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levava o mesmo nome do padroeiro, passou a ser chamado de Rio Grande de São Pedro, devido a sua
grande dimensão (SOUZA & SOUZA, disponível em www.mikrus.com.br).
A peça O rio de São Pedro divide-se em três seções. A primeira seção, Baile na Sanga Funda, é
dividida em três sub-seções: Florêncio e China Rita, de caráter alegre e dançante, tratando-se de um
baile, onde os eventos musicais são norteados por personagens-guia e onde os elementos dos
gêneros gauchescos mais notadamente dançantes, como a vaneira, a rancheira, o chote, a
chamarra e o chamamé, são privilegiados, bem como o enfoque melódico; Duelo com Estácio
Valente, de caráter mais tenso e gestual, pois se trata do duelo, durante o baile, entre dois
personagens pelo amor da outra personagem, tendo os gestos papel importante na orientação do
duelo; e De volta pras casa, de caráter melancólico, lento e melódico, que espelha a despedida do
casal, que após o baile volta para as suas casas. Já a segunda seção, A cor rubra, é de caráter
sombrio, tenso e triste e espelha o lado obscuro da história gaúcha no tocante à ligação do estado
com sucessivos conflitos armados e guerras, onde a cor rubra simboliza o sangue derramado em
nome das guerras, e onde o elemento ritmo, característico e representativo dos gêneros
gauchescos, é a tônica do desenrolar composicional. Esta seção divide-se também em três sub-
seções: Memória de um farrapo, onde gestos são configurados, reconfigurados e sobrepostos, a fim
dramatizar a característica fugidia da memória, quando muitas vezes fatos ou eventos vêm à tona
ou escapam, simultaneamente ou não; Guerra do Paraguay, que reflete o conflito em que o Rio
Grande do Sul teve importante participação, sendo que cada país envolvido é representado por
um gênero característico; e O vento morno da morte, sub-seção baseada no personagem vento, que
após uma batalha, espalha os horrores da guerra. E, por fim, a terceira seção, O campo e a chuva,
que é de caráter devoto, contemplativo, sóbrio, esperançoso e bucólico, onde os elementos
gauchescos tecem-se a formar um todo, enquanto o gaúcho observa, introspecto, a chuva cair no
campo. Divide-se em duas sub-seções: Amanhecer na pampa, lenta, com enfoque harmônico, que
aos poucos ganha força e movimento, dando início ao dia; e Mateando solito, também lenta, onde
um gaúcho, inicialmente sisudo e triste, aos poucos, ao contemplar a natureza que se exibe, o
campo, a chuva e o amanhecer, se enche de esperança.
O motivo pelo qual a peça assim foi dividida deve-se ao desejo de contar com três seções
bem distintas musicalmente, a fim de abarcar o maior número de possibilidades composicionais,
e também tematicamente, pois compreende as temáticas do baile, da guerra e do campo, três
elementos fortemente presentes na cultura gaúcha.
O baile é uma temática gaúcha bastante característica, dada sua origem rural e sua
influência na música gauchesca. Freqüentemente os gêneros musicais gauchescos são chamados