talvez inconscientemente, a imitação. Assim surge o novo mito, que é primeiramente
assimilado pela massa e depois entendido como verdade: A importância de não
saber.
O não saber adquire importância na medida em que os ídolos, heróis e referenciais
se aproximam dele. O saber que me refiro é, obviamente, o saber curricular, o saber
que é transmitido pela escola e não o saber vivência de mundo. Logo, se o herói
imitado pelo adolescente não precisou do estudo para conseguir sua ascensão
financeira, o adolescente crê não precisar também. Eis o mito em si. Infelizmente, é
raro encontrarmos, nas escolas, alunos que estudem por prazer, por buscarem o
conhecimento e as verdades oferecidas na escola. A maioria estuda por obrigação,
por que seus pais determinam. De modo cíclico os pais estão presos aos velhos
heróis, que estudaram para ganhar dinheiro, e entendem que para que os filhos
tenham dinheiro também ( ou seja, o estudo se torna um meio para o fim capital)
devem estudar. Mas os filhos possuem outros heróis para espelharem-se.
Rito.
Entendendo que o rito é o que possibilita vivência do mito e sua permanência no
campo social, como por exemplo os rituais religiosos que através de suas cerimônias
–ritos, ensinam e fundamentam suas crenças e deuses-mito, na consciência-
inconsciência?, das pessoas que estão envolvidas, analisemos, agora, qual a
relação entre o rito e o desinteresse dos alunos.
Antes, é importante entender que está não é uma analise simplista que tem com
objetivo determinar o motivo único do desinteresse pela escola entre os alunos.
Tenho plena consciência de que outros fatores, talvez até mais relevantes,
determinam e culminam nesse desinteresse. O que busco é a analise e
compreensão de um desses fatores. Como uma parcela que foi, por questões
didáticas, isolada das outras para o estudo. O desinteresse apresentado por alguns
alunos, a falta de empenho na realização dos trabalhos, e a falta da vontade de
estudar na verdade fazem parte de uma cerimônia, de um ritual que vivenciado
diariamente e internalizado faz a manutenção do Mito da Importância do Não Saber.
Aplicada então a teoria do Mito e Rito na rotina escolar, faz-se necessário a busca
de uma solução. Não, exatamente, com o pensamento de que a escola mudará a