116
Os resultados do experimento não validaram a hipótese H
1
. As organizações
pesquisadas, pertencentes ao ramo de atividade indústria e ao segmento de grande porte,
possuem iniciativas de implementação de modelos de Governança de TI incipientes ou não as
possuem. Ao observar a medida estatística que determina a maior freqüência, a moda
(Apêndice A), dos 34 processos do CobiT®, verifica-se que 16 processos encontram-se no
estágio Inexistente (PO4, PO6, PO8, PO10, PO11, AI2, AI6, DS1, DS2, DS3, DS6, DS7,
DS10, DS11, M3 e M4) e 8 se situam no Inicial / Ad hoc (PO1, PO5, PO7, AI1, DS4, DS8,
DS9 e M1).
Os mais baixos níveis de maturidade foram encontrados nos processos PO6 Gerencia
as comunicações das diretrizes de TI, PO11 Gerencia a qualidade e AI6 Gerencia mudanças.
Na segunda hipótese elaborada, H
2
, afirma-se que: Os resultados do experimento
deverão caracterizar uma mobilização dos setores de TI das indústrias de grande porte
objetivando a adesão a normas e padrões (compliance) e a implantação de melhores práticas
de gerenciamento de serviços e infra-estrutura de TI (best pratices).
A tabulação das respostas obtidas não validou a hipótese H
2
. Para o autor, o
comportamento da área de TI pode ser caracterizado como reativo, levando-se em conta que
os processos com maior nível de maturidade (Processos definidos), em que foram encontrados
modelos formais, decorrem de exigências de outras áreas, tais como: Financeiro,
Controladoria e Auditoria. Esses processos dizem respeito à aquisição de infra-estrutura (AI3),
em que o Financeiro exige análise de viabilidade econômica para aprovação do investimento;
a Controladoria exige alocação de custos (DS6); e a Auditoria determina a adequação de
controles internos (M2).
Na terceira hipótese formulada, a H
3
, afirma-se que: Os executivos de TI das
indústrias de grande porte pesquisadas possuem um conhecimento a respeito de métodos e
práticas que fundamentam a implantação da Governança de TI, e estão treinando sua equipe
técnica para apoiar o desenvolvimento do trabalho.
Os resultados da pesquisa evidenciaram um desconhecimento da teoria que suporta a
aplicação de melhores práticas, metodologias, ferramentas e critérios de avaliação, visando à
elevação dos níveis de maturidade dos processos que compõem a Governança de TI (ver