CAP´ıTULO 3. METODOLOGIA E INFRA-ESTRUTURA DE AVALIAC¸
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3.4.2 Transparˆencia de Acesso
A transparˆencia de acesso refere-se a aspectos tais como protocolo de comunica¸c˜ao
de dados e formato de representa¸c˜ao de dados trocados entre diferentes componentes de
software atrav´es de uma rede de computadores. Os seguintes protocolos podem ser usados
para servi¸cos Web geoespaciais: HTTP sem SOAP [ Whi05], HTTP com SOAP [Son04],
SMTP [CPD06], UDP [Per03]. Os formatos de representa¸c˜ao de dados s˜ao baseados em
XML, sendo que normalmente s˜ao usados documentos GML [Whi05].
Os requisitos n˜ao funcionais (RNF) considerados foram economia de comunica¸c˜ao, eco-
nomia de espa¸co, economia de processamento, facilidade de implementa¸c˜ao, flexibilidade
de endere¸camento, flexibilidade de escolha de protocolo de comunica¸c˜ao entre o cliente e o
servi¸co, independˆencia de provedor, independˆencia de rede e velocidade de acesso, os quais
s˜ao apresentados na tabela 3.1 juntamente com as t´ecnicas de satisfa¸c˜ao implementadas.
Na tabela, os s´ımbolos + e − indicam impactos positivos e negativos, respectivamente,
das t´ecnicas de satisfa¸c˜ao (colunas) sobre os RNF (linhas).
Em I1(ver figura 3.3), o servi¸co que faz a intermedia¸c˜ao entre servi¸cos primitivos e
o cliente foi chamado de servi¸co composto, constru´ıdo por um provedor ou integrador de
servi¸cos, enquanto que cada servi¸co da segunda camada, do OGC, foi chamado servi¸co
primitivo. Na I2 (ver figura 3.4), s´o h´a servi¸cos primitivos em conformidade com o OGC.
HTTP com GET O processo de invoca¸c˜ao atrav´es do m´etodo GET do protocolo
HTTP (sem SOAP), foi implementado assim como especificado pelo OGC para todos os
servi¸cos geoespaciais avaliados, com resposta em XML e GML [Whi05]. Ao RNF economia
de comunica¸c˜ao, o protocolo HTTP com m´etodo GET oferece comunica¸c˜ao orientada a
conex˜ao, sem suporte a assincronicidade. Desse modo, quando o tempo necess´ario para
resposta dos servi¸cos primitivos para o cliente (em I2) foi aumentado, foi implementado um
comportamento ass´ıncrono de invocar, aguardar, perguntar por prontid˜ao e obter resposta
quando pronto. No entanto, como a atividade de perguntar por prontid˜ao inicia-se pelo
cliente, se perce beu um n´umero de invoca¸c˜oes intermedi´arias maior que 1, o que ´e negativo.
Em I1, esse mesmo comportamento foi implementado entre o cliente e o integrador (servi¸co
composto), quando obteve-se o mesmo resultado. A comunica¸c˜ao entre o servi¸co composto
e os servi¸cos primitivos em I1 n˜ao foi avaliada por n˜ao afetar o cliente com rela¸c˜ao a este
RNF.
Quando confrontado com o RNF facilidade de implementa¸c˜ao, o uso de HTTP com
GET exigiu codifica¸c˜ao adicional nos clientes tanto no modelo I1 quanto I2, uma vez que
a codifica¸c˜ao e as restri¸c˜oes de tipo dos parˆametros passados na URI do servi¸co devem
ser convertidos e verificados pelo cliente, al´em de essas propriedades serem definidas pelo