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Segundo Euclides Redin (1998-páginas 8 e 9): “Para uma verdadeira transformação, a
educação deverá estabelecer e garantir – a relação de cumplicidade, de companheirismo, de
parceria, de classe, de categoria social, de povo, - ninguém é dispensável: todos são indispensáveis.
Enquanto houver uma criança marginalizada, com fome, maltratada, assassinada, dizimada por
causas ridículas ou morrendo por falta de cuidados básicos, não temos o direito de descansar, nem
de usar o nome de pátria ou nação... não há cidadania”.
Ao possibilitar uma visão ampla do meio em que estão inserido nossos alunos e
consequentemente a comunidade, estaremos proporcionando um olhar consciente voltado ao lugar
que habita, suas condições e uma possível melhora neste ambiente, através de políticas públicas de
saneamento básico e regularização da região ocupada ilegalmente por posseiros, lugar este em um
primeiro momento impróprio para o loteamento, vez que o terreno não é apropriado para construções
civis, mas que ao longo dos anos de invasão formou-se uma favela atualmente chamada Pantanal.
O projeto se fundamenta na concepção de homem como um ser livre, capaz de se auto
construir, compreendido como um “ser do mundo” comprometido com a construção de si mesmo
(história individual), atuante e engajado na sociedade da qual participa (história social). O ser humano
definido pela soma total de suas ações, é portanto, responsável por elas, pois sempre lhe é possível
escolher dentre as alternativas que se lhe apresentam e agir em função da escolha feita; assim
sendo, ele nada mais é senão aquilo que fez.
Apenas nos últimos anos os cidadãos e líderes de muitos países começaram a entender
melhor as conseqüências do impacto humano sobre o meio ambiente e a preocupar-se com a
necessidade de uma ação corretiva urgente, um exemplo é a agenda 21.
Todo ser vivo existe na terra, água, ar e a qualidade do meio ambiente influi sobremaneira em
todos os aspectos das atividades humanas – saúde e bem estar, emprego e recreação, cidades e
vilas, indústria e agricultura. O meio ambiente também afeta todos da sociedade – produtores e
consumidores, pobres e ricos, mulheres e homens, jovens e idosos. Sendo assim, técnicas de
análises de tendências na população, recursos, meio-ambiente e suas inter-relações deveriam
também ser incluídas no currículo escolar. Análise de previsão deveriam se tornar parte dos cursos e
programas nas escolas, uma vez que as tendências futuras afetam diretamente cada área da
atividade humana. Estudos integrados e a criação de uma disciplina sobre os assuntos globais
deveriam receber ênfase maior em todo o sistema educacional. Em um prazo mais longo
desenvolvimento da capacidade de previsão mais eficaz dependerá de mudanças nas estruturas
educacionais e no currículo escolar.
A educação ambiental também é um aprendizado político - na verdade uma prática política
radical, pois, em última instância, defende a vida. Além de lutar contra sistemas que não levam em
conta o bem estar social, os cidadãos aprendem que têm poder para transformar a sociedade.
Os avanços tecnológicos são essenciais à sobrevivência humana e à manutenção de nossa
cultura, e foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e
qualquer dano ambiental implica na perda desse objetivo.
A degradação pode contribuir para a instabilidade política e econômica. Foi escolhido um
segmento do meio ambiente que é educação ambiental porque atualmente há uma preocupação com
este setor, pois se acredita que grandes benefícios teremos através da preservação, como forma de
desenvolvimento e de melhoria das condições de vida.
Pode-se dizer que ainda hoje não exista uma divulgação muito intensa deste segmento, e
este estudo tem como objetivo demonstrar para os alunos as vantagens da educação ambiental, bem
como os dados a serem apresentados serão de grande valia para as empresas, escolas, instituições
e pessoas que no que diz respeito à tomada de decisões sobre questões relacionadas a mesma.
Neste sentido, haverá um melhor conhecimento sobre o assunto, no que diz respeito ao emprego dos
recursos do meio ambiente e ao fato de preservá-los.
O interesse da realização deste projeto se faz de maneira a ajudar na divulgação e
conscientização dos benefícios da educação ambiental atualmente, e principalmente no futuro,
promovendo a melhoria da qualidade de vida através de mecanismos políticos, econômicos e sociais;
buscando-se alternativas para a solução dos problemas ambientais.
A Educação Ambiental tem como finalidade promover a compreensão da existência e da
importância da interdependência econômica, política, social e ecológica da sociedade; proporcionar a
todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo
e as atitudes necessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental; induzir novas formas de
conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, tornando-a apta para
agir em busca de soluções para os problemas ambientais, como forma de elevação da sua qualidade
de vida.