81
Estratégias Características Possibilidades de utilização para avaliação da aprendizagem
Trabalhos em Grupos Atividades colaborativas, propostas
pelos professores ou pelos próprios
alunos.
Os recursos de comunicação podem sustentar a interação do grupo.
O professor pode estimular os grupos a compartilharem seus processos, descobertas e resultados com
outros grupos.
O professor pode estimular a reflexão sobre o processo do grupo (coletivo e individual).
Neste caso as estratégias e objetivos podem ser negociados entre os membros do grupo e professores,
construindo uma avaliação que contemple cada um e o grupo como um todo ao mesmo tempo.
Avaliação entre pares Os alunos analisam, discutem e
comentam os trabalhos de seus pares
ou de outros grupos.
Estimular a que os alunos vejam, reflitam e comentem os trabalhos e intervenções dos demais.
Permite o estabelecimento de objetivos coletivos.
Portfólios Coleção deliberada de atividades
desenvolvidas pelos estudantes num
determinado período de tempo, em
que se reflete o processo de
desenvolvimento das atividades.
Pode ser individual ou do grupo.
É possível acompanhar o processo dos alunos / grupos e não apenas os resultados finais.
Quando os alunos compartilham os portfólios, comentando e debatendo entre si, este recurso pode
fomentar a interação colaborativa ao longo do curso.
É um instrumento que favorece processos metacognitivos, pois fornece os registros sobre o próprio
desenvolvimento.
Jornais ou
publicações na internet
Proposta de trabalho com vistas a
uma publicação, em foro a ser
decidido pelo grupo: revistas
especializadas, sites da internet.
Os alunos podem publicar artigos individualmente ou em grupos.
Pode ajudar na construção de um objetivo coletivo e na criação de um propósito para o grupo.
A articulação dos grupos que pode favorecer o desenvolvimento de processos colaborativo
Resenhas individuais Trabalhos de análise e reflexão sobre
determinado tema.
Como na modalidade presencial, as resenhas são trabalhos de reflexão e elaboração individual.
Nos ambientes on-line podem ser lidas e comentadas pelos outros estudantes, além dos professores.
A dinâmica da reconstrução do texto pode ser acelerada pelos recursos tecnológicos.
Debates orientados Debates síncronos ou assíncronos
sobre determinado tema.
Os debates moderados podem ser utilizados para discussão de temas pré-definidos.
Os alunos podem se revezar na função de moderadores, fazendo com que experimentem diferentes
experiências dentro do curso.
Tabela 5 - Estratégias de avaliação em ambientes digitais