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determinados grupos ou pessoas, sendo que a cultura é vista como elemento
chave que se reflete nos objetos e ações do espaço.
O lugar se distingue por estar impregnado de cultura. Não é, pois, um
fenômeno necessariamente material, mas, sobretudo, uma
experiência. Por ser uma experiência, o lugar caracteriza-se por ser
uma parte do espaço que contém elementos cujos significados e
ordenação são atribuídos conforme a cultura e as expectativas de
quem o considera como seu lugar. É no lugar que fixos (objetos) e
fluxos (ações) ao adquirirem valor, fazem a história de quem os
experimenta e lhes atribuiu este valor. Portanto, se retirados dos seus
lugares, produtos ou populações serão meras abstrações (SANTOS,
1997 apud EWALD et al., 2008, p.760).
Segundo Mattos (2008), os fixos seriam elementos aos quais se atribui
uma característica, como por exemplo: uma árvore, um computador, um
personagem mítico; já os fluxos consistem nas informações que circulam com
base nestes fixos, que lhes servem de referência e catalisação como por
exemplo: a variação de temperatura, uma página web dinâmica. Diante disto,
fixos e fluxos tornam o espaço um elemento que remete ao lugar, onde estes a
cada momento, redefinem e recriam as condições ambientais e sociais de cada
lugar.
Outra concepção de lugar referida por Pádua (2005 apud Silva, ibid, p.03),
seria de que este possui limites, mas principalmente como a definição de uma
identidade: “um lugar é sempre um onde particular, delimitado, com uma
identidade própria construída ao longo de um tempo. Esta identidade é
partilhada, muito estreitamente, com os entes que nele se encontram”. Então,
lugares recebem a compreensão de lugares da existência, que constituem o
próprio fundamento de qualquer espaço possível.
Ainda na percepção de Albagli (1999, p.50), lugar pode ser definido como
“uma porção do espaço na qual as pessoas habitam conjuntamente”, sendo
considerado por alguns como idéia de localidade, referindo-se ao cenário físico
da atividade social como situado geograficamente.
Toda movimentação de uma dada população pode ocasionar um
fenômeno diferente, a circulação de pessoas em um lugar geográfico
específico pode ocasionar dominação de uns sobre os outros, onde podem se
construir inclusive suas bases políticas (MACHADO, 2002).
Conforme Lezzi (1998 apud Karpinski, ibid), as sociedades se organizam
produzindo seu território, gerando desmatamento e inserção da sua cultura,