SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................................................ 8
1.1 OBJETIVO ................................................................................................................................... 9
1.2 QUESTÃO CENTRAL ................................................................................................................. 12
1.3 JUSTIFICATIVA E IMPORTÂNCIA ............................................................................................... 13
1.4 HIPÓTESE ................................................................................................................................. 14
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................................................ 16
2.1 MERCADO EFICIENTE E COMPORTAMENTO FINANCEIRO RACIONAL ........................................ 16
2.1.1 A Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) ................................................................................. 16
2.1.2 Contestação à HME....................................................................................................................... 19
2.2 FINANÇAS COMPORTAMENTAIS E A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES .............................................. 22
2.2.1 Kahneman e Tversky ...................................................................................................................... 23
2.2.2 Barberis e Thaler ........................................................................................................................... 27
2.2.3 Thaler e Sunstein ........................................................................................................................... 29
2.2.4 Ariely ............................................................................................................................................. 31
2.2.5 Taleb .............................................................................................................................................. 32
2.2.6 Brafman e Brafman ....................................................................................................................... 33
2.2.7 Disciplinas Relacionadas .............................................................................................................. 33
2.3 FINANÇAS COMPORTAMENTAIS E A EVOLUÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO NO BRASIL .......... 34
2.4 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES EM MARKETING ........................................................................... 38
3 METODOLOGIA ...................................................................................................................................... 40
3.1 TIPO DE ESTUDO ...................................................................................................................... 40
3.2 ESCOLHA DA AMOSTRA ........................................................................................................... 41
3.3 OS GRUPOS PESQUISADOS ....................................................................................................... 41
3.4 PREMISSAS PARA FORMULAÇÃO DO QUESTIONÁRIO ............................................................... 43
3.5 INTRODUÇÃO AO QUESTIONÁRIO ............................................................................................. 44
3.6 QUESTIONÁRIOS INTERNET ...................................................................................................... 46
3.7 INTERPRETAÇÃO DAS RESPOSTAS E POTENCIAL ESTATÍSTICO DOS QUESTIONÁRIOS ............... 49
3.8 LIMITAÇÕES DO TRABALHO ..................................................................................................... 51
4 RESULTADOS DA PESQUISA ............................................................................................................... 53
5 CONCLUSÃO ............................................................................................................................................ 73
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ............................................... 78
A. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................................... 78
B. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ........................................................................................................ 80
C. SITES INTERNET E IMPRENSA ........................................................................................................ 81
APÊNDICES ........................................................................................................................................................ 83
A. FORMULÁRIOS DE PESQUISA ......................................................................................................... 83
B. PERCENTUAL DE RESPOSTAS POR CATEGORIA ............................................................................... 85
C. COMENTÁRIOS DOS PARTICIPANTES .............................................................................................. 91
D. RELAÇÃO DE FIGURAS, GRÁFICOS E TABELAS ............................................................................. 100
E. QUADROS COM EXEMPLOS E CONSIDERAÇÕES DOS AUTORES SOBRE VIESES ............................... 102