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avaliação de todos os programas. Onde não existe a veiculação pela TV, é usual
fazer alguns levantamentos durante o período de campanha, para observar como
andam as candidaturas.
...entender o problema da pesquisa: quais as expectativas do cliente,
seus objetivos e metas, o cenário político local sob a sua ótica, quem são
os parceiros e os adversários políticos. Por exemplo, numa eleição
municipal, o cliente é o candidato ou é uma empresa/ um partido/ um
grupo da comunidade que quer saber quem apoiar? Se ele é o candidato,
ele pretende entrar para ganhar a eleição ou quer apenas ser mais
conhecido para disputar, depois, um cargo legislativo ou a próxima
eleição majoritária? Se for um partido, qual candidato, entre as opções
possíveis, lançar? Qual tem mais chances na disputa? Quanto melhor
for o briefing, melhor você poderá definir sua pesquisa. (Entrevistada 4
:profissional da área de pesquisa)
Investe-se mais em pesquisa quantitativa. A pesquisa qualitativa tem sido
muito usada na fase de pré-campanha, para conhecer atributos negativos
e positivos do contratante e dos adversários. Também, para definir o
discurso de campanha. Depois, a qualitativa é usada também para
avaliar/acompanhar horário eleitoral gratuito de televisão. (Eu não
saberia precisar o percentual gasto com uma e outra. São realizadas
mais quantitativas, mas as qualitativas são mais caras. (Entrevistado 5-
Jornalista)
A pesquisa qualitativa é especialmente útil na fase de elaboração dos
rumos da campanha. Ela, bem aproveitada, pode ser a base para a
formatação do discurso e daquilo que chamamos de “vacina”, ou seja,
como neutralizar as fragilidades do contratante. Até para definição de
slogan e conceitos, a qualitativa é muito útil. Por vezes, o slogan pode
sair da boca de um participante de grupo.
Depois, a qualitativa permite o acompanhamento dos programas de
televisão. Serve também para o aprofundamento de questões surgidas
nas quantitativas. Por exemplo: se for constatado que há uma diferença
percentual na intenção de voto de homens e mulheres, podem ser
realizados grupos com separação por gênero, para entender por que está
havendo resistência dos homens ou das mulheres com um candidato.
(Entrevistado 6- publicitário)
Os entrevistados consideram ainda que muitos candidatos entram em
determinada disputa almejando uma construção de sua imagem, naquele
momento. Muitas vezes ele reconhece que não tem condições para vencer aquela
eleição, mas a candidatura lhe trará outros benefícios, como a consolidação de
seu nome, o fortalecimento de seu partido, o cumprimento de acordos e alianças.