- Representação escrita;
- Representação algébrica de equações lineares e de sistemas de equações
lineares;
- Representação funcional ou representação implícita de equação linear;
- Representação gráfica de equações no sistema cartesiano ortogonal.
Em seguida, por meio de exemplos, estudam-se as possibilidades de solução da
tarefa em função dos níveis de conhecimento esperados dos alunos
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conforme
definição de Robert (1997).
Para levar em conta os diferentes pontos de vista
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, conforme definição de
Rogalski (1995), que podem ser utilizados no desenvolvimento das tarefas possíveis
para esta etapa da escolaridade distinguiu-se os pontos de vista abaixo relacionados:
• Ponto de vista das equações lineares: quando a tarefa exige que o aluno
disponha de conhecimentos sobre a mudança da representação de equações
lineares em língua natural para a representação algébrica, na elaboração de uma
equação que representa o enunciado proposto, e também de conhecimentos
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Níveis de conhecimento esperados dos alunos: níveis técnico, mobilizável e disponível conforme
definição de Robert (1997) a saber:
O nível técnico corresponde a um trabalho isolado, local e concreto. Está relacionado, principalmente, às
ferramentas e definições necessárias à realização de uma determinada tarefa. Por exemplo: No caso dos
sistemas de duas equações lineares e duas incógnitas pode-se considerar uma tarefa de nível técnico quando
se apresenta o sistema, com a indicação explícita do método a ser utilizado em sua solução.
O nível mobilizável corresponde a um inicio de justaposição de saberes de um certo domínio, podendo até
corresponder a uma organização, em que vários métodos podem se mobilizados. O caráter ferramenta e
objeto do conceito estão em jogo, mas o que se questiona é explicitamente pedido. Se um saber é identificado,
ele é considerado mobilizado se ele é acessível, isto é, se o aluno o utiliza corretamente. Por exemplo: Para o
exemplo acima, cabe ao aluno escolher o método mais adequado para a solução do sistema proposto.
O nível disponível corresponde a saber responder corretamente ao que é proposto sem indicações, de poder,
por exemplo, saber dar contra-exemplos, encontrar ou criar, mudar de quadro, fazer relações, aplicar métodos
não previstos. Este nível de conhecimento está associado à familiaridade, ao conhecimento de situações de
referência variadas que o aluno conhece (servem de terreno de experimentação); está ligado ao fato de dispor
de referências, de questionamentos, de uma organização. Podendo funcionar para um único problema ou
possibilitando fazer resumos. Por exemplo: Para a noção de sistemas de duas equações lineares e duas
incógnitas, pode-se considerar a tarefa clássica em que são dados carros e motos, levando em conta que a
partir do número total de carros e motos e das rodas dos mesmos, é possível descrevê-la e resolvê-la, quando
se dispõe de conhecimentos associados à noção de sistemas de duas equações lineares e duas incógnitas.
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Pontos de vista segundo Rogalski (1995): “Dois pontos de vista diferentes sobre um objeto matemático
são outras maneiras de observá-los, de fazê-los funcionar, eventualmente de defini-los. Nesse sentido,
observar um objeto em diferentes domínios, é considerar diferentes pontos de vista. Mas, podem-se considerar
vários pontos de vista em um mesmo domínio.” (ROGALSKI. 1995, notas do seminário de São Paulo, PUC-SP,
Brasil, apud ANDRADE, 2006, p.25).