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No instrumento vocal distinguimos emissões vocais como: voz falada, voz cantada,
voz gritada, voz alta, voz baixa, voz de registro agudo, voz de registro grave, voz
feminina, voz masculina, voz infantil, voz de soprano, voz de tenor, voz de contralto,
voz de barítono, voz forte, voz fraca, voz inspiratória, voz clara, voz velada, voz
surda, voz bem-timbrada, voz rouca, etc.
O aspecto expressivo da voz permite distinguir outro grupo de “espécies vocais”,
referindo-se aos diversos estados emocionais passíveis de conferir à voz uma
tonalidade afetiva específica. Por exemplo: voz suplicante, voz humilde, voz tímida,
voz entrecortada, voz trêmula, voz decidida, voz firme, voz agressiva, voz seca, voz
insinuante, voz sarcástica, voz melosa, voz enfática, voz falsa, voz convencional, voz
apressada, voz quente, voz atraente, voz comovente, voz sedutora, voz sexy, etc.
As circunstâncias de utilização da voz revelam o papel desempenhado pelo sujeito
que emite essas realizações vocais, por exemplo: voz de discurso público, vozes de
conversação, vozes de conversa espontânea, voz de recitação, voz salmodiada, voz
de leitura em voz alta, vozes ao ar livre, vozes ao microfone, vozes na rua, vozes em
um salão, voz de professor, voz de orador, voz de camelo, voz de ator, voz de
cantor, etc.
A voz projetada ou direcionada corresponde a um comportamento por meio do qual
o sujeito procura agir sobre o outro. Seu interlocutor ou seu público encontra-se
evidentemente no primeiro plano de suas preocupações, a intenção de ser ouvido,
em todos os sentidos do termo, é clara. Desse modo voz é um instrumento de ação
sobre o outro nos seguintes atos: chamar alguém, dar uma ordem, afirmar, informar,
interrogar ou realizar uma produção vocal em público.
O comportamento de projeção vocal que normalmente é posto em prática resulta da
conjunção de quatro elementos:
- o primeiro elemento é o mental que é constituído pela intenção de atuar
eficazmente sobre o outro por meio da voz.
- o segundo elemento é o olhar que se orienta para o local, próximo ou distante, da
ação vocal empreendida.