196
escrever, até hoje, fica difícil. Então, às vezes você
pensa legal, mas na hora de escrever faltam algumas
coisas, era assim: um dia na fazenda, um dia de sol,
um dia na piscina, as férias. Ah, eu vou dar um título
e vocês vão fazer uma produção, vão fazer uma
história. E às vezes era a finalização de uma história,
eles davam a metade, davam o comecinho e você
tinha que terminar, nada diferente, que eu me
lembre.
E: E o que você entende por produção de texto? O
que seria um aluno que produz e um aluno que não
produz?
P: A produção de texto, no meu entender hoje, seria
o aluno que ou você dá um texto, ou um título ou
uma reescrita e que ele consiga por no papel, com
clareza, né, com coerência, aquilo que você está
propondo, então vamos fazer uma reescrita... e eu
consiga entender essa reescrita, usando ou não a
paragrafação, a pontuação, por que isso aí é a
estrutura né? Então, eu acho que produção de texto é
quando a criança coloca aquilo que você pediu, ou
aquilo que é desejado no papel e que você entenda
né?
E: E como deveria ser, quais elementos deveria
conter uma boa produção de texto?
P: É entender a mensagem da história, porque às
vezes a criança conta pra gente a história muito bem,
mas na hora de passar para a escrita, fica vago. Então
“a menina dançou com um vestido rosa”, e chega
para escrever e ela diminui completamente o que era
pra ser escrito. Como que tem que ser pra ser uma
boa produção, ver se ela sabe colocar o parágrafo, a
pontuação, ver se ela tem coerência e coesão, o
início, o meio e o fim, a forma que é um texto, se é
receita, se é em forma de parlenda, em forma de
poesia, aí vai depender do que a pessoa propõe.
E: E como você solicita uma produção de texto?
P: Aí é aquilo que eu acho que é. Porque eu fiz Letra
e Vida, né, então um pouquinho eu consegui captar,
então, se eu vou fazer uma reescrita, eu leio, não vou
dar pra eles lerem, porque eu quero que eles
escrevam, se for uma parlenda eu leio três vezes, se
for uma cantiga, eu procuro fazer de coisas que eles
já conhecem, se for uma reescrita, tem a cantiga que
Compreensão de produção textual.
Condições para a produção
textual, coerência e coesão.
Como são solicitadas as produções
textuais.