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Amora comenta, ainda, que a necessidade de se classificarem os gêneros
literários e de diferenciá-los com a maior clareza possível foi a preocupação
fundamental dos clássicos. No entanto, a única regra que ficou estabelecida em
nome da liberdade de espírito foi a regra que correspondia ao talento do escritor,
pois ele criava o seu gênero em função de seu gosto e do gosto de sua época.
A oratória e sua teoria são muito antigas. Nasceram no século V A.C, quando
apareceram, na Grécia, os primeiros grandes oradores e políticos como Isócrates
(436-314 A.C.), Demóstenes (334-322 A.C.) e Ésquines (389-314 A.C.). Daí em
diante os grandes retóricos fizeram da oratória uma complexa disciplina.
O gênero oratório foi uma peça fundamental para a expansão do
Cristianismo, pois, desde seu primeiro século, a oratória solidificou a defesa e a
propagação da fé cristã utilizada pela Igreja, na sua luta contra o paganismo,
segundo Amora (1971:164). A oratória sacra nasce com o Cristianismo,
fundamentada na Retórica, com forte propósito ideológico, voltada à defesa e à
propagação da fé cristã. Com o Renascimento, começaram a aparecer vários
oradores sacros. No Barroco, destacamos o Padre Antônio Vieira (1608-1697) que
abrilhantou o momento oratório dessa época.
A teoria retórica, desde a Antiguidade até o fim do Classicismo, serviu de
guia para a fundamentação da Oratória, pois carregava em seu bojo os preceitos
sobre a invenção, a disposição e a elocução.
A classificação de gêneros não é tarefa simples. Para caracterizarmos o
gênero sermão, tomemos como ponto de partida a Etimologia. Assim, do ponto de
vista etimológico, Machado (1967:2097) aponta que o termo sermão origina-se da
forma latina sermone, tendo como significado “palavras trocadas entre diversas
pessoas: conversa; conversação literária, discussão; linguagem familiar , tom de
conservação, maneira de se exprimir: estilo; língua , idioma; expressão, frase,
palavra.” Já no século XIII, encontram-se registros desse termo. Silveira Bueno
(1974:3715), por sua vez, destaca que ela provém do Latim sermo, sermonis,
significando prédica, discurso religioso. Pode ainda, de acordo com esse autor, de
forma figurada, ter o significado de repreensão, advertência, repelão, descompostura,
além de indicar coisa maçante e enfadonha. Portanto, com base em sua origem,