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Capítulo 2 – PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO
A técnica dos policordes está intimamente ligada à linguagem das cifras
(representação gráfica de uma formação acordal com no mínimo 3 notas), que , desde a técnica
do baixo cifrado, vem transformando-se ao longo do tempo, incorporando novas dissonâncias
cada vez mais distantes das notas básicas do acorde (fundamental, terça e quinta). Segundo
Schoenberg:
Baixo cifrado, ou numerado, uma espécie de taquigrafia musical que se usou
antigamente para dar ao cravista o esqueleto harmônico da obra, cuja sonoridade
ele, improvisando, completava por meio do acréscimo de harmonias. Para esse
objetivo colocavam-se, sob a voz do baixo, cifras que esquematicamente
significavam a distância dos demais sons do acorde em relação ao som mais
grave ( o baixo ) sem levar em conta se o intervalo referia-se à mesma oitava ou
a uma oitava superior.
Desse modo, incorporada pela musica popular, a linguagem de representação gráfica
de um acorde sofreu ( e ainda sofre ) inúmeras transformações, não apenas fruto da
transformação teórica dessa linguagem, mas da introdução de novas tecnologias como a
computação e seus programas de música, que, de certa forma, passaram a adotar padrões de
cifragem e impuseram certos modelos que obrigatoriamente passaram a ser utilizados quando
trabalhados esse ou aquele programa.
A situação atual em relação aos padrões de cifragem é uma verdadeira “babel “
musical, com vários modelos aceitos e utilizados, dependendo da editora, dos autores e da época
em que foram publicadas as partituras ( no caso das reedições).
Em relação ao tratamento dado aos policordes, mesmo uma edição conceituada,
relativamente recente como“ The New Real Book”, da Sher Music Co. com todos os avanços
introduzidos ( clareza das partituras, letras de ensaio, adoção de acordes complexos antes
ignorados e/ou não adotados ) ainda se confunde na forma de sua apresentação gráfica. Na
canção “ The Island” ( Começar de Novo ), de Ivan Lins e Vitor Martins, temos, nos compassos 3
e 4 , os acordes D7M/E – E13, e no compasso 40 C#9sus - C#13 . Analisando as duas passagens,
temos: