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A partir desses cátions e ânions buscamos formar uma coleção de minerais. A maior
parte dos minerais de nossa coleção foi doada pelos museus de mineralogia. Algumas
amostras foram compradas no comércio, inclusive pela Internet, como algumas amostras
de pedras em cascalho adquiridas em www.agataweb.com.br. A coleção apresentada aos
alunos continha amostras dos seguintes minerais: pedra-sabão, ametista, calcita azul,
calcita laranja, mica lepidolita, sodalita, mica fuxita, quartzo azul, dolomita, muscovita,
calcita esmeralda, hematita, gipso, pedra-do-sol, quartzo verde, rutilo, fluorita, calcita
branca, citrino, granada, cobre, enxofre, zircão, malaquita, cinábrio, turmalina negra,
halita, cassiterita, galena, quartzo rosa, feldspato, obsidiana, barita, lápis lazuli, talco,
vermiculita, apatita, cianita, pirita, calcedônia, howlita, carnalita, rodocrosita, aragonita,
magnesita, berilo, carvão mineral, bauxita, escolecita, bismuto nativo e celestita. Uma
pequena amostra dos minerais de nossa coleção pode ser vista na Figura 3.
Nas atividades com a coleção de minerais, os alunos deveriam observar e descrever
de melhor maneira possível cerca de trinta amostras de minerais. Essa atividade, como
todas as outras no decorrer do ano letivo, foi realizada em pequenos grupos de três ou
quatro alunos. Os critérios utilizados na descrição dos minerais deveriam ser estipulados
pelo grupo de alunos para, posteriormente, compartilhar as descrições com toda a turma e,
então, discutir os critérios utilizados. Em seguida, foram apresentados os critérios
utilizados na identificação dos minerais: cor, brilho, transparência, traço, dureza,
densidade, solubilidade e reatividade. Esses critérios foram abordados durantes várias
aulas, permitindo contemplar os conceitos químicos que deles fazem parte, envolvendo
noções de estados físicos da matéria, modelos atômicos, ligações químicas, funções
químicas inorgânicas e reatividade química, por exemplo.
Uma segunda tarefa com os minerais consistiu na identificação de uma pequena
coleção de dez minerais. Foram preparados doze kits com dez minerais cada, conforme se
pode observar na Figura 4. Os kits foram montados a partir dos minerais que dispúnhamos
em quantidade suficiente, como pode ser visto na Tabela 2. Utilizamos o critério da
composição química para a escolha dos minerais que compunham os kits. Cada kit
continha: dois silicatos (diferenciáveis pela cor), um sulfeto, um fosfato ou sulfato, três
carbonatos (diferenciáveis pela cor, brilho ou teste de chama), um sal solúvel em água e/ou
haleto, um óxido e um elemento nativo. As amostras minerais que fazem parte dos kits
foram nomeadas, por exemplo, de H01 à H10. Este kit contém os seguintes minerais: