35
contradição entre o acesso à escola e o tipo de serviço por ela
proporcionado. Assim como não há democratização sem
igualdade no acesso, tampouco haverá sem igualdade na
qualidade recebida por todos os cidadãos e sem a abolição
definitiva de qualquer tipo de diferenciação ou segmentação
social. Claro que isto não supõe “baixar o nível de todos”.
Supõe, pelo contrário, “elevá-lo”, transformando a qualidade em
um direito e não em uma mercadoria vendida ao que der a
melhor oferta.
O conceito de qualidade proposto na Declaração Mundial sobre a
Educação Superior no Século XXI, que foi aprovada na Conferência Mundial
sobre o Ensino Superior, promovida pela Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1998, foi assim definido:
A qualidade em educação superior é um conceito
multidimensional que deve envolver todas as funções e
atividades da universidade, concretizadas nos objetivos da
formação universitária, em quadros docentes qualificados para o
cumprimento das missões da universidade, no ensino e
programas acadêmicos, na pesquisa e no apoio à ciência, na
realização de atividades de extensão, na infra-estrutura,
representada por pessoal de apoio qualificado e adequada ao
exercício das funções de apoio às tarefas acadêmicas, por
edifícios, instalações, laboratórios, bibliotecas e equipamentos e
pelo ambiente acadêmico em geral. (CRUB, 1996, p.3)
O processo de Avaliação Institucional ocorrido na PUC-Campinas a
partir de 1997, com o Projeto Conhecer para Aprimorar, defende a concepção
7
de que qualidade é:
compreendida como uma formação sintonizada com os desafios
contemporâneos que extrapolam o compromisso unilateral com
as demandas do mercado de trabalho e que se assentam no
compromisso ético com as reais necessidades da sociedade.
(SÉRIE ACADÊMICA nº 14, sem ano, p. 23)
Os conceitos apresentados para a definição da qualidade no campo
educacional, mostram que mesmo sendo empregados com múltiplas
significações e não sendo unânimes, não têm correspondência com eficiência e
produtividade, termos estes utilizados pela qualidade total, que vêm sendo
utilizados por algumas IES em atendimento aos interesses mercantis.
7
De Sordi, na série acadêmica nº 14, página 23 – publicação própria da PUC-Campinas que visa disseminar
os projetos desta Universidade e os conhecimentos científicos.