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homem, leva, em termos de valores, a uma nova visão do mundo pelo indivíduo.
Assim,
O conceito de Educação Tecnológica prende-se, evidentemente, aos
conceitos específicos de sua expressão, mas na sua interação e integração
diz respeito ou à formação do indivíduo para viver na era tecnológica, de
uma forma mais crítica e mais humana, ou à aquisição de conhecimentos
necessários à formação profissional (tanto uma formação geral como
específica), assim como às questões mais contextuais da tecnologia,
envolvendo tanto a invenção como a inovação tecnológica. (GRINSPUN,
2001, p. 57).
Desta forma, educar tecnologicamente é formar um indivíduo reflexivo e crítico, com
trânsito numa sociedade, hoje, com velocidade crescente de produção e uso de
técnica.
Grinspun (2001, p. 58),
[...] analisa que “alguns pontos são básicos no conceito que pretendemos
estruturar para educação tecnológica, quais sejam:
- A educação é a tônica do processo evolutivo da tecnologia;
- A formação do indivíduo deve estar voltada para as condições – termos de
acesso ao conhecimento e pesquisa – de sua inserção no campo da
tecnologia, propiciando-lhe meios e ferramentas para criar tecnologias;
- A interação ciência-tecnologia se faz presente em todo seu percurso, e
para isto o comprometimento é bem maior com o processo do que com o
produto/resultado final da tecnologia;
- A construção de uma educação que não separe a tecnologia de seu
cotidiano, esclarecendo e desvelando as implicações das novas relações
sociais, em especial a formação do trabalhador;
- Desperta no indivíduo o lado humanístico da tecnologia e, por outro lado,
instigá-lo à rede de conhecimentos e saberes que a tecnologia propicia. Não
podemos valorizar a técnica em detrimento do mundo subjetivo; para tudo
há lugar, em especial para se pensar e para aprender a aprender.
Se antes a tecnologia era de base empírica, da experimentação, do ensaio
acerto/erro, da conformação, hoje, ganha uma nova base estrutural científica da
geração do modelo para construção técnica do produto, via matematização dos
processos na sociedade da informação, com uso intensivo do computador.
A matemática é o sustentáculo lógico do processamento da informação, e o
pensamento matemático é também a base para as atuais aplicações da
tecnologia da informação. De fato, todas as aplicações de um computador
podem ser vistas como uma aplicação de um modelo matemático simples
ou complexo. (SKOVSMOSE, 2001, p. 77).