esse sair de si e se olhar, não há essa preocupação. Mas a gente
ainda vem tentando descobrir um caminho de ajudar o aluno a se descobrir
como sujeito, sujeito de sua formação até, e capaz de fazer sua aprendizagem.
Prof 2: Então, eu acho que a nossa preocupação básica tem tudo a ver com a
formação do ser humano, formação desse sujeito, de sua vida que é capaz de
continuar, de buscar conhecimento e de se inserir no mercado de trabalho, ser
útil para a sociedade, ser feliz, ter sucesso e isso eu acho que a gente busca
direto, e, na escola, como um todo, é o que se tem praticado, é o que se tem
buscado, uma formação geral, a responsabilização do aluno pelo seu fazer,
saber o que ele está fazendo, traçar metas. Eu acho que na nossa formação, se
tinha uma concepção de formação de um sujeito crítico, de uma pedagogia
crítica;crítico na leitura da sua realidade; mas acho que lá nos nossos
documentos temos que tomar cuidado com o conceito, porque lá, não está
dizendo que todos somos seguidores da pedagogia crítica, mas a formação de
um sujeito hábil, que lida com a sociedade, que lida consigo mesmo, com sua
permissidade que é agente nos dois sentidos, que sofre a formação, mas
também, é produtor de seu conhecimento. Sujeito capaz de analisar, de ser
criativo, que talvez tenha a ver com a luta de classe, mas acho que não tem a
ver com isso.
Em nossa percepção, os professores, quando assim se expressam, estão
buscando, em suas disciplinas, que os educandos tenham possibilidade de
compreender como estão se relacionando com a realidade, à qual estão vivenciando.
Assim como, buscam que eles estejam preparados para desenvolver uma consciência
que os faça questionar, pesquisar, ir em busca de tematizar as questões que se
apresentam no cotidiano. Porém, em nenhum momento das falas dos professores,
mostra-se concretamente a proposta desenvolvida em sala de aula, como prática