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No passado tínhamos uma escola rigorosa, mas ainda ensinando em
uma relação professor(transmissor), estudante(receptor). Há tempos
atrás, ouvi de um senhor que foi estudante do Pedro II: "- Éramos
obrigados a declinar os verbos em latim, no quadro negro."
Hoje as escolas estão longe desse rigor, mas creio que ainda não
conseguiram fazer a transição do ensino tradicional para um
verdadeiro ensino significativo. Acho que esse é um processo lento.
O MEC tem buscado, nos seus PCNs, mudar esse panorama. Talvez
tudo isso tenha que ver com os baixos salários do magistério,
principalmente nas escolas públicas. Contudo, as particulares,
também, não chegam a um nível de ensino realmente significativo.
Paulo Freire, um revolucionário na educação, construiu uma
pedagogia que prioriza o contexto social. Sem conhecê-lo muito a
fundo, creio que sua ideia é no sentido de que podemos pensar e
com isso produzir conhecimentos, ou seja, partindo de argumentos
intuitivos, dedutivos, enfim, partindo de analogias, é possível fazer
com que o estudante, nas escolas e fora dela, pela vida afora, sejam
capazes de engendrar pensamentos novos, comprometidos com o
mundo em que vivem. Esse, é realmente o contexto em que devem
ser inseridos ensino e aprendizagem, nas escolas. A produção mais
do que a captação do conhecimento.
A velocidade da informação e do conhecimento, científico ou não,
não permitem mais que nós, eternos aprendizes, fiquemos "a ver
navios" passarem ao largo, sem que, ao menos, queiramos viajar
neles, aventurar-mo-nos nos mares do conhecimento.
Então, saber produzir conhecimentos é mais do que simplesmente
ensinar, é permitir que cada um, estudante, singre os mares da
imaginação e da produção de ideias, sem parar. (Estudante F).
De acordo com o gráfico abaixo, pode-se contatar, diante dos padrões de
avaliação atribuídos a sua postagem, o desempenho do estudante F foi significativo,
tendo em vista que sua avaliação foi altamente positiva.
2
4
4
4
4
4
01234
Gramática e ortografia
Participação quanto à qualidade de postagens
Contribuição de recursos
Foco no tema
Organização da síntese
Pertinência teórica da participação
Excelente Satisfatória
Gráfico 12 - Desempenho do estudante F – Categoria Aprendizagem.
Já o estudante G, de acordo com a sua avaliação, apresentou algumas
dificuldades ao participar da atividade em questão. Totalizou somente 22 pontos
diante dos indicadores das duas categorias. Na categoria interatividade, sua