70
momento, os alunos, após a nossa explanação
gramatical, também tentarão resolver exercícios
no handout de atividades de aula, sobre as
estruturas gramaticais ensinadas a partir dos
cotextos em que elas aparecem nas legendas,
seguindo-se a abordagem FonF
(LONG;ROBINSON, 1998). Após as atividades
de pré-leitura e leitura, os alunos farão exercícios
de compreensão do texto (pós-leitura). Nas aulas
com atividades baseadas no gênero
jornalístico/noticioso, os procedimentos serão os
mesmos adotados para o GC. Mais
detalhadamente, segundo Moita Lopes (1998):
6.1 Pré-Leitura (Warm-up)
Discussão sobre o assunto que será abordado
no texto em inglês por meio de um texto em
português;
6.2 Leitura Superficial
6.2.1 Estratégias de leitura: explicação;
6.2.2 Leitura do texto em inglês;
6.2.3Exploração do léxico por meio de um
glossário e de um exercício, a ser feito
individualmente, de combinar duas colunas;
Instrução gramatical (estrutura e vocabulário)
com tarefas que propõem resolução de
problemas;
6.3 Leitura Profunda:
6.3.1 Estratégias de leitura:uso;
6.3.2 Releitura do texto em inglês;
6.3.3 Exercícios de compreensão do textos,
feitos em pares;
6.4 Pós-leitura (leitura crítica): perguntas para
serem respondidas em grupos, sobre o ponto de
vista dos alunos a fim de que eles se posicionem
quanto às ideias do texto.
no handout de atividades de aula, sobre as
estruturas gramaticais ensinadas a partir dos
cotextos em que elas aparecem nas legendas,
seguindo-se a abordagem FonF
(LONG;ROBINSON, 1998). Após as atividades
de pré-leitura e leitura, os alunos farão exercícios
de compreensão do texto (pós-leitura). Nas aulas
com atividades baseadas no gênero
jornalístico/noticioso, os procedimentos serão os
mesmos adotados para o GC. Mais
detalhadamente, segundo Moita Lopes (1998):
6.1 Pré-Leitura (Warm-up)
Discussão sobre o assunto que será abordado
no texto em inglês por meio de um texto em
português;
6.2 Leitura Superficial
6.2.1 Estratégias de leitura: explicação;
6.2.2 Leitura do texto em inglês;
6.2.3Exploração do léxico por meio de um
glossário e de um exercício, a ser feito
individualmente, de combinar duas colunas;
Instrução gramatical (estrutura e vocabulário)
com tarefas que propõem resolução de
problemas;
6.3 Leitura Profunda:
6.3.1 Estratégias de leitura:uso;
6.3.2 Releitura do texto em inglês;
6.3.3 Exercícios de compreensão do textos,
feitos em pares;
6.4 Pós-leitura (leitura crítica): perguntas para
serem respondidas em grupos, sobre o ponto de
vista dos alunos a fim de que eles se posicionem
quanto às ideias do texto.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através dos pré e pós-
testes, da participação nas atividades propostas
nas aulas e atividades propostas nas aulas
7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através dos pré e pós-
testes, da participação nas atividades propostas
nas aulas e atividades propostas nas aulas.
8. MATERIAL DIDÁTICO
Filmes legendados da série Cosby Show;
Handouts com exercícios e estratégias de
leitura com base nos filmes legendados Cosby
Show;
8. MATERIAL DIDÁTICO
Handouts com exercícios e estratégias de
leitura com base nos textos pertencentes ao
gênero jornalístico/noticioso.